Questões de Teoria da Imagem (Jornalismo)

Limpar Busca
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica é um dos textos mais conhecidos do teórico Walter Benjamin, no qual ele
  • A discute os impactos de tecnologias como a fotografia e o cinema sobre a aura das obras de arte.
  • B defende que as reproduções fiéis de uma obra de arte tenham o mesmo valor da obra original.
  • C afirma que as obras de arte só puderam ser reproduzidas com o advento das linguagens técnicas como a fotografia.
  • D afirma que, com a reprodutibilidade técnica, as falsificações de obras de arte feitas manualmente recobram a sua aura
  • E propõe que aura inerente às obras de arte está presente também em suas reproduções.

Em cada período histórico, a cultura fica sob o domínio da técnica ou da tecnologia de comunicação mais recente. Contudo, esse domínio é insuficiente para asfixiar os princípios semióticos que definem as formações culturais preexistentes. Afinal, a cultura comporta-se sempre como um organismo vivo e, sobretudo, inteligente, com poderes de adaptação imprevisíveis e surpreendentes. Nessa perspectiva a utilização da semiótica nas produções da cibercultura

  • A concentra-se na análise intratextual das produções audiovisuais.
  • B permite a análise textual reduzida às formalizações linguísticas do texto verbal e oral.
  • C permite a análise de sequências de imagens, gráficos, sons e locuções que compõem as diferentes linguagens culturais, suscitando a multiplicidade de sentidos.
  • D possibilita a compreensão das produções audiovisuais, centrada no modelo unidirecional do sentido e na unicidade do texto linguístico.

Em relação ao uso de imagens em produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A No Adobe Photoshop, é impossível aplicar filtros para desfocar o plano de fundo de uma imagem.
  • B A disponibilização de material fotográfico em salas de imprensa online deve prezar pela atualidade e pela exclusividade.
  • C O uso de imagens de qualidade em um release aumenta as chances de aproveitamento do material por redações jornalísticas.
  • D A fotografia é um instrumento secundário na construção da visibilidade e da imagem corporativa da organização.
  • E O After Effects pode ser utilizado para criar animações de texto para produtos visuais comunicacionais, mas sem a possibilidade de recursos 2D e 3D.

Quanto ao paradigma da imagem e da representação fotográfica, considera-se que imagens podem ser reproduzidas à vontade e alcançar cada receptor isolado, onde quer que ele esteja. Em relação a esses paradigmas, assinale a opção correta.

  • A As imagens tornam-se cada vez menos transportáveis.
  • B Uma imagem, isoladamente, não é uma mensagem.
  • C Uma imagem tem emissor, mas nem sempre se direciona a um receptor.
  • D Uma imagem é uma questão de transporte que, invariavelmente, estabelece uma relação de procura do receptor pelo emissor.
  • E Os receptores das imagens são cada vez mais imóveis.

Tendo em vista que os elementos fotográficos que permitem a construção e a captura da imagem podem representar e caracterizar a linguagem fotográfica, assinale a opção correta acerca de tais elementos.

  • A Plano refere-se ao distanciamento da câmara em relação ao objeto, sem contemplar o arranjo dos elementos de cena no enquadramento.
  • B Foco possibilita manipular o tamanho da imagem, mas não permite controlar sua nitidez.
  • C Composição corresponde à organização visual dos elementos, fruto da influência mútua dos componentes visuais.
  • D Equilíbrio não tem relação com a composição em si, mas, sim, com a capacidade do fotógrafo de manter-se em equilíbrio no ambiente.
  • E Iluminação permite destacar um elemento em detrimento de outros, mas não acrescentar aspecto subjetivo, podendo, ainda, diminuir as possibilidades de interligação entre elementos da linguagem.