Questões de Teorias das Inteligências Múltiplas (Pedagogia)

Limpar Busca

A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, revolucionou a compreensão sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE um princípio fundamental dessa teoria e suas implicações para a prática pedagógica?

  • A A inteligência é uma capacidade única e geral, mensurável por testes de QI, que determina o sucesso acadêmico e profissional do indivíduo.
  • B A inteligência é um conjunto de habilidades inatas e fixas, que se manifestam desde o nascimento e não podem ser desenvolvidas ao longo da vida.
  • C A inteligência é uma construção social, moldada pelas experiências e interações do indivíduo com o ambiente, sendo influenciada por fatores culturais e históricos.
  • D A inteligência é multifacetada, composta por diferentes tipos de habilidades cognitivas, como a lógico-matemática, a linguística, a espacial, a musical, a corporal-cinestésica, a interpessoal e a intrapessoal.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva possui alguns objetivos, analise a alternativa que não constitui um objetivo dessa política:

  • A Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • B Orientar os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
  • C Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • D Ofertar o atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
  • E Regular a participação da família e da comunidade no planejamento da acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo. O conceito acima se refere a qual teoria?

  • A Inteligências múltiplas, de Gardner.
  • B Epistemologia Genética, de Piaget.
  • C Teoria Sociocultural, de Vygotsky.
  • D Teoria Construtivista, de Bruner.
  • E Teoria da Inclusão, de D. Ausubel.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva possui alguns objetivos, analise a alternativa que não constitui um objetivo dessa política:

  • A Assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • B Orientar os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
  • C Promover a transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
  • D Ofertar o atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
  • E Regular a participação da família e da comunidade no planejamento da acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.