Questões de Som (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca

A compressão de arquivos de áudio para uso nos websites deve priorizar

  • A a manutenção da qualidade original, sem considerar o tamanho.
  • B a conversão para formatos gráficos.
  • C a exclusão dos metadados do arquivo.
  • D a redução do tamanho do arquivo, mantendo uma qualidade aceitável.
  • E o aumento da taxa bits para melhorar a qualidade.

No contexto de técnicas de sonorização, o termo FOLEY se refere

  • A à aplicação de um loop em uma pista para criar efeito de suspense.
  • B à criação de reverberação por meio de duplicação de uma pista com pequeno atraso.
  • C à criação e à produção em estúdio de sons de ambiente e de efeitos, simulando sons naturais.
  • D ao deslocamento lateral dos sons entre os canais esquerdo e direito, acompanhando a ação da cena.
  • E ao reforço de frequências intermediárias para melhorar a inteligibilidade de falas em surdina.

A tecnologia de processamento sonoro trouxe novos recursos para a música contemporânea. Qual dos efeitos abaixo é mais comumente utilizado para criar uma sensação de espaço amplo e reverberante em uma gravação?

  • A Delay, que gera um eco rítmico e repetitivo, expandindo o espaço sonoro ao redor da gravação.
  • B Flanger, que modula o sinal com pequenas variações de fase, dando uma sensação de movimento ao som e expandindo a espacialidade.
  • C Reverb, que simula a reflexão do som em diferentes superfícies e profundidades, criando uma atmosfera de espaço amplo e tridimensional.
  • D Compressor, que uniformiza a dinâmica da gravação, aumentando picos de volume e modificando o espaço perceptivo.

Na linguagem audiovisual, certos elementos de construção da imagem e do som são fundamentais para criar uma narrativa envolvente e expressiva. Qual dos elementos a seguir é essencial para transmitir ao espectador a emoção de uma cena sem o uso de diálogo?

  • A O uso de cores primárias saturadas, sempre visando evocar uma sensação de ação.
  • B O design de som e a trilha sonora, que podem transmitir emoções e dar significado à cena mesmo sem diálogo.
  • C A câmera estática, que reduz o impacto emocional e se concentra em uma visão objetiva do cenário.
  • D A montagem sequencial rápida, que acelera o ritmo narrativo e minimiza os detalhes visuais.

Podemos definir como impedância de um alto-falante:

  • A A altura espectral para a mesa, painel elétrico ou caixa de som.
  • B Sensação percebida pelo ouvinte referente à intensidade sonora.
  • C Volume subjetivo determinado pela pressão sonora em frequência do sinal.
  • D A medida da resistência que ele oferece ao fluxo de eletricidade que passa por ele. Isso afeta o quanto de energia o amplificador precisa fornecer para o alto-falante produzir som.