Questões de Teorias curriculares (Pedagogia)

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Considerando as teorias do currículo, as chamadas Teorias Críticas estão constituídas em torno de grandes categorias teóricas nas quais são enfatizados os conceitos de

  • A ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, emancipação.
  • B ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, organização, planejamento, objetivos.
  • C identidade, diferença, subjetividade, discurso, saberpoder, cultura, multiculturalismo.
  • D gênero, raça, etnia, resistência, poder, sexualidade, igualdade, diferença.

Qual é o principal papel da teoria do currículo na educação contemporânea?

  • A A teoria do currículo se preocupa exclusivamente em analisar as grades horárias e roteiros de exames para manter a ordem em sala de aula e todos os documentos organizados.
  • B A teoria do currículo deve unir os papéis crítico e normativo, ajudando a desenvolver currículos que ampliem as oportunidades de aprendizagem e não apenas as reproduzam.
  • C A função da teoria do currículo é garantir que os conteúdos ensinados sejam sempre baseados em competências e habilidades técnicas com aprimoramento da criatividade.
  • D A principal função da teoria do currículo é garantir que as escolas sigam padrões internacionais de ensino para que as avaliações sejam padronizadas e os investimentos garantidos.
  • E A teoria do currículo busca apenas a padronização do ensino em todas as instituições de ensino para garantir que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos em equidade.

Pesquisadores no âmbito educacional, que discutem questões relacionadas ao currículo escolar, sinalizam que há ensinamentos e aprendizagens que acontecem de forma implícita, ou seja, nas entrelinhas das relações que se estabelecem no ambiente escolar.

Tais pesquisadores categorizam essas aprendizagens informais como currículo:

  • A Oculto.
  • B Eletivo.
  • C Opcional.
  • D Secundário.
  • E Segregador.

Com base nas concepções de alguns autores e pesquisadores, o conceito de currículo pode ser entendido como:

1. Um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de uma forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar.
2. Um instrumento norteador e completo, capaz de ser possível auxiliar na elaboração do plano de ensino, levando em consideração as adversidades da realidade da sala de aula.
3. Um caminho metodológico, cujo objetivo é alcançar uma educação cartesiana, sendo desenvolvido em uma instituição de educação formal e seguindo determinados padrões de qualidade.
4. O currículo é o cruzamento de práticas diferentes e se converte em configurador, por sua vez, de tudo o que podemos denominar como prática pedagógica nas aulas e nas escolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).


Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

  • A O currículo formal ou oficial é aquele estabelecido pelos professores, respeitando as diretrizes curriculares nos objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo, bem como o Projeto Político Pedagógico. O exemplo de currículo formal ou oficial do IFSP é chamado de Plano de Ensino.
  • B O currículo real é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É tanto o que sai das ideias e da prática dos professores, da percepção e do uso que eles fazem do currículo formal, quanto o que fica na percepção dos alunos. Alguns autores chamam de experienciado o currículo tal qual é internalizado pelos alunos. É importante ter claro que, muitas vezes, o que é realmente aprendido, compreendido e retido pelos alunos não corresponde ao que os professores ensinam ou creem estar ensinando.
  • C O currículo oculto refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. É chamado de oculto porque não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem. Podemos chamar o currículo oculto de currículo de referência.
  • D A distinção entre os vários níveis de currículo serve para mostrar que aquilo que os alunos aprendem na escola ou deixam de aprender depende apenas das disciplinas previstas na grade curricular.