Questões de Sintaxe (Linguística)

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Leia a primeira estrofe de um poema de alusões linguísticas.

Quando um rio corta, corta-se de vez o discurso-rio de água que ele fazia; cortado, a água se quebra em pedaços, em poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale a uma palavra em situação dicionária: isolada, estanque no poço dela mesma, e porque assim estanque, estancada; e mais: porque assim estancada, muda, e muda porque com nenhuma comunica, porque cortou-se a _____ desse rio, o fio de água que por ele discorria.


MELO NETO, João Cabral de. Antologia Poética. 7ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1989.

Consoante o significado da estrofe, o vocábulo que preenche corretamente o penúltimo verso, é

  • A sintaxe.
  • B morfologia.
  • C semântica.
  • D fonética.
  • E estilística.

O estudo de frase/oração e de seus constituintes só é relevante se estiver inteiramente:

  • A contextualizado em práticas comuns aos alunos.
  • B proposto como atividade metalinguística em práticas sociais.
  • C voltado aos sistemas linguísticos.
  • D focado nas necessidades postas no planejamento para transformar o aluno em suas habilidades e atitudes.
  • E a favor da atenção ao enunciado e às finalidades sociointeracionais dele.

Sintaxe
É a parte da Gramática que estuda a palavra, não em si, mas em relação às outras, que, com ela, se unem para exprimir o pensamento. É o capítulo mais importante da Gramática, porque, ao disciplinar as relações entre as palavras, contribui de modo fundamental para a clareza da exposição e para a ordenação do pensamento.
A partir desta informação, marque a alternativa que destaque a importância do estudo da sintaxe.

  • A É condição necessária, porém, podendo ser substituída por outros critérios para a boa redação.
  • B Não é uma condição que se aplica para a boa redação.
  • C É condição indiferente para a boa redação.
  • D É condição necessária para a boa redação.
  • E É condição desnecessária para a boa redação.

Boa parte do material didático concernente ao ensino do funcionamento da língua portuguesa não coordena o estudo da morfologia com o da sintaxe; no entanto, a partir da dicotomia saussuriana entre as relações sintagmáticas e as paradigmáticas, é correto asseverar que:

  • A caberia ao professor explicitar que a morfologia e a sintaxe fazem parte do estudo da língua.
  • B a compreensão da morfossintaxe pelo discente se daria apenas por meio das relações paradigmáticas.
  • C as categorias gramaticais, no eixo sintagmático, determinariam a relação paradigmática entre os termos.
  • D seria mais producente mostrar ao aluno quais classes gramaticais poderiam exercer certa função sintática.