Questões de Teorias da Comunicação e Semiótica (Artes Visuais)

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O conceito de Arte como experiência elaborado em 1934 por John Dewey não teve larga aceitação entre artistas e críticos de arte durante o alto modernismo. Porém, o pós-modernismo retomou o conceito e ampliou a noção de experiência dando-lhe uma densidade cultural: arte é experiência subjetiva e cultural que estimula a cognição. Nesse aspecto, é possível aproximar John Dewey a Paulo Freire, para quem a educação é um processo de vermos a nós mesmos e ao mundo a volta de nós.
Adaptado de Arte/Educação Contemporânea, in: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/p. 160.
A partir do trecho acima, é correto afirmar que
  • A para ambos, o conhecimento do mundo natural e social é obtido mediante experiências empíricas quantificáveis.
  • B para Dewey, a experiência é conhecimento, enquanto para Freire, conhecimento é a consciência da experiência.
  • C para ambos, a experiência é direta e imediata, por isso o conhecimento sobre ela é adquirido sem questionamentos.
  • D para Freire, a educação instrumentaliza o indivíduo para a convivência democrática, enquanto para Dewey, ela prepara para uma práxis revolucionária.
  • E para ambos, a experiência cotidiana do educando é o ponto de partida para refletir e agir sobre o mundo e superar a condição de oprimido.

Por meio de obras de arte, o artista se comunica com os outros seres humanos, independentemente do tempo e do espaço em que a obra foi criada. Sendo assim, analisar os itens abaixo:
I. A obra de arte é considerada uma mensagem. II. A obra de arte faz parte de diversos símbolos expressivos que, em parte, não dependem da imaginação e criação do ser humano. III. A compreensão de uma obra de arte pode se dar sob diversos aspectos: pelas suas formas e pelas suas ações em um determinado contexto histórico, refletidas na obra, pelo estudo da sociedade a qual essa obra pertence e pelos ícones e símbolos que ela carrega.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Todos os itens.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A _____________ da arte nos permite ver o mundo mostrando-o de modo condensado e sintético, extrapolando o que é previsível e o que é conhecido. É no modo de pensamento do fazer da linguagem da arte que a intuição, a percepção, o sentimento/pensamento e o conhecimento se condensam. Nessa construção, o ___________ percebe, relê e repropõe o mundo, a vida e a própria arte, produzindo imagens únicas, inconfundíveis e insubstituíveis, imagens poéticas.

  • A criação | criador
  • B música | teatro
  • C teoria | músico
  • D linguagem | artista

A técnica de direcionamentos ósseos e dos vetores é atribuída a:

  • A Ivaldo Bertazzo
  • B Rudolf Laban
  • C Klauss Vianna
  • D Pina Bausch
  • E Marina Abramovic

O trabalho do artista Julio Plaza (1938-2003) foi marcado pelo trânsito intersemiótico entre o visual e o verbal. Ao lermos e vermos o título de seu trabalho realizado em 1982, Luz Azul, percebemos que se trata de

  • A um anátema.
  • B um palíndromo.
  • C uma metonímia.
  • D uma antinomia.
  • E uma dicotomia.