Questões de Teorias da Personalidade (Psicologia)

Limpar Busca

A neuropsicologia na área de aprendizado e memória tem uma complexidade, mas ao mesmo tempo uma importância nas suas funções neurais. A complexidade da memória diz respeito ao envolvimento de diversos processos de recepção, arquivamento e recordação de informações. Trata-se de uma função multifacetada, envolvendo diversos mecanismos neurais e de fundamental importância para o funcionamento do indivíduo. A capacidade individual de aquirir, reter e resgatar informações de forma consciente permite, teoricamente, utilizar as experiências anteriores como dados para a tomada de decisões. Conforme o indivíduo é novamente submetido a situações similares àquelas já vivenciadas, ele se torna capaz de reconhecer padrões e ter comportamentos coerentes com suas experiências. A partir do fragmento acima, quais são as caraterísticas da memória de longo prazo?

  • A Explícita, Episódica, Semântica.
  • B Operacional, Implícita, Emocional.
  • C Aprendizado, Operacional, Pré-Ativação.
  • D Semântica, Implícita, Procedimento.

Derivam as competências socioemocionais de um modelo de personalidade denominado Big Five, que é conhecido, em português, como modelo dos cinco grandes fatores (CGF). Como explica Izabella Brito Silva, a “descrição da personalidade de cada indivíduo, segundo esse modelo, resultaria da combinação de traços agrupados em torno de cinco fatores principais, denominados “Abertura a novas experiências” (Openness), “Conscienciosidade” (Consciousness), “Extroversão” (Extraversion), “Amabilidade” (Amability) e “Neuroticismo” (Neuroticism)”. Qual modelo de personalidade objetiva atender com um trabalho pedagógico na Educação Infantil voltado para formar indivíduos organizados, esforçados e responsáveis, que poderão ser caracterizados como eficientes, organizados, autônomos, disciplinados, não impulsivos e orientados para seus objetivos (batalhador), com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais

  • A Extrovertido.
  • B Neuroticista.
  • C Consciencioso.
  • D Amável e aberto a novas experiências.

Segundo Peranzoni e Camargo (2011, p. 1), Jean Piaget “[...] reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem” e formulou os estágios do desenvolvimento cognitivo.
Fonte: PERANZONI, V. C.; CAMARGO, M.A. S. Proposta construtivista: um desafio sempre atual. Disponível em: E.F. Deportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de 2024.

Assim, é CORRETO afirmar que os estágios são:

  • A fase oral; contexto; caráter preventivo e reeducativo.
  • B adaptação; acomodação; assimilação e equilibração.
  • C afetivo; pré-silábico; projetivo e simbólico.
  • D socialização; subjetivação; atividade e fantasia.
  • E sensório-motor; pré-operacional; operacional concreto e lógico-formal.

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e epistemólogo genético que acreditava que a forma como as crianças pensam é fundamentalmente diferente da forma como os adultos pensam. A teoria de Piaget foi muito influente no domínio da aquisição da linguagem.

No contexto do pensamento piagetiano, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Piaget sugere que o desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento das emoções, sendo considerado uma forma de representação destas últimas.
  • B Piaget sugere que as competências linguísticas e cognitivas estão diretamente relacionadas e que competências cognitivas mais fortes conduzem a competências linguísticas mais fortes.
  • C O surgimento da linguagem parece apresentar estreitas relações com os aspectos subjetivos.
  • D A linguagem é entendida por Piaget como um sistema de apresentações, assim como outros aspectos da função instrumental geral.
  • E Piaget afirma que a linguagem está ligada ao desenvolvimento do tamanho do cérebro.

A neurose ordinária é resultado de um ÉDIPO mal recalcado; a neurose mórbida, de um Édipo traumático. Na raíz de todo sintoma, encontramos impressões traumáticas que têm origem na vida sexual infantil. (Sigmund Freud). Qual são as caraterísticas de uma neurose mórbida?

  • A Possuir a mãe ou pai.
  • B Ciúme.
  • C Solidão Narcísica.
  • D Inveja