Questões de Tecnologia da Informação e das Comunicações (Comunicação Social)

Limpar Busca

O modelo teórico da virtualização propõe reflexões sobre três diferentes momentos da história da comunicação, tendo em vista o comportamento social diante das mudanças tecnológicas. A descrição de um momento em que se perde a referência do real, popularizando-se o uso de simulações e questionando-se os conceitos de verdade e memória, aponta para um tempo acelerado, imediato, instantâneo.
Seguindo esse raciocínio, esse tempo pode ser entendido como

  • A linear
  • B pontual
  • C cíclico
  • D histórico
  • E narrativo
A chamada “transformação digital” implicou na digitalização dos processos e procedimentos das empresas e modificou a forma como se costumava realizar atividades no mundo corporativo. O fundamental é perceber que esta mudança deve vir da incorporação de nova mentalidade (mind set) no centro da estratégia de negócios da organização.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que identifica um dos principais aspectos desta mudança.
  • A Mudança radical na estrutura das organizações a partir da tecnologia como item estratégico central, incluindo a redução de hierarquias
  • B Foco apenas na hospitalidade dos dados
  • C Gestão da informação visando somente a segurança dos dados
  • D Inovar apenas de acordo com a necessidade
  • E Gestão da organização que deve liderar um processo hierarquizado de cima para baixo na construção da adequação digital da instituição para evitar sugestões inadequadas

“Os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade porque a informação é parte integrante de toda atividade humana, individual ou coletiva e, portanto, todas essas atividades tendem a ser afetadas diretamente pela nova tecnologia.”


WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 72, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 20 jul. 2023.


A partir desse argumento, é possível afirmar que as novas tecnologias da informação estão associadas à Sociedade

  • A Comunicacional.
  • B do Consumo.
  • C da Informação.
  • D Agrícola.
  • E Industrial.

O editor de um site jornalístico, que será lançado no próximo mês, quer que seja realizado um teste de usabilidade.
Assinale a alternativa que tem relação com o teste de usabilidade.

  • A Averiguar facilidades e dificuldades do público no acesso aos conteúdos disponibilizados.
  • B Critérios para contratação de repórteres, fotógrafos e designers gráficos.
  • C Pesquisa sobre a satisfação do público em relação aos futuros anunciantes.
  • D Identificar os critérios de noticiabilidade que serão usados para pautar grandes reportagens multimídia.
  • E Correção automática dos erros de língua portuguesa de modo geral.

O Inbound Marketing se vale de oferecer conteúdo que satisfaça as dúvidas que o público traz e de promover mais abertura para um relacionamento próximo e para o diálogo entre empresa e consumidor. Sobre esse recurso, é correto afirmar que ele possibilita

  • A comunicação aberta, pois quando marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante.
  • B comunicação unilateral, pois em um anúncio há pouca ou nenhuma interação; a marca fala e o público ouve.
  • C descontinuidade, pois a mensagem da marca é passada de forma descontínua, nos momentos mais convenientes para os consumidores.
  • D menor engajamento, pois, se o produto vendido não for o que a pessoa precisa, no momento certo, o anúncio vai ter pouco efeito sobre ela.