Questões de Teorias da Comunicação (Relações Públicas)

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Sobre as características da Comunicação de Massa, leia o texto a seguir.


A característica mais evidente das mídias de massa é que visam a atingir a muitos. Os públicos potenciais são vistos como grandes agregados de consumidores mais
ou menos _____, e a relação entre emissor e receptor é afetada de acordo com isso. Muitas vezes, o “emissor” é a própria organização ou um comunicador profissional a quem ela emprega. (...) A relação é inevitavelmente _____, unilateral e impessoal, e há uma distância social, bem como física, entre emissor e receptor. O primeiro geralmente tem mais autoridade, prestígio ou experiência do que o segundo. A relação não só é _____, mas muitas vezes é calculista ou manipulativa em sua intenção. É essencialmente amoral, com base em um serviço prometido ou solicitado, em alguns contratos não escritos, sem qualquer obrigação mútua.
A mensagem ou o conteúdo simbólico da comunicação de massa geralmente são “fabricados” de forma _____ e reutilizados e repetidos em formas _____.
(McQuail, Denis. 2013, p. 58, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A anônimos – unidirencional – assimétrica – padronizada – idênticas.
  • B amorfos – recíproca – educativa – individualizada – customizadas.
  • C exigentes – equilibrada – didática – customizada – inovadoras.
  • D diferenciados – multidirecional – construtiva – industrial, semelhantes.
  • E conscientes – coercitiva – impositiva – manual – sustentáveis.

Quanto mais negativa e persistente for a cobertura de campanhas eleitorais e políticos enfatizando a insinceridade, corrupção, truques sujos, ambição pessoal e ignorando a substância e a intenção honesta, menor a confiança e o desejo do público em participar no processo democrático

Esse processo hipotético, apresentado com um desdobramento da Hipótese da Espiral do Silêncio, é conhecido como

  • A Espiral de Fibonacci.
  • B Teoria do Enquadramento.
  • C Espiral do Cinismo.
  • D Espiral de Capella.
  • E Teoria do Newsmaking.

Sobre o impacto das novas tecnologias no consumo de produtos midiáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os processos e produtos de comunicação são impactados por pessoas que antes eram apenas consumidores e cada vez mais as demandas da audiência são levadas em conta pelos produtores convencionais.

II. O uso midiático do novo consumidor de informação, composto pelo público jovem, pressupõe uma conexão e desconexão lentas e o desejo de receber conteúdos com formato idêntico aos encontrados nos meios tradicionais.

III. Os serviços de streaming estão perdendo espaço para os canais de TV a cabo, assim como o formato de webrádio mantém sua liderança em relação ao consumo de podcasts.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.

Os planejamentos de Relações Públicas podem ser divididos em quatro fases: pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.
Assinale a opção que apresenta exemplos corretos dessas fases.

  • A Determinação de estratégias, controle e monitoramento, levantamento de dados e mensuração de resultados.
  • B Análise da situação, construção de diagnósticos, divulgação do plano para o público e orçamento.
  • C Construção de diagnósticos, escolha e seleção de meios de comunicação, correção de desvios, relatório conclusivo.
  • D Definição de objetivos e metas, orçamento, correção de desvios, relatório conclusivo.

Sobre comunicação e mobilização social, é CORRETO afirmar:

  • A A visão tradicional dos públicos como unidades funcionais pouco dinâmicas vai cedendo lugar a uma noção de agrupamento em forma de rede, essencialmente flexíveis.
  • B As discussões metodológicas devem confluir para a construção de estratégias de comunicação para conseguir a adesão dos públicos aos objetivos da organização.
  • C Os movimentos sociais, diante deste espaço mediatizado, procuram transformar as lutas por visibilidade em lutas por reconhecimento.
  • D Toro e Werneck, citados por Simeone et al, observam que, quanto maior a cobertura do meio de comunicação aos movimentos sociais, maior a sua efetividade.