Questões de Sistema de Lubrificação (Mecânica de Autos)

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No motor do automóvel, a estrutura metálica em forma de bandeja que têm entre suas funções a tarefa de armazenar o óleo lubrificante é denominada:

  • A Bolsa.
  • B Doma.
  • C Cilindro.
  • D Vela.
  • E Cárter.

No motor do automóvel, a estrutura metálica em forma de bandeja que têm entre suas funções a tarefa de armazenar o óleo lubrificante é denominada:

  • A Bolsa.
  • B Doma.
  • C Cilindro.
  • D Vela.
  • E Cárter.
Assinale a alternativa incorreta sobre sistema de lubrificação de motores de combustão interna. 
  • A O sistema de lubrificação tem como função distribuir o óleo lubrificante entre as partes móveis do motor para diminuir o desgaste, o ruído e auxiliar no arrefecimento do motor
  • B Nos motores de quatro tempos o óleo lubrificante é armazenado no tanque junto com o combustível
  • C Nos motores de quatro tempos o óleo lubrificantes é armazenado no cárter e o fluxo de óleo é feito sob pressão através de galerias existentes no motor
  • D Nos motores de dois tempos do ciclo Otto o óleo lubrificante fica misturado com o combustível no tanque
  • E O óleo lubrificante também tem função de vedação entre os anéis do pistão e a parede do cilindro

Sobre o óleo lubrificante SAE 5W30, assinale a alternativa correta.

  • A O óleo lubrificante SAE 5W30 é multiviscoso, com característica semelhantes às de um óleo SAE 5 a frio e às de um SAE 30 a quente.
  • B O óleo lubrificante SAE 5W30 é monoviscoso, com viscosidade média entre um óleo SAE 5 e outro SAE 30.
  • C O óleo lubrificante SAE 5W30 é indicado para motores que exigem maior potência, com viscosidade média de 30 Cst.
  • D O óleo lubrificante SAE 5W30 é multiviscoso em baixas temperaturas e monoviscoso em altas temperaturas, com propriedades para reduzir o desgaste do motor.

A respeito dos tipos e das características da lubrificação limítrofe, é correto afirmar que

  • A a classificação de tipo 2 é a de alta pressão.
  • B a classificação de tipo 4 é de baixa pressão e baixa temperatura.
  • C o coeficiente de atrito na lubrificação limítrofe é maior que na lubrificação hidrodinâmica.
  • D a maior oleosidade deve-se normalmente à existência de moléculas apolares, que têm afinidade com o metal da superfície a ser lubrificada.
  • E a classificação de tipo 1 é de elevada temperatura e alta pressão.