A partir do artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, de Araujo e Frigotto (2015), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.
PORQUE
II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
- A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- E As asserções I e II são proposições falsas.