Considere o texto a seguir.
Ludmilla dá o sangue
A cantora Ludmilla prometeu dar um ingresso de seu show “Numanice” para cada pessoa que doasse sangue entre os dias 5 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Como resultado, recordes de doações foram batidos. Ao ver os números, eu pensei que este seria um belíssimo caso em que a economia comportamental pode explicar o fenômeno. Ela é uma disciplina que surge da incorporação, pela economia, de desenvolvimentos teóricos e descobertas empíricas no campo da psicologia, da neurociência e de outras ciência sociais.
SANTANA, Irapuã. Ludmilla dá o sangue. O Globo, Rio de Janeiro, ano XCVIII, n. 32.851, 17 jul. 2023. Opinião, p. 3. Adaptado.
Para o autor do texto, o sucesso da campanha da cantora Ludmilla explica-se pela tomada de decisão intuitiva que pode ser caracterizada como um
-
A modelo racional de tomada de decisão e escolhas coerentes e de valor maximizado dentro de certos limites e restrições.
-
B modelo simplificado de racionalidade limitada que captura toda a complexidade da decisão.
-
C processo de decisões significativas tomadas mais por meio de julgamentos objetivos do que por um modelo prescritivo.
-
D processo cognitivo inconsciente, gerado pelas experiências vividas, que geralmente envolve emoções.
-
E processo decisório no qual as pessoas se satisfazem, isto é, buscam soluções que sejam suficientes e satisfatórias, e não ótimas.