Questões de Tecnologias na Comunicação e Atualidades (Comunicação Social)

Limpar Busca

De acordo com os conceitos propostos por Raquel Recuero (2009), analise a sentença abaixo:


Sites de redes sociais atuam como suporte para as interações nesses ambientes, desse modo, são propriamente as redes sociais (1ª parte). Um dos elementos mais relevantes para o estudo da apropriação dos sites de redes sociais é a verificação dos valores construídos nesses espaços, os quais podem auxiliar na percepção do capital social e sua influência na estrutura das redes sociais (2ª parte). Entre esses valores, pode-se citar a autoridade como um valor relacionado à audiência. É um valor relativo à posição de um ator dentro de sua rede social, ou seja, um nó que é mais centralizado na rede possui mais pessoas conectadas a ele (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte. 
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 3ª partes. 
  • D Apenas a 2ª e a 3ª partes. 
  • E Todas as partes. 

Uma pesquisa bibliográfica concluiu que as redes so-ciais digitais contribuem no processo de construção de __________ dos sujeitos contemporâneos, uma vez que são facilitadoras de relações e abrem espaços para exposições. Esses espaços virtuais podem gerar transformações, modificar conceitos e abrir espaços para suas diferenças.
A palavra que completa corretamente a lacuna do texto é:

  • A personalidades
  • B conceitos
  • C identidades
  • D aparências
  • E estruturas

Em junho de 2023, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial apresentava os resultados da quarta edição da pesquisa Tendências da Comunicação Organizacional.
Leia o trecho que ser refere aos canais de comunicação utilizados.

A pesquisa aponta que para a maioria dos participantes (73%), a estrutura atual dos canais de comunicação, do ponto de vista da organização, atende de forma parcial as necessidades da comunicação e que os canais mais utilizados para se comunicarem com seu público externo, pelas áreas de Comunicação das empresas participantes, são: as redes sociais (87%), os jornais online (53%), o portal corporativo (47%), as feiras e eventos (40%), as revistas online (38%) e os jornais impressos (36%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: os aplicativos para dispositivos móveis – app (10%), os blogs/fóruns online (12%), o rádio (14%), os influenciadores (16%).
Já para o público interno, os canais mais utilizados são: o portal corporativo (68%), o canal digital de conteúdo próprio (55%), as redes sociais (51%), os aplicativos para dispositivos móveis – app (37%) e as feiras e eventos (24%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: o whatsapp (4%), as revistas de notícias impressas (6%), os blogs/fóruns online (7%), as revistas online (10%) e os influenciadores (10%).


Com base nos resultados apresentados é possível perceber que

  • A o portal corporativo é mais utilizado pelo público externo e pelos influenciadores do que pelo público interno.
  • B as feiras e eventos tem uso mais significativo para o público interno, sendo uma estratégia pouco indicada para o externo.
  • C o público interno recebe comunicações prioritariamente pelos apps de mensageria.
  • D entre os canais mais utilizados para a comunicação estão as redes sociais, sobretudo para com o público externo.
  • E veículos impressos e blogs e fóruns de discussão online tem participação significativa nos canais de comunicação.

O papel fundamental dos Key Performance Indicators (KPI), em estratégias de marketing digital em mídias sociais, é a sua utilização para a

  • A quantificação do alcance da campanha, principalmente, sem influenciar as decisões estratégicas.
  • B comparação do desempenho da empresa com outras do mesmo setor, proporcionando uma visão relativa do sucesso nas mídias sociais.
  • C mensuração do desempenho em relação aos objetivos específicos da campanha, servindo como indicadores chave, orientando ações corretivas e otimizações.
  • D mensuração do desempenho em grandes empresas, principalmente, visto que os pequenos negócios não utilizam essa abordagem.
  • E elaboração dos relatórios finais, sem impacto real no desenvolvimento das campanhas.

O modelo teórico da virtualização propõe reflexões sobre três diferentes momentos da história da comunicação, tendo em vista o comportamento social diante das mudanças tecnológicas. A descrição de um momento em que se perde a referência do real, popularizando-se o uso de simulações e questionando-se os conceitos de verdade e memória, aponta para um tempo acelerado, imediato, instantâneo.
Seguindo esse raciocínio, esse tempo pode ser entendido como

  • A linear
  • B pontual
  • C cíclico
  • D histórico
  • E narrativo