“Ele usa muitos gestos e expressões que nos ajudam a entender e assimilar cada sinal. No começo foi muito desafiador, pois ele não fala nada, mas aos poucos fomos nos acostumando. Sem contar que ele é muito engraçado e a aula fica leve e divertida”, afirmou a estudante de hotelaria Célia Keiko, 34 anos, (...)”
BORGES, Fernanda. Professor surdo administra aulas de Libras para alunos ouvintes em Goiás. G1 de Goiás..2014.
Assinale a opção que apresenta a ação que o aprendiz ouvinte deve ter para evitar a oralização, quando ainda não tem o domínio da LIBRAS.
-
A Comunica que o erro sempre está presente, mas que o contexto ajuda a perceber a intenção comunicativa.
-
B Utiliza a comunicação por meio da datilologia, da escrita ou da utilização de expressões faciais e/ou corporais a partir do contexto.
-
C Fixa o olhar na face do emissor da mensagem, pois é falta de educação desviar o olhar.
-
D Ao aprender uma segunda língua pode ter o suporte da primeira para compreender e comparar as gramáticas.
-
E Busca um convívio com os surdos para desenvolver a língua oral e visual e ter um melhor desempenho linguístico.