Questões de Teorias das Inteligências Múltiplas (Pedagogia)

Limpar Busca

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva possui alguns objetivos, analise a alternativa que não constitui um objetivo dessa política:

  • A Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • B Orientar os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
  • C Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • D Ofertar o atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
  • E Regular a participação da família e da comunidade no planejamento da acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo. O conceito acima se refere a qual teoria?

  • A Inteligências múltiplas, de Gardner.
  • B Epistemologia Genética, de Piaget.
  • C Teoria Sociocultural, de Vygotsky.
  • D Teoria Construtivista, de Bruner.
  • E Teoria da Inclusão, de D. Ausubel.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva possui alguns objetivos, analise a alternativa que não constitui um objetivo dessa política:

  • A Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • B Orientar os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
  • C Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • D Ofertar o atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
  • E Regular a participação da família e da comunidade no planejamento da acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
Pesquisas recentes em neurobiologia sugerem a presença de áreas no cérebro humano que correspondem, pelo menos de maneira aproximada, a determinados espaços de cognição. No entanto, a Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner na década de 1980, já desafiava a concepção tradicional de inteligência como uma capacidade única e geral. Em vez disso, essa teoria sugere que existem várias formas de inteligência, diferentes maneiras de ser inteligente. Gardner identificou inicialmente sete tipos de inteligência e, posteriormente, adicionou um oitavo tipo. Cada uma dessas inteligências representa uma capacidade ou habilidade cognitiva distinta. Os tipos de inteligência catalogados possuem características que as particularizam uma em relação as outras e possuem características distintas como, por exemplo: “capacidade de representar ambientes em três dimensões; habilidades com expressões corporais; sensibilidade às emoções e motivações dos outros; habilidades relacionadas à capacidade de raciocinar de forma abstrata; e, habilidade de autorreflexão.” As características apresentadas, respectivamente, correspondem às inteligências classificadas por Gardner como: 
  • A Espacial; naturalista; musical; interpessoal; linguística; e, intrapessoal.
  • B Corporal-cinestésica; musical; linguística; matemática; e, interpessoal.
  • C Corporal-cinestésica; espacial, intrapessoal, naturalista; e, interpessoal.
  • D Espacial; corporal-cinestésica; interpessoal; matemática; e, intrapessoal.