O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).
Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
- A O currículo formal ou oficial é aquele estabelecido pelos professores, respeitando as diretrizes curriculares nos objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo, bem como o Projeto Político Pedagógico. O exemplo de currículo formal ou oficial do IFSP é chamado de Plano de Ensino.
- B O currículo real é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É tanto o que sai das ideias e da prática dos professores, da percepção e do uso que eles fazem do currículo formal, quanto o que fica na percepção dos alunos. Alguns autores chamam de experienciado o currículo tal qual é internalizado pelos alunos. É importante ter claro que, muitas vezes, o que é realmente aprendido, compreendido e retido pelos alunos não corresponde ao que os professores ensinam ou creem estar ensinando.
- C O currículo oculto refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. É chamado de oculto porque não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem. Podemos chamar o currículo oculto de currículo de referência.
- D A distinção entre os vários níveis de currículo serve para mostrar que aquilo que os alunos aprendem na escola ou deixam de aprender depende apenas das disciplinas previstas na grade curricular.