Questões de Storytelling Corporativo (Comunicação Social)

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Independentemente do gênero do vídeo produzido, seja de montagem, documentário, institucional, educativo, ficcional, tutorial, vídeos curtos, entre outros, que podem ou não ser baseados em fórmulas de storytelling e/ou utilizar estratégias transmídias, há uma etapa obrigatória que é a elaboração do argumento. Assinale a alternativa que indica corretamente o que deve ser feito na etapa da elaboração do argumento.
  • A Se o formato de vídeo for educativo, deve ser feito numa dinâmica mais comum, baseada nos telejornais, com entrevistas, etc. O argumento deve, portanto, transcrever tais entrevistas relevantes para a produção do conteúdo
  • B Se o formato do vídeo for institucional, deve privilegiar a história da organização, procedendo ao storytelling, que está mais interessado em divulgar o conceito, os valores e a mensagem da organização. O argumento deve, portanto, justificar a missão, filosofia e valores da organização
  • C Após a elaboração da storyline, o argumento do audiovisual, em sua exposição textual, é a etapa que deverá responder a seis questões principais. O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Todas as questões devem ser respondidas com base em material coletado na etapa de pesquisa
  • D O argumento é a exposição textual que faz a descrição e a justificativa da estratégia de uso de diferentes plataformas de comunicação, tanto analógicas quanto digitais

A comunicação é um ativo estratégico das organizações. Sobre o tema, considere as afirmativas abaixo:
I. As organizações na contemporaneidade digital devem ter a competência de explorar as melhores oportunidades informativas acerca de sua área de atuação, que serão disponibilizadas de forma adequada as localizações e aos dispositivos em uso.
II. Nesse contexto, em que é preciso desenvolver a capacidade de contar boas histórias em diferentes linguagens e dispositivos e ainda, voltadas para diferentes públicos, é uma estratégia que envolve um tipo de persuasão que vai além de uma apresentação em slide, um press release ou uma mala direta impressa.
III. Promove o engajamento narrativo e é responsável pela criação de conflitos e busca de processos de transformação e visões de mundo. (KUNSCH, 2016)
Fonte: KUNSCH. M. M. K. Comunicação Organizacional Estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.
Os conceitos aos quais as afirmativas referem-se são, respectivamente,

  • A (I) Empregados, (II) anúncio e (III) razão.
  • B (I) Públicos-chave, (II) discurso e (III) storytelling.
  • C (I) Públicos-chave, (II) storytelling e (III) emoção.
  • D (I) Investidores, (II) storytelling e (III) racionalidade.

“Pessoas precisam de histórias mais do que de pão propriamente dito. Histórias dizem-nos como viver e por quê”. O trecho de “As Mil e Uma Noites” está se referindo ao:

  • A Copywriter.
  • B Storytelling.
  • C Gatilhos da exclusividade.
  • D Fator Especificidade.
  • E Enredo.

Em 2016, o Instagram criou o Instagram Stories para concorrer com o Snapchat, que acabou despencando. Atualmente, o uso do storytelling é utilizado no marketing e na publicidade com o objetivo de:

  • A Promover uma marca e vender de forma eficiente através da contação de histórias.
  • B Apenas conquistar seguidores, sem fins comerciais.
  • C Promover cursos online.
  • D Verificar contas falsas através dos stories.
  • E Nenhuma das alternativas anteriores.
Recurso muito utilizado na produção e na edição de materiais audiovisuais, o ______ é o ato de enquadrar uma ideia em uma narrativa que informa, esclarece e inspira, prendendo a atenção do espectador e transmitindo determinada mensagem.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A Storyboard 
  • B Storytelling
  • C Briefing
  • D Co-branding