Questões de Tecnologia na Educação (Pedagogia)

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Pode-se dizer que é possível melhorar o ensino/aprendizado para alunos com deficiência intelectual por meio da junção de aspectos do letramento digital com o ensino de língua estrangeira. Isso pode ser observado quando:

  • A é proposta a adaptação de jogos pedagógicos online para a realização de práticas de letramento descontextualizadas e desinteressadas, sem a avaliação contínua do professor.
  • B é proposta a adaptação de jogos pedagógicos online para a realização de práticas de letramento contextualizadas e significativas, avaliadas de forma continuada pelo professor.
  • C são propostas atividades que necessitam o uso do ciberespaço, ignorando as habilidades individuais dos alunos a fim de se homogeneizar as práticas em sala de aula.
  • D são propostas atividades online somente para aqueles que apresentam algum tipo de deficiência intelectual, a fim de marcar bastante as diferenças existentes entre os alunos.
  • E são propostos jogos pedagógicos online para a realização de práticas de letramento, sem adaptação que inclua e respeite as necessidades educacionais de todos os alunos.

O uso da internet gera uma comunidade na esfera virtual que veicula ideologias e cosmovisões particulares. Na procura de convivência nessa esfera, começaram a vigorar atitudes e manifestações culturais singulares. (...) Existe uma ética para disciplinar o comportamento e o fluxo das informações na internet, baseada nos valores dos cidadãos da Rede. (...) Ensina, entre outras coisas, como se comportar em grupos de discussão e a maneira mais adequada de escrever mensagens.” (Margarita Gomez)


Às orientações no uso de recursos para uma melhor comunicação e entendimento no espaço digital, é dado o nome de:

  • A sala.
  • B conversação.
  • C tira-dúvidas.
  • D netiqueta.
  • E bate-papo.

O papel do professor sempre foi o de aproximar o aprendiz das novidades e descobertas, das informações e notícias. Ensinar, tornando conhecido o desconhecido. No atual estágio da nossa sociedade, as informações e inovações encontram-se disponíveis nos múltiplos ambientes virtuais acessíveis via Rede.


Para Pierre Lévy, o professor, então, torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição e produção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento de processos de construção coletiva do saber, através da Educação:

  • A individualizada.
  • B construtivista.
  • C moderna.
  • D cooperativa.
  • E virtual.

As mudanças profundas na computação, na informação e nas comunicações têm contribuído para o surgimento das novas tecnologias da informação e das comunicações (NTIC), causando grande impacto na cultura de ensino e aprendizagem da educação superior. Em relação à utilização dessas novas tecnologias na educação superior,

  • A o uso das novas NTIC deve ocorrer de modo espontâneo, nas salas de aula, para garantir a aprendizagem dos estudantes.
  • B o potencial do uso das multimídias é decorrente do fato de se obter também informação a partir da combinação de gráficos, sons e vídeos num só produto.
  • C o uso da internet garante uma fonte de informação confiável para o desenvolvimento de projetos de pesquisa por parte dos estudantes , face à possibilidade de processamento rápido das informações que são obtidas.
  • D o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) apresenta, como limitação do seu uso em sala de aula, a impossibilidade de interação e de controle, por parte do professor, das atividades realizadas pelos estudantes, na plataforma, por parte do professor

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) apresentam-se como uma alternativa indispensável no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Atualmente, o uso do celular com finalidade pedagógica é uma tendência cada vez mais forte. Para o uso do celular em sala de aula como recurso no ensino de Matemática, considere as seguintes propostas:


I. o professor pode propor que os alunos usem o celular durante a aula, sem restrições;

II. o professor pode propor que os alunos façam pesquisas, durante a aula, para complementar os conteúdos abordados em sala de aula;

III. o professor pode propor um problema-desafio para que os alunos criem conteúdo audiovisual e apresentem os resultados nas aulas seguintes;

IV. o professor pode propor que os alunos usem os celulares como desejarem, por algum tempo e, depois, se concentrem nas atividades de sala de aula.


As propostas mais adequadas ao uso pedagógico do celular em sala de aula são

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.
  • E I e III.