Questões de Tecnologia da Informação e das Comunicações (Jornalismo)

Limpar Busca

De acordo com André Lemos e Pierre Lévy, (2010), "a transformação da esfera midiática pela liberação da palavra se dá com o surgimento de funções comunicativas pós-massivas, que permitem a qualquer pessoa e não apenas empresas de comunicação, consumir, produzir, distribuir informação sob qualquer formato em tempo real e para qualquer lugar do mundo, sem ter de movimentar grandes volumes financeiros ou ter de pedir concessão a quem quer que seja. A partir dessa ideia, qual seria o principal impacto das mídias digitais na forma como produzimos e consumimos informações?

  • A As mídias digitais mantêm a estrutura de produção de conteúdo das mídias tradicionais, aumentando a interação com o público.
  • B As mídias digitais criam uma descentralização da produção e do consumo de informações, democratizando acesso às informações.
  • C As mídias digitais limitam a capacidade de indivíduos participarem da produção de conteúdo.
  • D As mídias digitais reforçam os monopólios midiáticos tradicionais.

Com as novas tecnologias digitais, os papéis do assessor de imprensa e as rotinas das assessorias passaram por transformações.
Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.


I. Mídias sociais são ambientes unicamente de conflitos e enfrentamentos, cabendo ao assessor, diante da aspereza do interlocutor, agir no mesmo tom, publicamente e com firmeza.

II. O advento das novas plataformas digitais gerou uma reconfiguração da imprensa, aumentando a influência dos veículos jornalísticos tradicionais, que devem ter prioridade absoluta no atendimento da assessoria.

III. Antes, o assessor se relacionava com o jornalista para alcançar a sociedade, agora, com as mídias digitais, também informa diretamente um público final mais amplo.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

O rastreio de dados de audiência on-line (webmétricas) criou uma oportunidade inédita de coleta de dados em tempo real sobre o comportamento dos consumidores de notícias, no entanto, elas

  • A estimulam o sensacionalismo do noticiário.
  • B dificultam as decisões editoriais e comerciais.
  • C interferem pouco na definição da agenda pública.
  • D incentivam textos longos e cansativos demais.
  • E acabam com o deadline nas redações.

A moderação de comentários postados nos perfis de instituições ou empresas nas redes sociais é um dos mecanismos para prever a iminência de uma crise. Uma boa atuação nesse sentido é capaz até de diluir a crise antes que se estabeleça.

Portanto, o funcionário encarregado de moderar os comentários deve evitar

  • A convidar usuários com problemas a conversas privadas, buscando resolver cada questão individualmente e fora de ambientes públicos nos canais sociais.
  • B delimitar regras de uso do perfil na questão da interatividade, independentemente do canal utilizado.
  • C excluir comentários com insultos a cidadãos, incitação ao ódio ou à violência, calúnia, difamação, assédio e discriminação.
  • D prolongar interações e diálogos com usuários com comportamento voltado a desestabilizar uma discussão e provocar os demais usuários.
  • E tornar públicas as regras para a prática da moderação que garanta a integridade e a transparência do processo.

É uma abordagem inovadora na produção de notícias que utiliza tecnologias digitais, como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e outras mídias interativas, para criar experiências mais envolventes e despertar percepções sensoriais nos leitores. Assinale a alternativa que apresenta a abordagem descrita.

  • A jornalismo imersivo
  • B infografia interativa
  • C áudio imersivo
  • D vídeo panorâmico
  • E jornalismo de precisão