Questões de Teorias da Personalidade - Outros Autores (Psicologia)

Limpar Busca

Derivam as competências socioemocionais de um modelo de personalidade denominado Big Five, que é conhecido, em português, como modelo dos cinco grandes fatores (CGF). Como explica Izabella Brito Silva, a “descrição da personalidade de cada indivíduo, segundo esse modelo, resultaria da combinação de traços agrupados em torno de cinco fatores principais, denominados “Abertura a novas experiências” (Openness), “Conscienciosidade” (Consciousness), “Extroversão” (Extraversion), “Amabilidade” (Amability) e “Neuroticismo” (Neuroticism)”. Qual modelo de personalidade objetiva atender com um trabalho pedagógico na Educação Infantil voltado para formar indivíduos organizados, esforçados e responsáveis, que poderão ser caracterizados como eficientes, organizados, autônomos, disciplinados, não impulsivos e orientados para seus objetivos (batalhador), com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais

  • A Extrovertido.
  • B Neuroticista.
  • C Consciencioso.
  • D Amável e aberto a novas experiências.

Sobre a adolescência, podemos afirmar que:

A principal tarefa da adolescência é a resolução de uma crise de __________________. Deve estabelecer-se uma ligação entre o passado - "o que eu era como criança" - e o futuro -"o que serei como adulto" - podendo o adolescente assim projetar planos coerentes para a vida adulta. É o período de estabelecer um senso de __________________, assegurando, conforme o sentido de ser um consigo próprio, que cresce e se desenvolve. Assim, o processo de crescimento saudável se dá através de uma resolução positiva da crise, permitindo a continuidade para o estádio seguinte (Erikson).

A crise é de

  • A Autoestima.
  • B Coesividade do eu.
  • C Auto-orientação.
  • D Identidade.
  • E Adaptabilidade.

Um adolescente, numa sessão, disse ao psicólogo que o atendia: Meu Deus!!! Meu Deus!!! Minha mãe não comprou minha roupa ainda. Ontem briguei com ela. Disse como quero. A festa já está aí, não podemos esperar. Daqui a três meses e meio ela fará aniversário. Lindo!!!! Eu o amo!!!
Considerando os fundamentos da síndrome normal da adolescência, dados por Aberastury e Knobel, podemos afirmar, CORRETAMENTE, que tal fala demonstra o(a)

  • A busca de si mesmo e da identidade.
  • B necessidade de intelectualizar.
  • C crise religiosa.
  • D deslocamento temporal.
  • E atitude reivindicatória.

A teoria dos traços, proposta por autores como Gordon Allport e Raymond Cattell, enfatiza a compreensão da personalidade por meio de características individuais. Sobre essa abordagem, assinale a alternativa correta:

  • A De acordo com a teoria dos traços, a personalidade é composta por um conjunto fixo de características, que permanecem estáveis ao longo da vida.
  • B Segundo a teoria dos traços, a personalidade é determinada exclusivamente por fatores genéticos, não sendo influenciada por aspectos socioculturais.
  • C A teoria dos traços postula que cada indivíduo possui um número limitado de traços, que podem ser agrupados em dimensões mais amplas, como extroversão e neuroticismo.
  • D Nessa abordagem, a avaliação da personalidade deve se limitar a escalas de autopreenchimento, não sendo necessária a utilização de entrevistas e observações complementares.

Considere o seguinte cenário hipotético:


Uma estudante universitária se prepara para uma entrevista de emprego. Ela está ansiosa e insegura sobre suas habilidades de comunicação. Além disso, acredita que a entrevista será um teste crítico de suas habilidades interpessoais e que seu desempenho determinará o seu futuro profissional.


Com base na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, assinale a afirmativa correta.

  • A Os construtos pessoais da estudante são inatos, dando-lhe automatismos de ações visto que suas experiências não os modificam.
  • B A estudante reage automaticamente à situação da entrevista, sem quaisquer representações imagens mentais antecipatórias para interpretação da experiência.
  • C A estudante desenvolveu um sistema único de construções pessoais, moldado por suas experiências e observações, que influencia sua interpretação da entrevista.
  • D Os construtos pessoais da estudante equiparam-se aos de quaisquer outras pessoas, independentemente de suas experiências individuais e/ou de como as interpreta.