Questões de Temas Contemporâneos: bullying, violência, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais (Pedagogia)

Limpar Busca

Para evitar equívocos conceituais, lembremos que a palavra “violência” não significa o mesmo que “agressividade”. A agressividade é uma força que permite proteger nossa existência de ameaças e vencer o medo ante o desconhecido. Sem o impulso da agressividade, ficaríamos à mercê das injustiças, da dominação, das humilhações e do medo que deixa sem ação, e as atitudes capazes de neutralizar esse estado paralisante, seriam inviáveis. “Violência”, por sua vez, refere-se ao uso intencional de uma força física ou psicológica que fere, intimida, desqualifica e mata.

DISKIN, L. Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas. São Paulo: Palas Athena; Brasília: UNESCO, 2021 (adaptado).

Com base no trecho acima, assinale a opção correta.

  • A A agressividade é um produto da existência de dinâmicas de violência que colocam em risco a vida individual.
  • B A erradicação da agressividade e da violência é uma condição para a promoção da verdadeira dignidade humana.
  • C O exercício da violência pode, eventualmente, ser combatido por meio do uso legítimo da agressividade.
  • D A violência é um fenômeno coletivo, enquanto a agressividade é uma característica individual.
  • E O uso da violência é justificado nos casos em que a integridade do indivíduo está sob ameaça.

Analise o gráfico a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Fonte: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/21460-aescola-e-o-bullying.html. Adaptado.


Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2019, 23% dos estudantes entrevistados admitiram ter sido ou serem vítimas de bullying, enquanto 12% reconheceram ter sido ou serem causadores responsáveis por essa prática.


Avalie se as medidas para reduzir os casos de bullying nas escolas incluem:



I. Acompanhar tanto o agente quanto a vítima, pois ambos podem estar enfrentando situações de violência, seja dentro ou fora do ambiente escolar.


II. Implementar projetos que envolvam a comunidade escolar para prevenir os casos de bullying, pois cabe exclusivamente à escola criar um ambiente seguro.


III. Permitir que os alunos tenham autonomia para resolver seus próprios conflitos, considerando que o bullying é classificado como brigas comuns e eventuais.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

O fenômeno bullying tem ganhado significativa visibilidade e atenção em todo o mundo, seja pela comunidade em geral ou por profissionais de distintas áreas, como saúde, educação e psicologia. Sabe-se que ele não se restringe ao âmbito escolar, embora grande parte da atenção dada ao fenômeno tenha ocorrido nessa área. O bullying é uma forma perversa de relação interpessoal que ocorre no seio de um grupo – entendido em seu sentido amplo, por meio de agressões intencionais e com certa frequência contra um alvo que se encontra numa situação de desvantagem – física ou psicológica.

(Del Barrio; Martín; Almeida; Barrios, 2003.)



Considerando que o bullying é um fenômeno multicausal, apontando fatores de risco que compreendem questões culturais, diferenças individuais, ambiente familiar e até fatores pessoais, é correto afirmar que:

  • A Trata-se das características físicas, orientação sexual, gênero, etnia, status socioeconômico ou habilidades acadêmicas e esportivas.
  • B Relaciona-se à pressão dos colegas e desejo de se encaixar em um grupo social, ou seja, a busca por aceitação e status dentro do grupo pode incentivar comportamentos agressivos.
  • C Refere-se a alunos que crescem em ambientes familiares marcados por violência, negligência ou falta de apoio emocional, podendo manifestar-se em comportamentos agressivos na escola.
  • D Tange a modelos de educação autoritária, permissiva e formas agressivas, falta de diálogo, violência estrutural, preconceitos, valores (não morais) socialmente aceitos, como status social, individualidade, e culto ao corpo.

Qual é o principal objetivo da valorização da diversidade cultural em uma sociedade?

  • A Promover a homogeneização cultural.
  • B Garantir que todas as culturas sejam iguais.
  • C Reconhecer e respeitar as diferentes expressões culturais.
  • D Eliminar as diferenças entre os grupos étnicos.
  • E Ignorar as tradições culturais para evitar conflitos.

Qual é o papel da educação em sexualidade e gênero nas escolas?

  • A Promover a igualdade de gênero e os direitos humanos, capacitando crianças e jovens para uma vida mais saudável e segura.
  • B Evitar a iniciação sexual precoce e reduzir a frequência de relações sexuais e número de parceiros entre jovens.
  • C Aumentar a atividade sexual e o comportamento de risco entre os jovens.
  • D Reduzir a evasão escolar de meninas causada por gravidez ou casamento precoce.
  • E Desmentir teorias que afirmam que a educação em sexualidade aumenta as taxas de infecção por HIV.