Questões de Técnicas e Instrumentos de Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

Criado pelo professor Cláudio Cardoso, o modelo AltaMetrics pretende ser um framework de apoio à formulação de modelos para mensurar a comunicação. O modelo concentra a análise do desempenho sobre quatro elementos orientados a avaliação das ações propriamente ditas: Ações, ou Entregas (outputs), Reações (out-takes), Resultados (outcomes) e Impactos (impacts). A ferramenta, segundo seu criador, mesmo sem ter caráter operacional, se presta, de forma bem delimitada, a organizar as dimensões e facilitar a identificação dos conjuntos de indicadores que irão avaliar as ações da comunicação.

Nesse contexto, poderia(m) ser considerado(s) resultado(s)

  • A organização de eventos.
  • B ganhos de market share.
  • C conteúdos co-produzidos com a imprensa.
  • D anúncios publicados.
  • E uso de patrocínios.

As mídias digitais trouxeram novas características para o profissional de Relações Públicas, que precisa lidar com os diferentes públicos de uma organização e em diferentes situações.

Se ele for o responsável pela elaboração de conteúdo para as mídias sociais de uma empresa, ele deve

  • A produzir sempre o mesmo conteúdo, independentemente das mudanças nos contextos mercadológico e institucional impactados pelas ações da concorrência.
  • B fazer avaliações semestrais dos conteúdos produzidos, pois avaliações mais frequentes são prejudiciais às estratégias de construção de imagem e reputação da empresa.
  • C considerar que a maioria dos stakeholders tem uma atitude passiva nas redes sociais, portanto, a interatividade não é relevante na criação do conteúdo digital que é interativo.
  • D criar fatos noticiáveis desvinculados da estratégia integrada de comunicação da empresa com a função primordial de aumentar sua visibilidade nas redes.
  • E compreender as necessidades do seu público, que é interativo, e ter claro o que se quer alcançar com cada conteúdo produzido.