Questões de Teorias curriculares (Pedagogia)

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O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).


Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

  • A O currículo formal ou oficial é aquele estabelecido pelos professores, respeitando as diretrizes curriculares nos objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo, bem como o Projeto Político Pedagógico. O exemplo de currículo formal ou oficial do IFSP é chamado de Plano de Ensino.
  • B O currículo real é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É tanto o que sai das ideias e da prática dos professores, da percepção e do uso que eles fazem do currículo formal, quanto o que fica na percepção dos alunos. Alguns autores chamam de experienciado o currículo tal qual é internalizado pelos alunos. É importante ter claro que, muitas vezes, o que é realmente aprendido, compreendido e retido pelos alunos não corresponde ao que os professores ensinam ou creem estar ensinando.
  • C O currículo oculto refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. É chamado de oculto porque não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem. Podemos chamar o currículo oculto de currículo de referência.
  • D A distinção entre os vários níveis de currículo serve para mostrar que aquilo que os alunos aprendem na escola ou deixam de aprender depende apenas das disciplinas previstas na grade curricular.

O princípio curricular mobilizado para instigar o estudante a ultrapassar o senso-comum e construir formas mais elaboradas de pensamento é denominado

  • A fruição da cultura corporal.
  • B instrumentalização do saber.
  • C problematização da prática social.
  • D uso e apropriação do conhecimento.
  • E confronto e contraposição de saberes.

Na Educação 3.0, a escolha e a organização do currículo são:

  • A Realizadas por disciplina ou unidade de aprendizagem.
  • B Orientadas pela aplicação do conhecimento.
  • C Realizadas através da centralização do saber docente.
  • D Realizadas pela quantidade de informações acumuladas universalmente.
  • E Direcionadas pelo critério de informação relevante do passado.

Dentre os desafios atuais da educação, está a questão do currículo. Nesse sentido, segundo Moran (2022), o currículo precisa:

I. Estar ligado à vida e ser descontextualizado dos acontecimentos cotidianos.
II. Fazer sentido e ter significado para os alunos.
III. Valorizar a inserção profissional e as aprendizagens já alcançadas pelos alunos.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Sobre a ideia de organização, prévia ou não, de experiências, situações de aprendizagem realizadas por docentes, redes de ensino de forma de levar a cabo um processo educativo (LOPES, MACEDO, 2011, p.19) está o que tem sido denominado currículo.
Para Silva (2001), as teorias curriculares permitem questionar, ora se complementam e são necessárias para pensarmos nos rumos da educação e nas relações sociais, de modo geral.
Sobre as Teorias Tradicionais de Currículo, As Teorias Críticas e Teorias Pós-críticas avalie as afirmativas a seguir.

I. Teoria tradicional: o saber, expresso no currículo tradicional, está ligado à situação existencial das pessoas envolvidas no ato de conhecer, portanto o papel de uma educação consciente é adaptar os indivíduos de forma participativa à sociedade.
II. Teorias Críticas: problematizaram o que é considerado conhecimento escolar, entendendo que a seleção de conteúdos consiste no resultado de um processo envolvendo conflitos e disputas e relações de poder.
III. Teorias Pós-Críticas: articulam-se às Teorias Críticas ressignificando as relações saber-poder que operam via conhecimento escolar, pois os sujeitos que fixam sentidos de conhecimento escolar têm valor posicional e contingente. Um posicionamento teórico que questiona a ideia de uma modernidade, na qual os sujeitos, as relações e as instituições são percebidos de formas essencializadas e engessadas, passando a operar com a dinâmica de uma sociedade que desestabiliza os sentidos de verdade sobre sujeitos e “coisas deste mundo” até então hegemônicos.

Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E I, II e III.