Questões de Teorias de Mercado (Relações Públicas)

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Uma vez estabelecido, um paradigma pode permanecer estável por muitos anos. Mais cedo ou mais tarde, contudo, todos os paradigmas de mercado são redefinidos para acompanhar as mudanças do consenso social, que fundamenta o mercado. Três forças atuam para desgastar qualquer consenso social estabelecido e consolidar um novo consenso e um novo paradigma competitivo: inovação tecnológica; inovação estratégica; e, evolução dos compradores. Sobre essas três forças, é INCORRETO afirmar que:
  • A O fundamento implícito do paradigma é uma tecnologia que determina os fatores econômicos do setor e exerce forte influência, apesar de implícita, no novo paradigma.
  • B Na ausência de inovação tecnológica ou estratégica, não há mudança. Os compradores tanto individuais quanto organizacionais evoluem estimulados por esses dois eixos.
  • C Mudanças tecnológicas criam uma oportunidade, aos participantes existentes e também aos novos, de redefinir o jogo competitivo por meio de uma nova abordagem para solucionar os problemas dos compradores.
  • D A inovação pode ocorrer em qualquer nível. A mais comum talvez seja a inovação incremental. As inovações na arquitetura são raras e geram um impacto maior; a inovação descontínua, por sua vez, talvez a mais associada ao termo inovação, é uma mudança fundamental em um subsistema crucial da tecnologia.
A respeito da definição de pesquisa de mercado qualitativa, assinale a alternativa correta.
  • A É aquela que revela o market share da empresa
  • B É aquela que visa obter um gráfico de controle de consumo
  • C É aquela que não visa um resultado numérico, mas sim uma percepção/opinião sobre um produto, serviço ou marca
  • D É aquela que possui um grau de dificuldade maior para ser aplicada
  • E É aquela que se relaciona com a qualidade de produtos ou serviços no pós-vendas

“A comunicação interna deve viabilizar uma interação efetiva entre organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica” (KUNSCH, 1997, p. 128).


De acordo com a autora, em relação à comunicação interna, é CORRETO afirmar:

  • A A comunicação interna deve estar atenta aos objetivos parciais e paliativos da organização, não interferindo nas estratégias da cúpula diretiva.
  • B A comunicação interna é fruto de um trabalho eventual das organizações, criada a partir de metas específicas.
  • C Ela constitui uma ferramenta estratégica que busca compatibilizar os interesses da organização e dos trabalhadores.
  • D Não deve haver distinção entre comunicação interna e externa, uma vez que os objetivos da organização devem ser de conhecimento de todos.