Questões de Tendências Pedagógicas (Pedagogia)

Limpar Busca

Pode-se considerar que, do ponto de vista da Pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira seria composta pelas concepções pedagógicas que dariam prioridade à teoria sobre a prática, subordinando esta àquela, sendo que, no limite, dissolveriam a prática na teoria. A segunda tendência, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática e, no limite, dissolvem a teoria na prática.
Nesse sentido, marque a alternativa que expressa a concepção que subordina a teoria à prática.

  • A As diferentes modalidades da Pedagogia Nova.
  • B As modalidades de Pedagogia Tradicional.
  • C A modalidade é traduzida pela pergunta “como ensinar”.
  • D As respostas servem para formular métodos de ensino.
  • E A preocupação está centrada nas “teorias do ensino”.

Durante uma excursão escolar ao parque natural da cidade, a professora Clara orientou os alunos a observarem a flora e a fauna locais. Ela pediu que anotassem suas observações em um diário de campo, tirassem fotos das plantas e animais que encontrassem e fizessem perguntas uns aos outros sobre o que viam. Clara incentivou os alunos a se dividirem em pequenos grupos para explorar diferentes áreas do parque e, ao final da excursão, cada grupo apresentou suas descobertas para a turma, discutindo sobre a importância da preservação ambiental. Em sala de aula, a professora utilizou essas observações para aprofundar os estudos sobre ecossistemas, promovendo debates e atividades práticas relacionadas ao tema. Com base nas estratégias de ensino explícitas no caso hipotético, trata-se de abordagem pedagógica que permeia a prática da professora Clara:

  • A Tendência Progressista Libertária.
  • B Tendência Progressista Libertadora.
  • C Tendência Liberal Renovada Progressivista.
  • D Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.

Nos anos 1960-70, em um contexto marcado pelo golpe militar, imprimiu-se uma nova orientação pedagógica ao sistema educacional brasileiro com base na “teoria do capital humano” de T. W. Schultz, elaborada originalmente para explicar os ganhos de produtividade gerados pelo fator humano na produção. Aplicada ao campo pedagógico, essa teoria reforçou a ideia de que o trabalho humano, quando qualificado por meio da educação, é um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica e do crescimento de um país.
No Brasil, a teoria do capital humano aplicada à educação levou à tendência pedagógica que considera a escola

  • A produtiva, ao prestar um serviço para o aprimoramento dos indivíduos indistintamente e promover seu desenvolvimento no seio de uma sociedade sem antagonismos.
  • B improdutiva, por ser uma instituição vinculada ao mundo do intelecto, à pesquisa científica e restrita a uma elite que pode desfrutar da mesma como um bem de consumo.
  • C produtiva, mas a serviço exclusivo do capital, o que subordina a educação à lógica do mercado e aos interesses das classes dominantes, aumentando as desigualdades sociais.
  • D improdutiva, uma vez que é incapaz de vincular tecnicamente a educação ao processo produtivo, devendo ser condensada e abrir espaço para cursos técnicos.
  • E produtiva, por formar cidadãos e qualificar os educandos a viver em sociedade, tornando-os capazes de solucionar os principais desafios sociais do país.

Leia o trecho a seguir a respeito das diversas concepções pedagógicas classificadas em função da relação entre teoria e prática.


Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a 1ª é composta por concepções pedagógicas que priorizam a teoria sobre a prática e a 2ª é composta por concepções que, no limite, dissolvem a teoria na prática. No primeiro grupo estariam as diversas modalidades de pedagogia tradicional, sejam elas situadas na vertente religiosa ou na leiga; no segundo as correntes renovadoras, desde seus precursores como Rousseau e, de alguma forma, também Pestalozzi e Froebel, passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas e ao construtivismo que desembocam na questão de como aprender.

Adaptado de SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira, Campinas, 2005, p. 1-2.


Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma tendência comum das concepções pedagógicas renovadoras.

  • A O problema fundamental pode ser traduzido pela pergunta “como ensinar”, cuja resposta consiste na tentativa de se formular métodos sistemáticos de ensino.
  • B O eixo do trabalho pedagógico desloca-se da atividade prática e espontânea para a compreensão intelectual, o aspecto lógico e os conteúdos cognitivos.
  • C A prática é determinada pela teoria que a molda fornecendo-lhe o conteúdo e a forma de transmissão pelo docente, visando otimizar a assimilação pelo aluno.
  • D A escola é concebida como um espaço aberto à iniciativa dos alunos que interagem entre si e com o professor, realizando a própria aprendizagem e construindo seus conhecimentos.
  • E As teorias de ensino fundamentam-se na centralidade da instrução e pensam a escola como uma agência centrada no professor, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade.

Leia o trecho a seguir.
O professor desempenha o papel ativo de transmissor. Compartilha suas experiências. Dá e o aluno recebe. O aluno aplicado capta a estrutura de fatos ou ideias. Se o aluno não for ágil, o professor o impressiona com os fatos, incute nele as ideias, ou inculca o bom gosto e o gosto de ap
render. Adaptado de: SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo, EDUSP. 1972, p. 2.

A tendência pedagógica descrita no trecho é a(o)

  • A Libertadora.
  • B Behaviorismo.
  • C Construtivista.
  • D Crítico-social dos conteúdos.
  • E Renovadora não diretiva.