Questões de Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais (Pedagogia)

Limpar Busca

Olhar a instituição escolar pelo prisma do cotidiano permite vislumbrar a dimensão educativa presente no conjunto das relações sociais que ocorrem no seu interior. Em relação à escola, avalie as afirmativas a seguir:


I – A escola se constitui de um conjunto de tempos e espaços ritualizados.

II – A escola é um espaço de encontro entre diferentes, possibilitando lidar com a objetividade e impor ideias próprias.

III – A escola permite o acesso a códigos culturais dominantes, a aprendizagem de viver em grupo e trabalhar o conflito.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.

O uso de drogas, na idade escolar, é uma das maiores preocupações de saúde pública. Podemos caracterizar o uso de drogas como

  • A lícito, independentemente do tipo de droga que é usada.
  • B um fenômeno exclusivamente biológico, que produz alterações no organismo.
  • C um fenômeno preponderantemente social, que se agrava em camadas mais altas da sociedade.
  • D um fenômeno complexo, que deve ser compreendido sob a perspectiva das interações entre o indivíduo, a substância e o contexto social e cultural em que o consumo acontece.
  • E lícito, desde que o usuário comprove que faz tratamento para dependência.

A respeito de agressividade e violência, é correto afirmar que a

  • A violência autodirigida é a violência praticada sobre si próprio, com subdivisões em comportamento de autoabuso e suicida.
  • B violência interpessoal é perpetrada por grupos maiores e subdivide-se em violência política, econômica e social.
  • C violência coletiva é efetuada por outra pessoa ou por um grupo pequeno e subdivide-se em violência comunitária e familiar.
  • D autoviolência é o tipo de violência que atinge todos os tipos de classes, sendo que a forma mais grave inclui as relações sexuais não consentidas.
  • E violência juvenil está relacionada com problemas provocados por movimentos terroristas, conflitos entre países e grupos, com o uso de tortura e rapto, causando danos psicológicos muito graves.
Segundo o Plano nacional de enfrentamento da violência sexual infantojuvenil, a promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no âmbito da família, da sociedade e do Estado, consideradas as condições de pessoas com deficiência e as diversidades culturais, étnico-raciais, religiosas, geracionais, territoriais, de gênero, de nacionalidade, de orientação sexual ou de opção política, constitui diretriz do eixo
  • A Estudos e Pesquisas.
  • B Participação e Protagonismo.
  • C Defesa e Responsabilização.
  • D Prevenção.
  • E Comunicação e Mobilização Social.

A atitude do personagem Calvin, no TEXTO 07, pode ser interpretada como provocada pelo medo de ser agredido. A violência escolar compreende um problema atual vivenciado por muitas escolas; o enfrentamento do bullying, neste contexto, se apresenta como uma das preocupações existentes no campo de atuação do assistente de alunos em instituições de ensino. Sobre o fenômeno bullying, é CORRETO afirmar que

  • A compreende um conjunto de ações de violência direta que atinge o indivíduo em sua integridade física e psicológica; caracteriza-se por ocorrer no ambiente escolar como fora dele e baseia-se sempre numa relação igualitária de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.
  • B compreende um conjunto de ações de violência direta que atinge o indivíduo em sua integridade física; caracteriza-se por ocorrer no ambiente escolar e baseia-se sempre numa relação desigual de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.
  • C compreende um conjunto de ações de violência indireta que atinge o indivíduo em sua integridade psicológica; caracteriza-se por ocorrer tanto no ambiente escolar como fora dele e baseia-se sempre numa relação desigual de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.
  • D compreende um conjunto de ações de violência direta que atinge o indivíduo em sua integridade física e psicológica; caracteriza-se por ocorrer no ambiente escolar e baseia-se sempre numa relação igualitária de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.
  • E compreende um conjunto de ações de violência direta ou indireta que atinge o indivíduo em sua integridade física e psicológica; caracteriza-se por ocorrer tanto no ambiente escolar como fora dele e baseia-se sempre numa relação desigual de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.