Questões de Temas Contemporâneos: bullying, violência, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais (Pedagogia)

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Um aluno está sendo ameaçado por outro colega fora da escola. Qual a primeira atitude que deve ser considerada?

  • A Ignorar o ocorrido, pois não aconteceu dentro da escola.
  • B Conversar com o aluno que está sendo ameaçado e oferecer apoio emocional.
  • C Comunicar imediatamente a direção da escola e os responsáveis pelo aluno.
  • D Confrontar o aluno agressor.

Um professor descobre que um aluno está sendo vítima de bullying. Considerando a ética profissional, como agir neste caso?

  • A Ignorar a situação, pois não é problema do professor e sim responsabilidade dos pais.
  • B Conversar com o aluno em particular, mas não tomar outras medidas, para evitar maior constrangimento ao aluno.
  • C Tentar resolver o problema sozinho, sem envolver outras pessoas, mantendo o sigilo.
  • D Denunciar o caso à direção da escola e tomar as medidas cabíveis.

Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas; portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade.
(HAMZE 2014, p. 1.)

Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O bullying afeta toda a sociedade; é um problema endêmico que precisa ser combatido. A violência velada é mais difícil de ser descoberta pelos profissionais da escola, a vítima sofre calada com medo de ser ainda mais prejudicada.
  • B A escola possui um papel de suma importância na conscientização, na qual o bullying não deve ser tratado como uma brincadeira. A violência escolar é um dos maiores desafios do século XXI, o que antes era algo eventual, tornou-se frequente desde os anos de 1990.
  • C O bullying apresenta vários sinais que podem ser detectados facilmente pelos pais e professores, sendo uma realidade inegável nas escolas, independentemente do turno de estudo, localização, grandiosidade da escola ou da cidade onde ela se localiza, se são séries finais ou iniciais ou, ainda, se a escola é pública ou privada.
  • D É uma ocorrência na qual atinge uma grande quantidade de pessoas ao redor do mundo, possuindo faixa etária definida para a violência, sendo forma agressiva e intencional de maltratar e inibir as vítimas. O educador tem que expor o bullying de forma que as crianças e os adolescentes compreendam que esse fenômeno acontece dentro e fora do ambiente escolar, podendo refletir na vida profissional e pessoal no futuro.

A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como depressão, distúrbios comportamentais, até suicídio. Diante dessa informação, analise a seguinte situação hipotética: um professor observa que o aluno está frequentemente envolvido em situações de bullying, mas em diferentes papéis: às vezes como vítima, outras vezes como agressor e, ocasionalmente como espectador. Esse comportamento complexo deve ser compreendido no contexto do bullying, considerando que o aluno:

  • A É bipolar e, portanto, oscila entre diferentes papéis.
  • B Está confuso sobre seu lugar social e alterna entre os papéis para se ajustar.
  • C Está apenas reagindo de maneira natural às diferentes dinâmicas sociais da escola.
  • D Pode estar reproduzindo comportamentos aprendidos e internalizados em diferentes contextos.

No currículo do ensino fundamental também devem ser incluídos temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, direito das crianças e dos adolescentes, preservação do meio ambiente, educação para o consumo, educação fiscal, trabalho, ciência e tecnologia, diversidade cultural e educação para o trânsito. Esses são temas contemporâneos que afetam a vida humana e devem ser trabalhados, preferencialmente, de maneira transversal. Trabalhar dessa forma significa:

I. Educar para a democracia por meio da vivência democrática na escola desde a estrutura escolar, passando pelo modo como a escola se insere na comunidade e se relaciona com ela, até a maneira como os profissionais se relacionam entre si como ocorre a distribuição de responsabilidades e de poder decisório.
II. Entender as relações entre professor e aluno, a relação com o conhecimento, o modo como se dá o ensino e a aprendizagem, as opções didáticas, os métodos, as organizações de atividades, a forma como o tempo e o espaço são organizados.
III. Permitir uma experiência educativa verdadeiramente democrática, que possibilite ensinar e aprender valores, atitudes conceitos e práticas sociais.
IV. Compreender que as práticas pedagógicas são sociais, mas não políticas.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.