Questões de Sisp – Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Administração Pública)

Limpar Busca

O Decreto no 7579/2011 dispõe sobre o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação - SISP, do Poder Executivo federal.
O SISP tem por finalidade

  • A assegurar ao governo federal suporte de informação adequado, dinâmico, confiável e eficaz.
  • B inibir adaptações dos mecanismos de gestão dos recursos de tecnologia da informação da administração pública federal.
  • C promover a formação e o treinamento do corpo discente de escolas federais na área de tecnologia da informação.
  • D estimular o uso indistinto de recursos federais visando à vanguarda tecnológica e a disseminação de informações.
  • E estorvar aos interessados a obtenção das informações disponíveis, resguardados os aspectos de integridade.

A Resolução CNJ 182/13 dispõe sobre diretrizes para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Relacione corretamente os instrumentos a seguir com sua descrição:
Coluna 1: Instrumentos 1- Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) 2- Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 3- Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)
Coluna 2: Descrições ( ) Instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de pessoas, de processos e de Tecnologia da Informação e Comunicação, que visa a atender as necessidades de tecnologia de informação e de comunicação de um órgão em um período determinado ( ) Instrumento que declara as iniciativas estratégicas da Área de Tecnologia da Informação e Comunicação que deverão ser executadas em um período determinado, em harmonia com os objetivos estratégicos do órgão ( ) Instrumento que define os objetivos, as estratégias e os indicadores de desempenho a serem alcançados pelo órgão em um período determinado
Assinale a alternativa que indique a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 – 2 – 3
  • B 2 – 3 – 1
  • C 2 – 1 – 3
  • D 3 – 1 – 2
  • E 3 – 2 – 1

Quanto à tecnologia da informação (TI) na administração pública, julgue o item subsecutivo. 
O Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) foi instituído com o objetivo de organizar a operação, o controle, a supervisão e a coordenação dos recursos de informação e informática da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.  

  • Certo
  • Errado

A Lei Federal nº 13.709/2018 dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Nos termos desta lei, é correto afirmar que:

  • A O tratamento de dados pessoais poderá ser realizado sem o fornecimento de consentimento pelo titular, em qualquer caso.
  • B Dado pessoal sensível é relativo à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
  • C Esta lei se aplica ao tratamento de dados pessoais realizado para fins exclusivos de segurança pública e defesa nacional.
  • D Os dados pessoais serão armazenados somente por meio eletrônico, seguro e idôneo para esse fim.
  • E Dado anonimizado é relativo a titular que possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.

A iniciativa “Implementar recursos para criação de uma rede blockchain do Governo Federal interoperável, com uso de identificação confiável e de algoritmos seguros”, que faz parte da estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2023, está vinculada ao objetivo de

  • A acesso digital único aos serviços públicos.
  • B oferta de serviços públicos digitais.
  • C serviços preditivos e personalizados ao cidadão.
  • D serviços públicos do futuro e tecnologias emergentes.