Questões de Técnicas de reunião e entrevista (Gestão de Pessoas)

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Durante uma reunião organizacional, a recepcionista é encarregada de controlar o ritmo das apresentações e dos debates. Em uma reunião eficaz, o controle do tempo ajuda a:

  • A Garantir que todas as pessoas possam falar o quanto desejarem.
  • B Impedir a manifestação de opiniões divergentes ao longo da reunião.
  • C Reduzir o envolvimento dos participantes para concluir rapidamente.
  • D Focar no que é essencial e cumprir a pauta dentro do tempo previsto.

Ao organizar uma reunião de trabalho, o recepcionista é responsável por definir as regras para garantir a fluidez e eficácia da reunião. Uma das regras fundamentais para reuniões de trabalho prático é:

  • A Estabelecer uma pauta e limites de tempo para cada item discutido.
  • B Permitir que todos falem ao mesmo tempo para garantir a participação.
  • C Não importa tempo para a reunião, de modo a intervalo não discuta coisas importantes.
  • D Evitar o uso de uma pauta, para deixar a reunião mais agendada.

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir: 


As reuniões eficazes devem seguir uma agenda predefinida e envolver a participação ativa de todos os presentes, para garantir que as decisões sejam bem fundamentadas e representem o consenso do grupo.

  • Certo
  • Errado

A entrevista é uma técnica de seleção que propicia uma interação direta com o candidato.
Acerca desse assunto, a entrevista aberta que se caracteriza por determinar o tipo de resposta desejada, deixando a pergunta a critério do entrevistador, denomina-se

  • A padronizada apenas nas perguntas.
  • B semiestruturada.
  • C não diretiva.
  • D totalmente padronizada.
  • E diretiva.

Trabalhar as relações humanas em grupo envolve as diferenças de opiniões e atitudes diante da sua profissão. Por isso, a forma que lidamos com o conflito é o que faz toda a diferença. Uma forma adequada de lidar com os conflitos é

  • A acabando com a briga no local de trabalho.
  • B fazendo as partes envolvidas perceberem que estão sendo tratadas com respeito.
  • C liberando as pessoas envolvidas para ir para suas casas.
  • D entregando uma advertência para cada pessoa envolvida.