Questões de Teoria das Organizações (Relações Públicas)

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Julgue o item a seguir, no que diz respeito a relações públicas e à assessoria de imprensa. 


Entre as atividades de quem atua com relações públicas está a de fazer o diagnóstico do relacionamento das entidades para as quais trabalham com seus públicos.

  • Certo
  • Errado

Uma empresa que busca envolver seus funcionários em seus principais objetivos e compor um time que “veste a camisa” investe em uma comunicação organizacional.

Trata-se de uma comunicação centrada em quatro dimensões, a saber:

  • A cultural, instrumental, corretiva e humana
  • B estratégica, econômica, arquitetônica e humana
  • C arquitetônica, econômica, humana e cultural
  • D humana, estratégica, instrumental e corretiva
  • E humana, instrumental, cultural e estratégica

O objeto formal da atividade profissional de relações públicas é a bipolaridade cooperação/conflito contida no processo de interação que ocorre no sistema organização-públicos, e sua matéria-prima é a informação. Essa descrição se refere a qual abordagem?

  • A Teoria comportamental.
  • B Comunicação dirigida.
  • C Comunicação integrada.
  • D Excelência.
  • E Função política.

Assinale a opção que contém a definição apresentada por Farias (2011) como o estado ou sentimento associado a uma pessoa ou instituição, formado pelo conhecimento e pela percepção de um indivíduo em relação a essa pessoa ou organização. É formado(a) pela identificação da legitimidade existente entre os valores e princípios da empresa e suas ações e os valores e interesses de seus públicos.

  • A Macroambiente.
  • B Stakeholders.
  • C Opinião Pública.
  • D Reputação.
  • E Credibilidade.

Comunicadores gerenciam relacionamentos e lidam com opinião pública, comportamentos e conflitos. Entre os principais desafios da área, está o de avaliar resultados. A literatura em comunicação organizacional apresenta alguns modelos de avaliação, a depender dos objetivos de comunicação, entre os quais, pode‐se citar o modelo

  • A contínuo, que estabelece um valor monetário para os efeitos de comunicação.
  • B Yardstick, que mede a efetividade da comunicação, verificando número e qualidade dos produtos e da audiência.
  • C de variação compensatória, que estabelece um comparativo com o trabalho de comunicação da concorrência da organização.
  • D de duas fases, que avalia se as mensagens emitidas pela comunicação foram compreendidas e retidas pelo público.
  • E de curta duração, que estabelece um controle enquanto as ações estão sendo implementadas.