Questões de Técnicas Operacionais de Segurança (Segurança e Transporte)

Limpar Busca

Leia atentamente as orientações a seguir:

"Os ibuttons , que são pequenos botões com um número de identificação único, devem ser instalados nos pontos de ronda e possuem um código único, possibilitando sua identificação pelo software de controle e este permite através de várias opções de relatórios, controle completo do percurso a ser seguido durante a ronda. O próximo passo é a configuração do software de controle com a inclusão dos dados das rondas e serem realizadas. Agora é só instruir o vigilante a realizar as rondas nos horários cadastrados no software . A realização da ronda é muito simples, basta encostar a ponteira do leitor vigilante no botão inteligente e acompanhar a sinalização sonora e luminosa, que orienta o usuário. Por fim os dados podem ser transferidos para o software que oferece relatórios das ocorrências para sua análise".
[Disponível em: https://www.topdata.com.br/. Acesso: 06/11/2024].

A descrição acima se refere a um tipo de equipamento de ronda, que permite entre outros sistemas, fazer um tipo de segurança eletrônica. O equipamento eletrônico, caracterizado acima, que monitora e gerencia a ronda de vigilantes, registrando a passagem do vigilante por pontos de ronda é chamado de:

  • A Pulseira de ronda.
  • B Bastão de ronda.
  • C Botão de ronda.
  • D Monitor de ronda.

Entre as diversas atividades de um profissional de vigilância patrimonial apresentadas a seguir, NÃO representa a sua atuação em serviços de portaria:

  • A Controle de claviculário – chaves.
  • B Controle de acesso de veículos – próprios e de terceiros.
  • C Controle de ponto de funcionários – registro de relógio de ponto.
  • D Controle de correspondências – recebimento, registro e encaminhamento.
  • E Atendimento e controle de pessoas – identificação, recepção e orientação.

O relacionamento social do agente de vigilância patrimonial com os seus colegas de trabalho, demais colaboradores e visitantes deve sempre pautar pela boa educação. A sua apresentação pessoal e postura passam uma imagem de confiança e disciplina às demais pessoas. O comprometimento com o resultado nos serviços de portaria transmite segurança às pessoas que ali trabalham. São consideradas boas práticas da apresentação pessoal e postura, EXCETO:

  • A Olhar desconfiado e intimidador.
  • B Orelhas limpas e barba bem-feita.
  • C Evitar expressão fechada, gírias e palavrões.
  • D Cabelos cortados, bem lavados e penteados.
  • E Corpo reto, ombros e braços para trás e cabeça erguida.

Entre as diversas atribuições de um agente de vigilância patrimonial está a entrada e saída de visitantes, que é uma atividade rotineira e de suma importância para se manter a integridade da empresa. NÃO significa conduta normal desse profissional para o controle de entrada e saída de visitantes:

  • A No caso de entregadores de mercadorias é ideal telefonar para a empresa para confirmar o serviço ou entrega.
  • B Veículos de visitantes e fornecedores devem ser cadastrados com os seguintes dados: marca, tipo de veículo, cor, modelo e número de placa.
  • C O ingresso de qualquer pessoa, no interior da instituição, só deve ser permitido dentro de um processo de identificação e controle de acesso eficiente.
  • D Funcionários de instituições de serviço terceirizado devem ser identificados e receberem crachás para circularem somente nas áreas onde prestam serviços.
  • E Não é necessária a apresentação de crachás com fotos ou códigos de barras para funcionários da própria instituição ao adentrarem no interior da empresa.

Julgue o item subsequente. 


João está utilizando uma camiseta com uma frase engraçada, os famosos "memes" da internet com o intuito de alegrar o dia dos moradores que passam por sua portaria. A partir desse caso hipotético, afirma-se que o uso de roupas casuais e divertidas é indicado para que o porteiro crie um ambiente mais descontraído e acolhedor, facilitando a interação e promovendo um clima de bom humor e simpatia entre os residentes e visitantes do condomínio. 

  • Certo
  • Errado