Questões de Teorias da Personalidade (Psicologia)

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A neuropsicologia na área de aprendizado e memória tem uma complexidade, mas ao mesmo tempo uma importância nas suas funções neurais. A complexidade da memória diz respeito ao envolvimento de diversos processos de recepção, arquivamento e recordação de informações. Trata-se de uma função multifacetada, envolvendo diversos mecanismos neurais e de fundamental importância para o funcionamento do indivíduo. A capacidade individual de aquirir, reter e resgatar informações de forma consciente permite, teoricamente, utilizar as experiências anteriores como dados para a tomada de decisões. Conforme o indivíduo é novamente submetido a situações similares àquelas já vivenciadas, ele se torna capaz de reconhecer padrões e ter comportamentos coerentes com suas experiências. A partir do fragmento acima, quais são as caraterísticas da memória de longo prazo?

  • A Explícita, Episódica, Semântica.
  • B Operacional, Implícita, Emocional.
  • C Aprendizado, Operacional, Pré-Ativação.
  • D Semântica, Implícita, Procedimento.

Derivam as competências socioemocionais de um modelo de personalidade denominado Big Five, que é conhecido, em português, como modelo dos cinco grandes fatores (CGF). Como explica Izabella Brito Silva, a “descrição da personalidade de cada indivíduo, segundo esse modelo, resultaria da combinação de traços agrupados em torno de cinco fatores principais, denominados “Abertura a novas experiências” (Openness), “Conscienciosidade” (Consciousness), “Extroversão” (Extraversion), “Amabilidade” (Amability) e “Neuroticismo” (Neuroticism)”. Qual modelo de personalidade objetiva atender com um trabalho pedagógico na Educação Infantil voltado para formar indivíduos organizados, esforçados e responsáveis, que poderão ser caracterizados como eficientes, organizados, autônomos, disciplinados, não impulsivos e orientados para seus objetivos (batalhador), com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais

  • A Extrovertido.
  • B Neuroticista.
  • C Consciencioso.
  • D Amável e aberto a novas experiências.

Segundo Peranzoni e Camargo (2011, p. 1), Jean Piaget “[...] reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem” e formulou os estágios do desenvolvimento cognitivo.
Fonte: PERANZONI, V. C.; CAMARGO, M.A. S. Proposta construtivista: um desafio sempre atual. Disponível em: E.F. Deportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de 2024.

Assim, é CORRETO afirmar que os estágios são:

  • A fase oral; contexto; caráter preventivo e reeducativo.
  • B adaptação; acomodação; assimilação e equilibração.
  • C afetivo; pré-silábico; projetivo e simbólico.
  • D socialização; subjetivação; atividade e fantasia.
  • E sensório-motor; pré-operacional; operacional concreto e lógico-formal.

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e epistemólogo genético que acreditava que a forma como as crianças pensam é fundamentalmente diferente da forma como os adultos pensam. A teoria de Piaget foi muito influente no domínio da aquisição da linguagem.

No contexto do pensamento piagetiano, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Piaget sugere que o desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento das emoções, sendo considerado uma forma de representação destas últimas.
  • B Piaget sugere que as competências linguísticas e cognitivas estão diretamente relacionadas e que competências cognitivas mais fortes conduzem a competências linguísticas mais fortes.
  • C O surgimento da linguagem parece apresentar estreitas relações com os aspectos subjetivos.
  • D A linguagem é entendida por Piaget como um sistema de apresentações, assim como outros aspectos da função instrumental geral.
  • E Piaget afirma que a linguagem está ligada ao desenvolvimento do tamanho do cérebro.

Jean Piaget (1896-1980) foi um pesquisador interessado pelo ensino. Contribuiu com pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças, criando uma teoria que marcou o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade.

Para este teórico, sobre a aprendizagem das crianças :

I- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é aquele no qual as crianças assumem um papel pouco experimental, sem a necessidade de manter contato com outras pessoas.
II- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado não colaborativo.
III- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado por descoberta.
IV- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é a interação consigo própria.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C III.
  • D II e IV.
  • E I e III.