Questões de Teorias curriculares (Pedagogia)

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Considerando as teorias do currículo, as chamadas Teorias Críticas estão constituídas em torno de grandes categorias teóricas nas quais são enfatizados os conceitos de

  • A ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, emancipação.
  • B ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, organização, planejamento, objetivos.
  • C identidade, diferença, subjetividade, discurso, saberpoder, cultura, multiculturalismo.
  • D gênero, raça, etnia, resistência, poder, sexualidade, igualdade, diferença.

Assinale a alternativa correta em relação às teorias do currículo.

  • A As teorias tradicionais consideram-se neutras, científicas e desinteressadas.
  • B As teorias tradicionais consideram-se científicas e desinteressadas, mas não neutras.
  • C As teorias críticas e as pós-críticas argumentam que toda teoria é neutra, científica ou desinteressada.
  • D As teorias críticas argumentam que toda teoria é neutra, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.
  • E As teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, e que independem das relações de poder.

Qual é o principal papel da teoria do currículo na educação contemporânea?

  • A A teoria do currículo se preocupa exclusivamente em analisar as grades horárias e roteiros de exames para manter a ordem em sala de aula e todos os documentos organizados.
  • B A teoria do currículo deve unir os papéis crítico e normativo, ajudando a desenvolver currículos que ampliem as oportunidades de aprendizagem e não apenas as reproduzam.
  • C A função da teoria do currículo é garantir que os conteúdos ensinados sejam sempre baseados em competências e habilidades técnicas com aprimoramento da criatividade.
  • D A principal função da teoria do currículo é garantir que as escolas sigam padrões internacionais de ensino para que as avaliações sejam padronizadas e os investimentos garantidos.
  • E A teoria do currículo busca apenas a padronização do ensino em todas as instituições de ensino para garantir que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos em equidade.

Pesquisadores no âmbito educacional, que discutem questões relacionadas ao currículo escolar, sinalizam que há ensinamentos e aprendizagens que acontecem de forma implícita, ou seja, nas entrelinhas das relações que se estabelecem no ambiente escolar.

Tais pesquisadores categorizam essas aprendizagens informais como currículo:

  • A Oculto.
  • B Eletivo.
  • C Opcional.
  • D Secundário.
  • E Segregador.

Com base nas concepções de alguns autores e pesquisadores, o conceito de currículo pode ser entendido como:

1. Um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de uma forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar.
2. Um instrumento norteador e completo, capaz de ser possível auxiliar na elaboração do plano de ensino, levando em consideração as adversidades da realidade da sala de aula.
3. Um caminho metodológico, cujo objetivo é alcançar uma educação cartesiana, sendo desenvolvido em uma instituição de educação formal e seguindo determinados padrões de qualidade.
4. O currículo é o cruzamento de práticas diferentes e se converte em configurador, por sua vez, de tudo o que podemos denominar como prática pedagógica nas aulas e nas escolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.