Questões de Tendências Pedagógicas (Pedagogia)

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A respeito das tendências pedagógicas brasileiras, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes tendências às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Tendências liberais.
2. Tendências progressistas.

Coluna 2

( ) Renovada não diretiva (Escola Nova).
( ) Libertadora.
( ) Tecnicista.
( ) Tradicional.
( ) Histórico-crítica.
( ) Renovadora Progressivista.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 1 – 2 – 1 – 1 – 1.
  • B 1 – 2 – 1 – 1 – 2 – 1.
  • C 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2.
  • D 2 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • E 2 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1.

De acordo com Libâneo (1990), as tendências pedagógicas têm um impacto significativo nas práticas educativas. Analise as afirmativas a seguir que representam corretamente as tendências pedagógicas discutidas pelo autor.

I- A educação tradicional prioriza a memorização e a transmissão unidirecional de conteúdo.
II- A educação libertadora visa ao empoderamento do aluno por meio da crítica e da reflexão.
III- A educação escolarizada enfatiza a divisão rígida entre disciplinas, sem promover articulação entre elas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E III, apenas.

Qual tendência pedagógica, surgida no século XX, teve como principal característica a aplicação de métodos científicos à educação, buscando a eficiência e a produtividade?

  • A Pedagogia tradicional
  • B Escolanovismo
  • C Tecnicismo
  • D Pedagogia crítica

Qual a principal diferença entre a visão tradicional de ensino e a abordagem construtivista?

  • A Na visão tradicional, o professor transmite o conhecimento pronto, enquanto no construtivismo o aluno constrói seu próprio conhecimento.
  • B Não há diferença entre as duas abordagens, pois ambas visam a transmissão do conhecimento.
  • C A visão tradicional valoriza a memorização, enquanto o construtivismo enfatiza a criatividade.
  • D A visão tradicional é mais eficaz para todos os alunos, enquanto o construtivismo é mais adequado para alunos com dificuldades de aprendizagem.

A teoria pedagógica histórico-crítica defende que, se o povo tiver acesso ao saber erudito, o saber erudito deixará de ser sinal distintivo das elites, quer dizer, ele poderá tornar-se popular. Uma das repercussões dessa concepção para o trabalho escolar pode ser sintetizada como

  • A a defesa intransigente do empiricismo como ponto de partida e chegada do ato educativo.
  • B a defesa intransigente da socialização das formas mais desenvolvidas do conhecimento científico, filosófico e artístico no ensino destinado aos filhos e às filhas das classes populares.
  • C o rechaço a todo saber produzido pelos dominadores. Sob o ponto de vista desta teoria impor o conhecimento dos dominadores, significa perpetrar uma prática etnocêntrica sobre os(as) discentes das classes subalternas.
  • D o rechaço a todo saber produzido pelos dominados. Ou seja, para esta teoria pedagógica, a escola deverá preterir o saber produzido no âmbito do senso comum, categorizado como conhecimento pseudoconcreto e, por isto, dispensável no ato de reproduzir a humanidade em cada indivíduo singular.