Com base nas concepções de alguns autores e pesquisadores, o conceito de currículo pode ser entendido como:
1. Um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de uma forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar.
2. Um instrumento norteador e completo, capaz de ser possível auxiliar na elaboração do plano de ensino, levando em consideração as adversidades da realidade da sala de aula.
3. Um caminho metodológico, cujo objetivo é alcançar uma educação cartesiana, sendo desenvolvido em uma instituição de educação formal e seguindo determinados padrões de qualidade.
4. O currículo é o cruzamento de práticas diferentes e se converte em configurador, por sua vez, de tudo o que podemos denominar como prática pedagógica nas aulas e nas escolas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
-
A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
-
B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
-
C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
-
D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
-
E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.