Questões de Teorias da Comunicação (Comunicação Social)

Limpar Busca

As redes sociais transformaram a forma como as pessoas consomem e produzem informação. Segundo Manuel Castells, (2003), “A cultura da Internet é construída sobre a crença tecnocrática no progresso humano através da tecnologia, praticada por comunidades de hackers que prosperam em um ambiente de criatividade tecnológica livre e aberta, assentada sobre redes virtuais dedicadas a reinventar a sociedade e materializada por empreendedores capitalistas no mundo da nova economia.” Diante da opinião do sociólogo, qual das alternativas não reflete uma característica das redes sociais digitais na Era Contemporânea?

  • A Personalização dos fluxos de informação com base nos algoritmos de recomendação.
  • B Disseminação de mensagens de forma vertical e controlada por conglomerados midiáticos.
  • C Interatividade em tempo real, permitindo diálogo entre produtores e consumidores.
  • D Produção de bolhas informativas, onde os usuários interagem com conteúdo alinhado às suas preferências.

Em relação aos conceitos e finalidades da publicidade, julgue o item seguinte. 


Ao favorecer a livre expressão de opiniões, a ação democrática na publicidade impacta a liberdade de imprensa.

  • Certo
  • Errado

Sobre opinião pública, de acordo com Silva (2014), em “Teoria da Opinião Pública (Dicionário de Comunicação: escolas, teorias e autores)”, analise as assertivas a seguir: 

I. As palavras “opinião” e “pública” começaram a ser encontradas juntas a partir do século XVIII, no contexto da disseminação da alfabetização, expansão das classes mercantis, eclosão da Reforma Protestante e invenção da imprensa.
II. De modo geral, o termo é entendido como a representação de um conjunto de opiniões individuais semelhantes sobre temas de interesse coletivo.
III. A opinião pública perdeu relevância no contexto de uso da internet e de redes sociais virtuais do século XXI, dada a redução das possibilidades de troca de informações e opiniões entre pessoas e grupos sociais.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Há um grupo de teóricos da comunicação que defendem ser a esfera pública o âmbito de formação e expressão da opinião pública. Para os pesquisadores alinhados com esse conceito, a opinião pública

  • A estrutura-se pelas ações de lideranças que lutam para que ela prevaleça.
  • B não tem vínculo com o espírito público. A primeira é legalista e a segunda meramente opinativa.
  • C existe independentemente do princípio da publicidade das crenças e opiniões.
  • D forma-se na medida em que as informações e argumentos são elaborados.
  • E só prospera quando alinhada aos imperativos categóricos.

Considere o trecho a seguir, que encerra um artigo de Cicília M. Krohling Peruzzo sobre “Midia Local e suas interfaces com a mídia comunitária”, no Congresso da Intercom de 2003, e assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a palavra que completa o conceito exposto pela pesquisadora.
“Os meios de comunicação locais e comunitários lidam com os assuntos que dizem respeito mais diretamente à vida das pessoas no espaço vivido do seu cotidiano. Sua marca é a ______________, sintetizada nos sentimentos de pertencimento, de identidades e nos elos do cotidiano. É essa marca que também ajuda a garantir sua aceitação, ou sucesso que fazem junto aos receptores.”

  • A proximidade
  • B atualidade
  • C periodicidade
  • D difusão
  • E universalidade