Questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem (Pedagogia)

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À luz da psicologia histórico-cultural, são várias as fases de desenvolvimento da criança. A primeira delas, conhecida como fase primitiva ou fase das formas naturais de comportamento, remete ao período em que a criança não sabe usar com eficiência os dispositivos externos. À medida que se apropria conceitualmente da realidade, a criança supera a primeira fase e adentra na fase que se caracteriza por um novo momento, no que diz respeito à conquista das suas funções psicológicas superiores, o que torna possível converter as técnicas externas e signos da realidade objetiva em processos internos. Esta segunda fase é denominada

  • A fase psicomotora.
  • B fase cultural.
  • C fase anal.
  • D fase do desenvolvimento aproximal.

Leia o texto a seguir.

Na situação de ensino escolar, com explicações desenvolvidas pelo professor ou por um de seus pares – outra criança mais velha – ou que domine mais o assunto – a criança pode vir a formar conceitos, instrumentalizando-se para resolver problemas de forma consciente.

Tal perspectiva corresponde à concepção de aprendizagem defendida pela teoria

  • A piagetiana.
  • B tradicional.
  • C sócio-histórica.
  • D behaviorista.

Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada por:

  • A Uma atividade principal.
  • B Uma ação padronizada.
  • C Um eixo estruturante.
  • D Um estímulo sensorial.
  • E Uma padrão de comportamento relacional.

Valéria e Joana são professoras, ambas dão aula para turmas do 7º ano e cada uma possui uma metodologia de ensino. Valéria opta por uma aula mais teórica, propondo temas e abordando situações-problema, fazendo com que os alunos explorem seus pensamentos e busquem respostas, a fim de aprofundar seus conhecimentos. Já Joana oferece uma aula mais objetiva, disponibilizando temas seguidos da aplicação de atividades para a fixação e o aprendizado dos alunos, utilizando um sistema de reconhecimento dos acertos em forma de medalhas. Diante das concepções teóricas de aprendizagem utilizadas por essas professoras, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à teoria usada por cada uma delas.

  • A Cognitivista e behavorista.
  • B Construtivista e humanista.
  • C Comportamentalista e conectivismo.
  • D Sociointeracionista e interacionismo.

A teoria do desenvolvimento criada por Wallon está alicerçada nos fundamentos da “psicogênese da pessoa completa”, afirmando que a criança deve ser compreendida de forma integral, percebendo seus aspectos afetivos, biológicos e intelectuais. Ele criou o conceito de “campos funcionais” que seriam categorias de atividades cognitivas específicas. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.

  • A O surgimento da inteligência está vinculado tanto a fatores biológicos quanto sociais, a proposta walloniana dispõe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada, afirmando que a gênese da inteligência é genética e organicamente social, sendo resultado da integração das dimensões cognitivas, afetivas e motoras com o meio em que a pessoa está inserida.
  • B O movimento antecede a cognitividade, sendo entendido como um conjunto funcional que responde pelos estados de bem-estar e mal-estar. De acordo com Wallon, são manifestações de dimensões tanto psicológicas quanto biológicas. Podendo ser conceituado, também como todo o domínio das experiências sensíveis, referindo-se às vivências dos indivíduos e às formas de expressão mais complexas e essencialmente humanas.
  • C A afetividade apoia a evolução de outros campos funcionais, estando ligada às emoções. Segundo Wallon, é a tradução da vida psíquica, antes do surgimento da palavra. Possibilita às crianças situações que proporcionarão aprendizado, fazendo com que tenha a individualização entre a criança e o meio, auxiliando no processo de formação do eu, criando um senso de particularização e de singularidade entre ela e o ambiente que a cerca.
  • D A pessoa, na concepção walloniana, é um campo funcional que se constitui dos outros campos como afetividade, ato motor, e a inteligência, sendo a fase mais primitiva do desenvolvimento, apoiando a evolução dos outros campos funcionais. Oferece a possibilidade de deslocamento do corpo no tempo e no espaço, as reações posturais que garantem o equilíbrio corporal, bem como o apoio tônico para as emoções e sentimentos se expressarem.