Questões de Temas de Marketing (Marketing)

Limpar Busca
Sobre marketing na saúde, assinale a alternativa correta. 
  • A Até o início da década de 1970, a relação entre as áreas de marketing e saúde era amplamente conhecida, resultando na expansão dos estudos da aplicação do marketing em diversas áreas de atividade
  • B O marketing na saúde, inicialmente, tinha como foco principal a criação de vínculos entre o hospital e o utente, destacando-se pela promoção de imagem e divulgação de mensagens persuasivas
  • C A aplicação do marketing na saúde consolidou-se principalmente na década de 1990, com os avanços tecnológicos, direcionando o foco para a satisfação do consumidor e afastando-se da ênfase na promoção de imagem
  • D Borba (2009) destaca que o marketing na saúde é reconhecido apenas como uma ferramenta empresarial, não tendo relevância na melhoria das práticas, produtos e serviços de saúde
  • E A relação entre marketing e saúde permite que os serviços de saúde atendam exclusivamente às necessidades e desejos da instituição, sem considerar a satisfação e o bem-estar do consumidor

Conforme Almeida (2022), o Inbound Marketing se concentra em proporcionar valor em todas as interações com a marca, desde a descoberta inicial até o processo de pós-venda, já que se propõe a estabelecer relacionamentos duradouros com os consumidores. Dessa forma, o Inbound Marketing visa atrair clientes potenciais de forma orgânica e não intrusiva, criando confiança e fidelidade à marca ao longo do tempo. Considerando esses aspectos, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia relacionada aos conceitos fundamentais do Inbound Marketing.

  • A Anúncios pagos em mídias tradicionais.
  • B Envolvimento ativo em redes sociais para promover a marca.
  • C Envio de e-mails em massa para uma lista de contatos previamente comprada.
  • D Criação de conteúdo relevante e útil para atrair e envolver os clientes.
  • E Utilização de técnicas agressivas de vendas para alcançar metas de receita.

No que diz respeito ao marketing digital, julgue o seguinte item.


SEO (search engine optimization) é uma técnica que possibilita que uma marca e seus produtos, mediante pagamento para empresas proprietárias de sites de busca, apareçam nos resultados de pesquisa desses sites.  

  • Certo
  • Errado

Na gestão do Ministro Celso Furtado, foi aprovada a Lei nº 7.505, de 2 de julho de 1986, que ficou conhecida como Lei Sarney e tinha por objetivo:

  • A valorizar a cultura e artistas nacionais e internacionais, facilitando shows de artistas estrangeiros e grandes festivais, que tinham por objetivo o lucro das grandes empresas, redução da inflação e do desemprego no setor cultural.
  • B conceder benefícios fiscais na área do imposto de renda para operações de caráter cultural ou artístico, objetivando unicamente o aumento da lucratividade das grandes empresas.
  • C conceder benefícios fiscais para grandes empresas que financiassem projetos culturais, com o objetivo de reduzir a inflação.
  • D valorizar a cultura e artistas nacionais através de editais de captação direta de recursos, que se tornou uma prática recorrente em todos os governos seguintes.
  • E conceder benefícios fiscais na área do imposto de renda para operações de caráter cultural ou artístico, objetivando criar um processo de renascimento cultural no país.

Sobre Mecenato, é correto afirmar que:

  • A o mecenato é visto como o resultado da paixão de seres de alma sensível, tocados pelo nobre apelo da criação artística, que almejavam elevar a produção humana ao que ela possuía de mais belo, buscando também o retorno financeiro.
  • B o mecenato, como o entendemos hoje, é a primeira forma de associação entre capital e cultura, em especial com as artes e possui um objetivo meramente comercial.
  • C o mecenato, como o entendemos hoje, é a primeira forma de associação entre capital e cultura, em especial com as artes e, ao não ter um objetivo comercial, não integra o processo de marketing cultural.
  • D o mecenas tradicional, provedor de recursos financeiros ao campo das artes, aparece na literatura e na história em busca de contrapartidas, visando a garantia da mais sublime expressão artística.
  • E os mecenas nunca tiveram importância social e cultural e sem eles, teríamos de toda forma as mesmas obras de incontestável beleza, que ao longo dos séculos vêm emocionando pessoas de todas as origens, idades e predileções artísticas que temos atualmente.