Questões de Teorias curriculares (Pedagogia)

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O princípio curricular mobilizado para instigar o estudante a ultrapassar o senso-comum e construir formas mais elaboradas de pensamento é denominado

  • A fruição da cultura corporal.
  • B instrumentalização do saber.
  • C problematização da prática social.
  • D uso e apropriação do conhecimento.
  • E confronto e contraposição de saberes.

Na Educação 3.0, a escolha e a organização do currículo são:

  • A Realizadas por disciplina ou unidade de aprendizagem.
  • B Orientadas pela aplicação do conhecimento.
  • C Realizadas através da centralização do saber docente.
  • D Realizadas pela quantidade de informações acumuladas universalmente.
  • E Direcionadas pelo critério de informação relevante do passado.

Dentre os desafios atuais da educação, está a questão do currículo. Nesse sentido, segundo Moran (2022), o currículo precisa:

I. Estar ligado à vida e ser descontextualizado dos acontecimentos cotidianos.
II. Fazer sentido e ter significado para os alunos.
III. Valorizar a inserção profissional e as aprendizagens já alcançadas pelos alunos.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Sobre a ideia de organização, prévia ou não, de experiências, situações de aprendizagem realizadas por docentes, redes de ensino de forma de levar a cabo um processo educativo (LOPES, MACEDO, 2011, p.19) está o que tem sido denominado currículo.
Para Silva (2001), as teorias curriculares permitem questionar, ora se complementam e são necessárias para pensarmos nos rumos da educação e nas relações sociais, de modo geral.
Sobre as Teorias Tradicionais de Currículo, As Teorias Críticas e Teorias Pós-críticas avalie as afirmativas a seguir.

I. Teoria tradicional: o saber, expresso no currículo tradicional, está ligado à situação existencial das pessoas envolvidas no ato de conhecer, portanto o papel de uma educação consciente é adaptar os indivíduos de forma participativa à sociedade.
II. Teorias Críticas: problematizaram o que é considerado conhecimento escolar, entendendo que a seleção de conteúdos consiste no resultado de um processo envolvendo conflitos e disputas e relações de poder.
III. Teorias Pós-Críticas: articulam-se às Teorias Críticas ressignificando as relações saber-poder que operam via conhecimento escolar, pois os sujeitos que fixam sentidos de conhecimento escolar têm valor posicional e contingente. Um posicionamento teórico que questiona a ideia de uma modernidade, na qual os sujeitos, as relações e as instituições são percebidos de formas essencializadas e engessadas, passando a operar com a dinâmica de uma sociedade que desestabiliza os sentidos de verdade sobre sujeitos e “coisas deste mundo” até então hegemônicos.

Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E I, II e III.
“As adaptações curriculares não visam à adaptação da criança ao currículo, mas o inverso: ajustar o currículo às necessidades específicas da criança” (BRASIL. MEC, 2001a).”

Porque:

O currículo, nesta visão, é um instrumento que pode ser transformado para beneficiar o desenvolvimento pessoal e social dos educandos, resultando em alterações que podem ser de maior ou menor expressividade.

Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:
  • A As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. 
  • C A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
  • D A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
  • E As duas são verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.