Quando se aborda, de forma generalizada, os processos de socialização a que os indivíduos estão sujeitos, percebe-se que, invariavelmente, estão divididos em dois momentos mais ou menos definidos: a socialização primária, que ocorre no interior da unidade familiar ou grupal reduzida e a socialização secundária, no contexto da vida social, particularmente nos processos educativos ou formadores, institucionalmente estabelecidos. Pierre Bourdieu desenvolve, em meados do século XX (Escritos da Educação, 2007), um profundo estudo sobre os reflexos da origem social nos resultados desta socialização, principalmente no ambiente escolar. Assinale a alternativa que melhor defina a relação entre classe social de origem e oportunidades de ascensão social, segundo os parâmetros definidos por Bourdieu.
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A É correto afirmar que a busca por ascensão social das famílias com renda mais baixa impulsiona, proporcionalmente à renda, um maior investimento educativo na formação dos filhos
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B Com vistas à manutenção dos privilégios de classe, a burguesia investe, proporcionalmente às suas rendas, na formação institucional de seus filhos, mais do que as demais classes sociais
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C Para as classes médias, a ascensão social está vinculada a uma compreensão moral da sua realização, além da garantia da manutenção de seus padrões de consumo. Assim, proporcionalmente à renda total, é o estrato social que mais investe recursos na educação institucional de seus filhos
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D A preocupação com o “devenir” e com a sustentação econômica e social dos filhos é comum a todos as classes sociais e faz com que, de modo geral, todos empenhem uma parcela significativa de recursos próprios na formação educacional da prole. O que se evita, neste aspecto, é que o Estado assuma um papel preponderante neste processo