Questões de Técnicas e Instrumentos de Relações Públicas (Relações Públicas)

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Criado pelo professor Cláudio Cardoso, o modelo AltaMetrics pretende ser um framework de apoio à formulação de modelos para mensurar a comunicação. O modelo concentra a análise do desempenho sobre quatro elementos orientados a avaliação das ações propriamente ditas: Ações, ou Entregas (outputs), Reações (out-takes), Resultados (outcomes) e Impactos (impacts). A ferramenta, segundo seu criador, mesmo sem ter caráter operacional, se presta, de forma bem delimitada, a organizar as dimensões e facilitar a identificação dos conjuntos de indicadores que irão avaliar as ações da comunicação.

Nesse contexto, poderia(m) ser considerado(s) resultado(s)

  • A organização de eventos.
  • B ganhos de market share.
  • C conteúdos co-produzidos com a imprensa.
  • D anúncios publicados.
  • E uso de patrocínios.

As mídias digitais trouxeram novas características para o profissional de Relações Públicas, que precisa lidar com os diferentes públicos de uma organização e em diferentes situações.

Se ele for o responsável pela elaboração de conteúdo para as mídias sociais de uma empresa, ele deve

  • A produzir sempre o mesmo conteúdo, independentemente das mudanças nos contextos mercadológico e institucional impactados pelas ações da concorrência.
  • B fazer avaliações semestrais dos conteúdos produzidos, pois avaliações mais frequentes são prejudiciais às estratégias de construção de imagem e reputação da empresa.
  • C considerar que a maioria dos stakeholders tem uma atitude passiva nas redes sociais, portanto, a interatividade não é relevante na criação do conteúdo digital que é interativo.
  • D criar fatos noticiáveis desvinculados da estratégia integrada de comunicação da empresa com a função primordial de aumentar sua visibilidade nas redes.
  • E compreender as necessidades do seu público, que é interativo, e ter claro o que se quer alcançar com cada conteúdo produzido.

Sobre algumas técnicas de pesquisa, analise as afirmativas a seguir.

I. Devido ao tratamento estatístico para amostra de respondentes característica dos grupos focais, os achados obtidos por essa técnica se caracterizam por ser quantitativamente generalizáveis.

II. Na pesquisa etnográfica, é possível combinar outras formas de coleta de dados como observação, entrevista, análise de documentos entre outras possibilidades de acordo com as condições do campo.

III. A entrevista é um método de pesquisa qualitativa, cujo foco é a experiência individual do participante, considerada relevante para se entender a experiência das pessoas em situação semelhante.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Evento também pode ser descrito como “um acontecimento onde se reúnem diversas pessoas com os mesmos objetivos e propósitos sobre uma atividade, tema ou assunto” (ZITTA, p. 23, 2012). Em eventos, geralmente de maior porte, é organizada uma sala de Imprensa que se destina a

  • A acomodar as autoridades e familiares. Nesse local, pode ser disposta a equipe de beleza e o buffet. É necessário também, colocar um recepcionista à disposição dos convidados.
  • B acomodar exclusivamente o assessor de imprensa, que é o responsável por selecionar os momentos de apresentações culturais e musicais.
  • C recepcionar os jornalistas, podendo ser realizadas entrevistas coletivas, distribuição do briefing do dia e da relação das autoridades presentes, convidados especiais e palestrantes.
  • D reunir equipe do cerimonial e da organização do evento para reunião de alinhamento durante o evento, assim como para descanso, quando necessário.

Os planejamentos de Relações Públicas podem ser divididos em quatro fases: pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.
Assinale a opção que apresenta exemplos corretos dessas fases.

  • A Determinação de estratégias, controle e monitoramento, levantamento de dados e mensuração de resultados.
  • B Análise da situação, construção de diagnósticos, divulgação do plano para o público e orçamento.
  • C Construção de diagnósticos, escolha e seleção de meios de comunicação, correção de desvios, relatório conclusivo.
  • D Definição de objetivos e metas, orçamento, correção de desvios, relatório conclusivo.