As diversas abordagens teóricas procuram explicar o processo de ensino e aprendizagem através de diferentes enfoques, muitos deles relacionados com o momento histórico de sua criação e do desenvolvimento da sociedade na qual estavam inseridas. Destaca-se que o papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades de ensinar e aprender, bem como a compreensão das correntes teóricas, possibilitam a busca contínua para identificar os pressupostos explícitos ou implícitos que fundamentam a ação docente em situações de ensino e aprendizagem. Acerca do exposto, analise as premissas a seguir, considerando o processo de ensino e aprendizagem em consonância com a respectiva abordagem teórica.
I. Os objetivos educacionais obedecem à sequência lógica dos conteúdos. Os conteúdos são baseados em documentos legais, selecionados a partir da cultura universal acumulada. Predominam aulas expositivas, com exercícios de fixação, leituras-cópia.
II. Os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos são selecionados a partir dos interesses dos alunos – “não-diretividade”. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.
III. Os objetivos educacionais são definidos a partir das necessidades concretas do contexto histórico-social no qual se encontram os sujeitos. Busca uma consciência crítica. O diálogo e os grupos de discussão são fundamentais para o aprendizado. Os “temas geradores” para o ensino devem ser extraídos da prática de vida dos educandos.
IV. Os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais e específicas. Ênfase nos meios: recursos audiovisuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizado – “máquinas de ensinar”, computadores, hardwares e softwares. Os comportamentos desejados serão “instalados” e mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores.
A sequência correta está em
-
A I. Tradicional II. Humanista III. Cognitivista IV. Sociocultural
-
B I. Humanista II. Comportamentalista III. Cognitivista IV. Tradicional
-
C I. Tradicional II. Humanista III. Sociocultural IV. Comportamentalista
-
D I. Comportamentalista II. Cognitivista III. Tradicional IV. Sociocultural