Questões de Telefonia (Redes de Computadores)

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Uma empresa de pequeno porte deseja realizar a troca da central telefônica atual por uma central telefônica IP. A central telefônica atual atende a 6 ramais analógicos e possui 2 troncos analógicos com a operadora local. A central telefônica IP deverá ter conectividade com todos os ramais e troncos analógicos existentes, bem como deverá se conectar a um roteador da rede local.  

Os números mínimos de interfaces FXO (Foreign Exchange Office), FXS (Foreign Exchange Subscriber) e portas Ethernet da central telefônica IP são, respectivamente: 

  • A 1, 2 e 6;
  • B 2, 1 e 6;
  • C 2, 6 e 1;
  • D 6, 1 e 2;
  • E 6, 2 e 1.
O telefone ainda é um instrumento de comunicação e deve ser dada grande importância para seu uso. Sobre este é INCORRETO afirmar:
  • A Não falar o habitual “alô” e sim a prática utilizada pela empresa: nome da empresa, nome do atendente e saudação padrão e única tanto para ligações internas como para ligações externas.
  • B Evitar o “quem fala?”, “quem é?” “quem gostaria?”. Sendo cortês ao telefone e perguntar de uma outra forma como “por gentileza, quem deseja falar ou quem quer falar?”
  • C Se tocar uma outra linha, peça licença por 1 minuto, atenda a 2ª linha e diga que está em outra ligação e que retornará em seguida.
  • D Se combinar dia e horário para retornar a ligação, faça-o conforme o combinado, ou, caso haja algum imprevisto, avise ao cliente. Se a ligação for feita para um celular, sempre inicie a conversa, perguntando se a pessoa pode atender naquele momento.
  • E Usar um tom de voz firme, claro e gentil ao telefone. Evitar gírias, diminutivos, gritos, intimidades (amor, bem, querida).

O teleprocessamento é uma área da informática que utiliza recursos de telecomunicações para transmitir dados entre pontos distantes, viabilizando o processamento remoto dos dados. Uma das estratégias para teleprocessamento de dados é conhecida como Processamento em Batch . Assinale a alternativa que descreve corretamente a estratégia de Processamento em Batch.

  • A As tarefas são processadas sob demanda, com seu processamento iniciado imediatamente, sendo adequado para sistemas de tempo real.
  • B A execução das tarefas requer a compactação dos dados antes do seu processamento, a fim de reduzir o tempo de tráfego; sendo um processamento voltado para processar arquivos de vídeo.
  • C As tarefas devem ser processadas de forma distribuída, em múltiplos servidores distribuídos geograficamente, organizadas na forma de notas computacionais e com garantia de tolerância a falhas.
  • D As tarefas são processadas sob demanda e de forma  online  quando o usuário precisa permanecer conectado para que o processamento continue; caso contrário, o processamento é suspenso temporariamente.
  • E As tarefas são agrupadas, a fim de realizar o processamento em lotes; por essa razão, o processamento é normalmente agendado para horários específicos, podendo haver espera entre a requisição e o início do processamento.

Em telefonia, um número DID (Direct Inward Dialing)

  • A corresponde a um número de ramal de 2 ou 3 dígitos em um PABX VoIP.
  • B consiste em um endereço IP utilizado para discagem no lugar do número de telefone em sistemas de telefonia VoIP.
  • C identifica uma área ou região geográfica coberta pelo sistema de telefonia e é utilizado como prefixo de discagem para números dessa região.
  • D permite que uma empresa designe um número de telefone para cada funcionário sem requerer uma linha de telefone física para cada um, por meio de um PABX VoIP.
  • E identifica um país integrado ao sistema internacional de telefonia e é usado como prefixo de discagem para números desse país.

Alfama Telecom oferece ao mercado de consumo, ao mesmo tempo, serviços de telefonia e de internet por banda larga. A fim de maximizar seus lucros, passa a privilegiar a qualidade das ligações telefônicas, deixando mais lenta para os usuários a velocidade de conexão da internet em serviços e aplicativos que realizam chamadas de vídeo e voz.
À luz do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), essa prática é considerada

  • A lícita, porque a lei assegura a livre iniciativa e a livre concorrência.
  • B ilícita, porque viola a regra que impõe a neutralidade da rede.
  • C ilícita, porque viola a regra da inimputabilidade da rede.
  • D lícita, porque não configura conduta anticoncorrencial.
  • E ilícita, porque aplicações não configuram pacotes de dados.