Questões de Técnicas do Pensamento Comunicacional (Relações Públicas)

Limpar Busca

Os planejamentos de Relações Públicas podem ser divididos em quatro fases: pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.
Assinale a opção que apresenta exemplos corretos dessas fases.

  • A Determinação de estratégias, controle e monitoramento, levantamento de dados e mensuração de resultados.
  • B Análise da situação, construção de diagnósticos, divulgação do plano para o público e orçamento.
  • C Construção de diagnósticos, escolha e seleção de meios de comunicação, correção de desvios, relatório conclusivo.
  • D Definição de objetivos e metas, orçamento, correção de desvios, relatório conclusivo.
Na tentativa de explicar o processo de comunicação, muitos pensadores da comunicação criaram modelos teóricos, com diferenças e divergências na sua composição e no fluxo de informações e compartilhamentos. Mas, também, há semelhanças observadas entre os modelos e elementos convergentes. Comunicação é diferente de informação; portanto, os modelos de processos de comunicação são frutos de culturas, visões, contextos e épocas diferentes. Observe o esquema simplificado de comunicação a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Corresponde corretamente à sequência dos elementos:
  • A I. Emissor II. Código III. Ruído
  • B I. Emissor II. Canal III. Receptor
  • C I. Emissor II. Receptor III. Feedback
  • D I. Emissor II. Receptor III. Mensagem

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Para aprimorar esse processo, foram aprimoradas técnicas antigas e desenvolvidas técnicas modernas. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. 
Criar uma situação onde cada parte atinja a compreensão a partir do ponto de vista do outro é chamado de janela de Johari.

  • Certo
  • Errado

Considere as asserções abaixo:

I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

  • A As asserções I e II são proposições falsas.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.