Questões de Sistemas Aviônicos (Engenharia Aeronáutica)

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Sobre o sistema FADEC de motores turbina a gás, é possível afirmar que:

  • A Controla toda a operação do motor, recebendo como únicas entradas da cabine o comando da potência do motor, ou da condição de operação do motor, e o controle de razão de mistura.
  • B É um sistema eletrônico de controle do motor que, em caso de falha, aciona um backup hidromecânico.
  • C O computador central de operação possui dois canais que controlam o motor de forma independente e podem se alternar no comando do motor sempre que um estiver mais apto para tal, através da lógica de cross-talk.
  • D O componente principal do FADEC é o EEC, que é uma unidade computacional composta por dois computadores, montados na mesma placa, que podem se conversar e monitorar suas ações.

Qual método de ensaio não destrutivo (NDT) requer pouca ou nenhuma preparação da peça, é usado para detectar defeitos na superfície ou próximos à superfície na maioria dos metais e pode ser usado para separar metais ou ligas e suas condições de tratamento térmico?

  • A Inspeção por líquido penetrante.
  • B Inspeção ultrassônica.
  • C Inspeção por partícula magnética.
  • D Inspeção por corrente parasita.

As inspeções são exames, visuais e manuais, que podem ser empregados para determinar a condição da estrutura de um avião. Na indústria mecânica, em particular na aeronáutica, é muito comum a necessidade de inspecionar máquinas e peças durante o período de vida útil. Técnicas especiais de inspeção envolvendo raios X, ultrassom ou inspeção por partículas magnéticas são conhecidas como ensaios não destrutivos. Esses ensaios podem ser adotados para análise de possíveis descontinuidades ou outros defeitos que possam comprometer a integridade de uma estrutura de aeronave.

Em relação aos ensaios não destrutivos, pode-se afirmar que:

  • A Requerem a confecção de uma amostra normalizada para a execução do teste.
  • B Auxiliam a manutenção preventiva, permitindo repetições de ensaio em uma ou em várias unidades, durante um período de tempo.
  • C O ensaio por raios X é vantajoso, pois não sofre influência da espessura para determinação da voltagem do equipamento de teste.
  • D As ligas ferrosas (aços e ferros fundidos) e as ligas de titânio são os principais materiais metálicos ensaiados por partículas magnéticas.

A curvatura mais acentuada que pode ser feita em uma peça de metal sem enfraquecer criticamente a peça é chamada de:

  • A Margem de dobra.
  • B Raio mínimo de dobra.
  • C Raio máximo de dobra.
  • D Linha neutra.

Escolha a alternativa correta de modo que a sentença abaixo seja corretamente finalizada.

O teste de compressão dos cilindros, em motores a pistão aeronáuticos (ciclo Otto), determina se válvulas, anéis de pistão, pistões e cilindros estão com a vedação adequada. Se a fuga de pressão é excessiva, o cilindro não desenvolverá a potência requerida. A realização do teste de compressão deve ser feita tão logo o motor tenha sido desligado de forma que anéis, pistões e cilindros ainda estejam lubrificados. Contudo,______

  • A não é necessário funcionar o motor antes de realizar verificações de compressão durante a montagem de um motor novo, ou quando cilindros individuais são substituídos. Nesses casos, antes de fazer o teste de compressão, borrife uma pequena quantidade de óleo lubrificante no interior do(s) cilindro(s) e gire o motor várias vezes para distribuir o lubrificante e auxiliar na vedação entre pistão, anéis e cilindro.
  • B não é necessário funcionar o motor antes de realizar verificações de compressão durante a montagem de um motor novo, ou quando cilindros individuais são substituídos. Nesses casos, após fazer o teste de compressão, borrife uma pequena quantidade de óleo lubrificante no interior do(s) cilindro(s) e gire o motor várias vezes para distribuir o lubrificante e auxiliar na vedação entre pistão, anéis e cilindro.
  • C é sempre necessário funcionar o motor antes de realizar verificações de compressão durante a montagem de um motor novo, ou quando cilindros individuais são substituídos. Nesses casos, antes de fazer o teste de compressão, borrife uma pequena quantidade de óleo lubrificante no interior do(s) cilindro(s) e gire o motor várias vezes para distribuir o lubrificante e auxiliar na vedação entre pistão, anéis e cilindro.
  • D é sempre necessário funcionar o motor antes de realizar verificações de compressão durante a montagem de um motor novo, ou quando cilindros individuais são substituídos. Nesses casos, após fazer o teste de compressão, borrife uma pequena quantidade de óleo lubrificante no interior do(s) cilindro(s) e gire o motor várias vezes para distribuir o lubrificante e auxiliar na vedação entre pistão, anéis e cilindro.