Questões de Soletração Manual ou Datilologia (Libras)

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A datilologia é um recurso linguístico da Libras utilizado quando se deseja designar nomes próprios que não possuem sinais específicos. Quando se transpõe esse recurso para Língua Portuguesa escrita, segue-se a seguinte regra:

  • A el@.
  • B a-p-r-o-v-a-ç-ã-o.
  • C M-O-N-T-E-I-R-O.
  • D CASA^ESTUDAR.

As expressões faciais fazem parte da comunicação humana. Por meio delas, podemos demonstrar sentimentos, emoções e intenções para o outro que estamos interagindo. No caso das línguas de sinais, as expressões faciais têm uma participação fundamental e devem ser bem compreendidas em um diálogo estabelecido entre surdo e ouvinte. Assim, referente aos tópicos de Linguística Aplicada à Língua de Sinais, pode-se afirmar que as expressões faciais gramaticas, a nível morfológico:

  • A Têm função adjetiva, pois podem ser incorporadas ao substantivo independente da produção de um adjetivo. Neste caso, os adjetivos estão associados ao grau de intensidade.
  • B Não têm função adjetiva, pois não são incorporadas ao substantivo.
  • C As marcações não-manuais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas, afirmativas, condicionais e relativas.
  • D São os movimentos de cabeça (tanto afirmativo quanto negativo), a direção do olhar, a elevação das sobrancelhas, a elevação ou o abaixamento da cabeça, o franzir da testa, além de movimentos com os lábios para indicar negação, para diferenciar os tipos de interrogativas.
  • E As expressões faciais negativas têm uma distribuição ampla. Elas podem acompanhar a sentença toda e podem se limitar ao marcador de negação.

A Libras tem sua estrutura gramatical própria, ela é organizada a partir de alguns parâmetros que formam os diferentes níveis linguísticos, dentre eles, o uso do espaço, o qual abrange desde o topo da cabeça até a cintura do sinalizador, sendo alguns mais específicos, tais como a ponta do nariz e outros mais abrangentes, como a frente do tórax e abdômen. O parâmetro descrito acima é de

  • A movimento da mão.
  • B ponto de articulação.
  • C orientação da palma da mão.
  • D configuração da palma da mão.

João e Sônia são os únicos alunos surdos do 6º ano do Ensino Fundamental, matriculados em uma turma de alunos ouvintes no Ensino Regular.

Em uma roda de conversa os dois se destacaram dos demais alunos, mas alguns colegas ouvintes se interessaram em conversar com eles, mesmo não sabendo a Língua de Sinais.

Os colegas ouvintes, ao perceberem a dificuldade de compreender os sinais que os colegas surdos utilizavam, começaram a usar a datilologia para tentar a comunicação. Eles apresentaram a seguinte soletração:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: Ler e Aprender- Alfabeto-Libras


Assinale a opção que apresenta a palavra expressada pelos colegas ouvintes, por meio do alfabeto manual.

  • A C - O - N - Q - U - I - S - T - A
  • B C - O - N - S - E - G - U - I - R
  • C C - O - M - P - L - E - T - O
  • D C - Ê - N - T - U - P - L - A
  • E C - O - R - A - Ç - Ã - O
“Ele usa muitos gestos e expressões que nos ajudam a entender e assimilar cada sinal. No começo foi muito desafiador, pois ele não fala nada, mas aos poucos fomos nos acostumando. Sem contar que ele é muito engraçado e a aula fica leve e divertida”, afirmou a estudante de hotelaria Célia Keiko, 34 anos, (...)”
BORGES, Fernanda. Professor surdo administra aulas de Libras para alunos ouvintes em Goiás. G1 de Goiás..2014.
Assinale a opção que apresenta a ação que o aprendiz ouvinte deve ter para evitar a oralização, quando ainda não tem o domínio da LIBRAS.
  • A Comunica que o erro sempre está presente, mas que o contexto ajuda a perceber a intenção comunicativa.
  • B Utiliza a comunicação por meio da datilologia, da escrita ou da utilização de expressões faciais e/ou corporais a partir do contexto.
  • C Fixa o olhar na face do emissor da mensagem, pois é falta de educação desviar o olhar.
  • D Ao aprender uma segunda língua pode ter o suporte da primeira para compreender e comparar as gramáticas.
  • E Busca um convívio com os surdos para desenvolver a língua oral e visual e ter um melhor desempenho linguístico.