Questões de Teoria Comportamental da Administração (Administração Geral)

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Ao anotar compromissos e reuniões, devem-se observar a data, o

  • A local, o horário de chegada e saída e a pauta de reunião.
  • B horário, o local, os assuntos e a pessoa ou empresa contatada.
  • C local, o horário de chegada, a ata de reunião e os convidados.
  • D assunto, o local e o check-list.
  • E horário de chegada, o material necessário e a ata de reunião.

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) Administração Científica de Taylor preconizava a organização racional do trabalho, que tinha como pilares o estudo dos tempos e movimentos, o estudo da fadiga humana, a unidade de comando, a análise das condições ambientais e sociais de trabalho e a padronização.

( ) A Teoria Neoclássica se caracteriza pela reafirmação dos postulados clássicos, pela ênfase nos aspectos da prática da administração e nos resultados, uma de suas principais propostas é a Administração por Objetivos.

( ) A preocupação com a construção de modelos abertos que pautem a interação da organização com o ambiente surge a partir da Teoria Estruturalista, abordando os processos de interação entre as partes da organização, assim como da organização com o ambiente.

( ) A Abordagem Comportamental tem raízes na Teoria das Relações Humanas e amplia a abordagem do comportamento social para o comportamento organizacional, uma de suas principais expressões é o movimento do Desenvolvimento Organizacional.

( ) Uma das características que diferencia a Teoria da Contingência é que ela não propõe um modelo padrão para estrutura e organização, mas que as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais.

  • A V – V – F – V – V.
  • B V – F – V – F – F.
  • C V – V – V – F – F.
  • D F – V – F – V – V.
  • E F – F – V – V – F.

Dentro das organizações, os grupos informais, também chamados grupos de amizade, organizam-se naturalmente por meio de adesões espontâneas de pessoas que com eles se identificam. A hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos grupos informais.

Um dos desafios do administrador moderno é transformar grupos de pessoas em equipes eficazes capazes de crescer e de se auto-gerenciar. A diferença entre grupos e equipes é enorme. Os primeiros trabalham juntos geograficamente, mas separados psicologicamente. Para alcançar essa transformação, os grupos precisam participar de um conjunto de atividades.

Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a afirmação apresentada:

  • A Formação: os membros do grupo devem definir as regras básicas para que possam conviver socialmente e de maneira saudável.
  • B Integração de objetivos: para que não haja disputas ou conflitos de poder ou de posição no alcance dos objetivos comuns.
  • C Normas: os membros devem concordar sobre metas que compartilham e desenvolver relações humanas mais próximas.
  • D Desempenho: os membros devem canalizar suas energias para seus interesses pessoais

Após a realização de um grande levantamento dos hábitos de consumo de gás em domicílios de uma determinada cidade, os pesquisadores perceberam que havia dois tipos de consumidores desse produto naquela região. Um grupo de consumidores utilizava gás apenas em fogões e fornos para a preparação de alimentos, enquanto outro grupo utilizava gás unicamente para aquecer a água utilizada em banhos diários.
Nesse caso, a pesquisa apresenta um mercado de consumo de gás segmentado, com base na variável

  • A geográfica
  • B incremental
  • C psicográfica
  • D demográfica
  • E comportamental

O gerente tinha a seu alcance todos os dados sobre transações da empresa e facilmente acessava informações a respeito do processo industrial. No entanto, a comunicação entre seus subordinados e outras equipes era muito precária, já que os sistemas de correio eletrônico da empresa eram lentos e pouco confiáveis.
Nesse caso, há um problema no tipo de sistema de informação denominado sistema de

  • A apoio gerencial
  • B suporte de decisão
  • C controle de processos
  • D colaboração empresarial
  • E processamento da transação