Questões de Sintaxe (Linguística)

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O estudo de frase/oração e de seus constituintes só é relevante se estiver inteiramente:

  • A contextualizado em práticas comuns aos alunos.
  • B proposto como atividade metalinguística em práticas sociais.
  • C voltado aos sistemas linguísticos.
  • D focado nas necessidades postas no planejamento para transformar o aluno em suas habilidades e atitudes.
  • E a favor da atenção ao enunciado e às finalidades sociointeracionais dele.

Sintaxe
É a parte da Gramática que estuda a palavra, não em si, mas em relação às outras, que, com ela, se unem para exprimir o pensamento. É o capítulo mais importante da Gramática, porque, ao disciplinar as relações entre as palavras, contribui de modo fundamental para a clareza da exposição e para a ordenação do pensamento.
A partir desta informação, marque a alternativa que destaque a importância do estudo da sintaxe.

  • A É condição necessária, porém, podendo ser substituída por outros critérios para a boa redação.
  • B Não é uma condição que se aplica para a boa redação.
  • C É condição indiferente para a boa redação.
  • D É condição necessária para a boa redação.
  • E É condição desnecessária para a boa redação.

Boa parte do material didático concernente ao ensino do funcionamento da língua portuguesa não coordena o estudo da morfologia com o da sintaxe; no entanto, a partir da dicotomia saussuriana entre as relações sintagmáticas e as paradigmáticas, é correto asseverar que:

  • A caberia ao professor explicitar que a morfologia e a sintaxe fazem parte do estudo da língua.
  • B a compreensão da morfossintaxe pelo discente se daria apenas por meio das relações paradigmáticas.
  • C as categorias gramaticais, no eixo sintagmático, determinariam a relação paradigmática entre os termos.
  • D seria mais producente mostrar ao aluno quais classes gramaticais poderiam exercer certa função sintática.

Sobre classes e funções das palavras, assinale a alternativa correta.

  • A As funções se definem no contexto em que ocorrem, mas as classes se definem fora de contexto.
  • B A função se define a partir de sua inserção em determinado entorno situacional.
  • C A classe se define a partir do potencial expressivo das palavras que a formam.
  • D A classe é o conjunto de formas com o mesmo potencial flexional.

Em relação à sintaxe da língua portuguesa, afirmar que a estrutura da sentença não é linear, mas hierárquica, implica reconhecer que

  • A há uma ordem fixa para a ordenação dos itens lexicais nas sentenças.
  • B uma sentença se constitui pela justaposição de itens lexicais autônomos.
  • C a posição dos itens lexicais nas sentenças é definida por critérios morfológicos.
  • D os itens lexicais articulam-se em constituintes oracionais intermediários na estrutura global da sentença.