Questões de Temas Educacionais Pedagógicos (Pedagogia)

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A partir do artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, de Araujo e Frigotto (2015), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.

PORQUE

II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

Segundo Saviani (apud Libâneo et al., 2012), são pressupostos para a construção do Sistema Nacional de Educação:

I. Conhecimento das estruturas da realidade.
II. Conhecimento dos problemas educacionais.
III. Conhecimento das representações dos conteúdos formais.
IV. Teoria da educação.
V. Grupos de interesses políticos e econômicos.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas II e V.
  • C Apenas I, II e IV.
  • D Apenas I, III e V.
  • E I, II, III, IV e V.

Referente à didática, conforme Veiga (2006), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A natureza das finalidades da educação brasileira precisa ser atingida em sua tríplice dimensionalidade: “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, e sua qualificação para o trabalho” (Lei nº 9.394/1996, art. 2º).
  • B Ensinar é um ato intencional. Com efeito, o ensino exige uma direção, um norte que remeta a uma diversidade de objetivos não detalhados e pouco complexos.
  • C O ato de ensinar não é linear nem independente do contexto social.
  • D Os registros dos professores evidenciaram a importância da intencionalidade do ato de ensinar.
  • E O ensino é um processo intencional, sistemático e flexível, que visa à obtenção de determinados resultados, tais como: conhecimentos, habilidades, atitudes, entre outros.

Conforme Ferreira (2010), supervisão é um termo originário da administração de empresas, é sinônimo de gerência – to manage – gerenciar, que significa __________ um processo em curso. O controle é, de fato, o conceito fundamental de todos os sistemas gerenciais, como é explicitado por todos os teóricos da gerência. A origem da função do supervisor está no __________ entre aqueles que executam o processo e os que se beneficiam dele, entre os que administram e os que executam, a partir de relações sociais que estruturam o processo produtivo. [...] Como elemento constitutivo da administração, tem por __________________ o objeto a que se destina: a supervisão de empresas, ou a gerência na empresa, e visa controlar a qualidade do que é produzido na empresa de acordo com suas finalidades. [...] A concepção da administração empresarial inspirou a supervisão educacional ou escolar, nos Estados Unidos e, a partir daí, no Brasil e na América Latina, como elemento de controle da produtividade do ensino e do aperfeiçoamento da técnica, com a necessidade de implantação de reformas educacionais que atendessem às necessidades _______________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A dinamizar – acordo – metas e estratégias – reais da escola pública
  • B monitorar – conflito – critério – e interesses dos trabalhadores
  • C orientar – desacordo – métodos e técnicas – e interesses dos trabalhadores
  • D controlar – antagonismo – princípios e metas – do modo de produção capitalista
  • E regular – antagonismo – metas e estratégias – do modo de produção socialista

Considerando o tema educação inclusiva, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Definida como a substituição de um modelo centrado no “todo”, criança e ambiente, para um modelo focado no “defeito” da criança, levando em consideração as variáveis que produzem a inclusão educacional escolar e a político-social de inúmeras pessoas.
( ) Refere-se a qualquer aprendiz, não sendo mais exclusiva do alunado da educação especial.
( ) A cultura e a prática escolar são definidoras de práticas de exercício da cidadania somente para aqueles que estão dispostos a aprender.
( ) A escola também reflete a sociedade na qual está inserida, podendo contribuir para que esta se torne menos elitista.
( ) Escolas receptivas e responsivas, isto é, inclusivas, não dependem apenas dos seus gestores e educadores, mas de um contexto mais amplo, que envolve as políticas sociais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – F – V – F – V.
  • B V – V – F – V – V.
  • C F – V – F – V – V.
  • D V – V – V – F – F.
  • E F – F – F – V – F.