Questões de Sistemas de Transporte (Engenharia Civil)

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Acerca da administração de ativos ferroviários, julgue o item seguinte.


A administração de ativos ferroviários é voltada à organização, ao controle, à manutenção e ao emprego correto desses ativos, bem como à mitigação de riscos e à devida comprovação da posse e do uso legal desses recursos pelas empresas ferroviárias. 

  • Certo
  • Errado

A passagem dos trens por uma linha férrea pode provocar deformações que comprometem a qualidade da via, gerando risco de ocorrência de acidentes.

Um tipo de deformação é o desalinhamento, que pode ser combatido por meio da retenção lateral dos dormentes, que é feita

  • A pelas talas de junção.
  • B pelo ombro do lastro.
  • C pelos Retensores.
  • D pelas placas de apoio.
  • E pelos pregos de linha.

Assinale a alternativa mais indicada com relação ao rolo compactador.

  • A É uma excelente opção para transporte de cargas em grande volume com entulho e terra.
  • B É uma máquina utilizada em serviços de terraplanagem, na compactação de solo, cascalho, concreto, asfalto e na manutenção de estradas e fundações.
  • C É usado na abertura e conservação de estradas, trabalhos de desbravamento, empilhamento, reaterro sanitário, limpeza final, mineração e agricultura.
  • D Normalmente projetado para arrastar vários tipos de alfaias ou implementos de uso específico, é uma excelente opção para colher os melhores resultados na agricultura.
  • E É utilizado para a movimentação de materiais diversos, nivelamento de solo, terraplanagem e desagregação de terra.

No planejamento de uma rede viária de uso público, é cada vez mais pensada a integração de diferentes modais. Assim, o uso de bicicletas como meio de transporte tem crescido em importância. Considerando os diferentes tipos de vias para bicicletas, quais são as caracterizadas por utilizarem uma parte da pista de rolamento para circulação exclusiva de bicicletas, podendo ser uni ou bidirecionais, delimitada por pintura na superfície do pavimento e sinalização adequada para o tráfego misto de bicicletas com veículos motorizados, sendo possível delimitar por marcadores do tipo tachinhas ou tachões?

  • A Ciclovias.
  • B Ciclofaixas.
  • C Ciclorrotas.
  • D Pistas compartilhadas.
Após uma pesquisa origem-destino feita pela sua equipe, é necessário determinar o tráfego futuro para saber se serão necessárias mudanças nos sistemas de transportes existentes da região para esse tráfego futuro. As formulações dos modelos de projeção dividem-se normalmente em quatro aspectos principais: Geração de Viagens, Distribuição de Viagens, Divisão Modal de Viagens, Alocação do Tráfego Futuro na rede viária. Em relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
  • A O Método de Detroit é usado como um modelo da etapa de Distribuição de Viagens. 
  • B O Método de Fratar é usado como um modelo da etapa de Distribuição de Viagens. 
  • C O Modelo Logit é usado como um modelo da etapa de Divisão Modal de Viagens.
  • D O Modelo Gravitacional é usado como um modelo da etapa de Geração de Viagens. 
  • E O Modelo “Tudo ou Nada” é usado como um modelo da etapa de Alocação do Tráfego Futuro na Rede Viária.