Leia o trecho a seguir a respeito das diversas concepções pedagógicas classificadas em função da relação entre teoria e prática.
Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a 1ª é composta por concepções pedagógicas que priorizam a teoria sobre a prática e a 2ª é composta por concepções que, no limite, dissolvem a teoria na prática. No primeiro grupo estariam as diversas modalidades de pedagogia tradicional, sejam elas situadas na vertente religiosa ou na leiga; no segundo as correntes renovadoras, desde seus precursores como Rousseau e, de alguma forma, também Pestalozzi e Froebel, passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas e ao construtivismo que desembocam na questão de como aprender.
Adaptado de SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira, Campinas, 2005, p. 1-2.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma tendência comum das concepções pedagógicas renovadoras.
-
A O problema fundamental pode ser traduzido pela pergunta “como ensinar”, cuja resposta consiste na tentativa de se formular métodos sistemáticos de ensino.
-
B O eixo do trabalho pedagógico desloca-se da atividade prática e espontânea para a compreensão intelectual, o aspecto lógico e os conteúdos cognitivos.
-
C A prática é determinada pela teoria que a molda fornecendo-lhe o conteúdo e a forma de transmissão pelo docente, visando otimizar a assimilação pelo aluno.
-
D A escola é concebida como um espaço aberto à iniciativa dos alunos que interagem entre si e com o professor, realizando a própria aprendizagem e construindo seus conhecimentos.
-
E As teorias de ensino fundamentam-se na centralidade da instrução e pensam a escola como uma agência centrada no professor, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade.