Questões de Tecnologias Educacionais (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre a educação crítica e libertadora, assinale a opção que apresenta o principal desafio para o uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar.

  • A A necessidade de os alunos dominarem tecnicamente as ferramentas digitais antes de utilizá-las nas atividades educativas.
  • B A dependência de tecnologias digitais que pode reduzir a interação entre professores e alunos.
  • C A importância de contextualizar o uso das tecnologias de forma que elas sirvam para a emancipação dos alunos, ao invés de simplesmente reproduzir conteúdos de forma acrítica.
  • D A dificuldade em adaptar os currículos tradicionais às novas demandas tecnológicas sem comprometer o conteúdo programático.
  • E A falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, o que impede a integração eficaz das novas ferramentas digitais ao ensino.

Se a escola não inclui a Internet na educação das novas gerações, ela está na contramão da história, alheia ao espírito do tempo e, criminosamente, produzindo exclusão social ou exclusão da cibercultura. Quando o professor convida o aprendiz a um site, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagogicamente para a inclusão desse aprendiz na cibercultura.
Diante da necessidade de a escola introduzir as crianças nos processos de ensino e de aprendizagem por meio das tecnologias, marque a alternativa que indica pedagogicamente, a introdução das crianças no mundo tecnológico escolar.

  • A O hipertexto não oferece uma história a ouvir, mas um conjunto intrincado (labirinto) de territórios abertos à navegação e dispostos a interferências e a modificações.
  • B A arquitetura não linear das memórias do computador viabiliza textos tridimensionais dotados de uma estrutura dinâmica que os torna manipuláveis interativamente.
  • C O professor estimula cada aluno a contribuir com novas informações e a criar e oferecer mais e melhores percursos tecnológicos, participando como coautor dos processos de comunicação, de ensino e de aprendizagem.
  • D O professor convida o aprendiz a um site, mas a aula continua sendo uma palestra para a absorção linear, passiva e individual, enquanto o professor pela transmissão dos "conhecimentos".
  • E A incorporação das TIC na escola favorece a criação de redes individuais de significados e a constituição de uma comunidade de aprendizagem que cria sua própria rede virtual de interação e colaboração.

Sobre a apropriação tecnológica nas práticas educativas, assinale a opção que indica o principal fator que determina a efetividade dessa apropriação por parte dos professores.

  • A A familiaridade dos professores com as ferramentas digitais antes de qualquer formação continuada.
  • B A capacidade dos professores de integrar a tecnologia de maneira reflexiva, adaptando-a às necessidades pedagógicas e contextos específicos.
  • C O acesso irrestrito a recursos tecnológicos avançados e de última geração.
  • D A substituição dos métodos tradicionais de ensino por tecnologias emergentes, como realidade virtual e inteligência artificial.
  • E A utilização de plataformas educacionais que automatizam o processo de ensino, reduzindo o tempo de preparação das aulas.

Sobre a utilização de diferentes linguagens midiáticas no desenvolvimento das práticas educativas, assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessas linguagens para o processo de construção do conhecimento.

  • A A diversidade de linguagens midiáticas amplia as possibilidades de construção coletiva do conhecimento, valorizando a inteligência coletiva.
  • B A utilização de múltiplas mídias assegura que todos os alunos aprendam no mesmo ritmo, independentemente de suas diferenças individuais.
  • C A integração de diversas mídias ao ensino elimina a necessidade de um currículo estruturado.
  • D A multiplicidade de mídias garante que o aprendizado seja mais eficiente, diminuindo o tempo necessário para a compreensão dos conteúdos.
  • E O uso de diferentes linguagens midiáticas permite a automação completa do processo de ensino, reduzindo a necessidade de intervenção docente.

Em uma atividade voltada para o desenvolvimento da cidadania digital, o professor propôs que os estudantes solicitassem a um aplicativo de inteligência artificial a definição do conceito de “democracia” e a comparassem com a definição oferecida pelo dicionário da Língua Portuguesa. Ao final, os alunos deveriam produzir um vídeo para compartilhar o que aprenderam com a comunidade escolar.
A respeito dos objetivos dessa atividade, aliada ao uso de tecnologias da informação em sala de aula, é correto afirmar que a prática permite que os alunos

  • A reconheçam a efemeridade das informações geradas por recursos tecnológicos e compreendam que tais recursos devem ser evitados no processo de aprendizagem.
  • B desenvolvam o letramento digital, superando outras formas de comunicação tradicionais.
  • C desenvolvam procedimentos autônomos em relação ao conteúdo e ao professor, dispensando a presença do docente em sala de aula.
  • D recebam os conteúdos de forma crítica e ativa, para que atuem também como produtores de conhecimento.
  • E sejam alfabetizados digitalmente, utilizando recursos tecnológicos como atividade independente do desenvolvimento do currículo escolar.