Uma vez estabelecido, um paradigma pode permanecer estável por muitos anos. Mais cedo ou mais tarde, contudo, todos os paradigmas de mercado são redefinidos para acompanhar as mudanças do consenso social, que fundamenta o mercado. Três forças atuam para desgastar qualquer consenso social estabelecido e consolidar um novo consenso e um novo paradigma competitivo: inovação tecnológica; inovação estratégica; e, evolução dos compradores. Sobre essas três forças, é INCORRETO afirmar que:
-
A O fundamento implícito do paradigma é uma tecnologia que determina os fatores econômicos do setor e exerce forte influência, apesar de implícita, no novo paradigma.
-
B Na ausência de inovação tecnológica ou estratégica, não há mudança. Os compradores tanto individuais quanto organizacionais evoluem estimulados por esses dois eixos.
-
C Mudanças tecnológicas criam uma oportunidade, aos participantes existentes e também aos novos, de redefinir o jogo competitivo por meio de uma nova abordagem para solucionar os problemas dos compradores.
-
D A inovação pode ocorrer em qualquer nível. A mais comum talvez seja a inovação incremental. As inovações na arquitetura são raras e geram um impacto maior; a inovação descontínua, por sua vez, talvez a mais associada ao termo inovação, é uma mudança fundamental em um subsistema crucial da tecnologia.