Questões de Sistemas de Transporte (Engenharia Civil)

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Para a nomenclatura das rodovias federais, o Brasil, vem adotando o critério de localização geográfica para a designação das rodovias federais. O nome das rodovias é sempre BR-XXX, com três algarismos. O primeiro número significa a categoria da rodovia, e os outros dois definem a posição da rodovia, a partir da orientação geral, relativamente à Capital Federal e aos limites do País (Norte, Sul, Leste e Oeste). As vias poderão ser: 

1. Radiais –começam na capital federal, Brasília e seguem para os extremos do país.
2. Longitudinais–cortam o Brasil de Norte a Sul e sempre recebem, como primeiro algarismo, o número UM.
3. Perimetrais –em qualquer direção, ligam pontos importantes de duas ou mais rodovias.
4. Ligação –passam por dentro de áreas urbanas ou rurais.
5. Transversais – cortam o país de Leste para Oeste.
6. Diagonais – seguem nos sentidos Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste.


Estão INCORRETAS

  • A 1 e 2.
  • B 3 e 4.
  • C 1 e 4.
  • D 5 e 6.
  • E 2 e 6.

Os espaços públicos, a habitação, os equipamentos sociais e os setores produtivos da economia dependem do traçado da cidade para se integrarem e se desenvolverem. (RODRIGUES, 2011).

Acerca do sistema viário do Município de Olinda, analise as afirmativas abaixo:
I. O sistema viário do Município de Olinda é composto por vias arteriais, vias coletoras, vias locais, ciclovias e ciclofaixas.

II. A ciclovia é uma área com sinalização específica destinada também ao tráfego exclusivo de bicicletas, de modo a evitar conflitos com os fluxos de veículos automotores e pedestres, mas sem elementos físicos separadores.

III. Os projetos dos traçados viários devem ser acompanhados de projetos de macro e micro drenagem.

IV. A via coletora é aquela caracterizada por interseções em nível, não semaforizada, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

V. Os terminais de integração rodoviária do Município de Olinda devem obedecer às seguintes diretrizes: dispor de área suficiente para garantir o acesso e a integração do transporte coletivo em suas diversas modalidades; dispor de instalações para estacionamento e guarda de bicicletas; e, dispor de instalações apropriadas para pessoas com deficiência.

Estão CORRETAS apenas:

  • A I e III.
  • B II, III e V.
  • C I, III e V.
  • D III, IV e V.
  • E I e V.

Em relação a obras de defesa contra inundação e a obras portuárias, julgue o item que se segue. 


O pórtico do tipo aranha (straddle carrier) é o equipamento mais apropriado para o embarque ou desembarque de contêineres em navios. 

  • Certo
  • Errado

Acerca da administração de ativos ferroviários, julgue o item seguinte.


A administração de ativos ferroviários é voltada à organização, ao controle, à manutenção e ao emprego correto desses ativos, bem como à mitigação de riscos e à devida comprovação da posse e do uso legal desses recursos pelas empresas ferroviárias. 

  • Certo
  • Errado

A passagem dos trens por uma linha férrea pode provocar deformações que comprometem a qualidade da via, gerando risco de ocorrência de acidentes.

Um tipo de deformação é o desalinhamento, que pode ser combatido por meio da retenção lateral dos dormentes, que é feita

  • A pelas talas de junção.
  • B pelo ombro do lastro.
  • C pelos Retensores.
  • D pelas placas de apoio.
  • E pelos pregos de linha.