Questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem (Pedagogia)

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À luz da psicologia histórico-cultural, são várias as fases de desenvolvimento da criança. A primeira delas, conhecida como fase primitiva ou fase das formas naturais de comportamento, remete ao período em que a criança não sabe usar com eficiência os dispositivos externos. À medida que se apropria conceitualmente da realidade, a criança supera a primeira fase e adentra na fase que se caracteriza por um novo momento, no que diz respeito à conquista das suas funções psicológicas superiores, o que torna possível converter as técnicas externas e signos da realidade objetiva em processos internos. Esta segunda fase é denominada

  • A fase psicomotora.
  • B fase cultural.
  • C fase anal.
  • D fase do desenvolvimento aproximal.

Leia o texto a seguir.

Na situação de ensino escolar, com explicações desenvolvidas pelo professor ou por um de seus pares – outra criança mais velha – ou que domine mais o assunto – a criança pode vir a formar conceitos, instrumentalizando-se para resolver problemas de forma consciente.

Tal perspectiva corresponde à concepção de aprendizagem defendida pela teoria

  • A piagetiana.
  • B tradicional.
  • C sócio-histórica.
  • D behaviorista.

Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada por:

  • A Uma atividade principal.
  • B Uma ação padronizada.
  • C Um eixo estruturante.
  • D Um estímulo sensorial.
  • E Uma padrão de comportamento relacional.

A escola como o lugar privilegiado para formação exclusiva da cognição tem encontrado desafios antes não imaginados, pois em que pesem as tentativas de impedir o surgimento dos afetos no ato educativo, a sua presença aparece nas atividades propostas, nas relações que são estabelecidas, nos ditos e não ditos que povoam o imaginário escolar, convidando-nos a continuarmos refletindo e repensando o seu lugar nos processos formativos.
(Ferreira; Acioly-Régnier, 2010, p. 24.)

Sobre a relação cognição e afetividade em Wallon, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A aquisição da linguagem é um fator primordial para o desenvolvimento da cognição. O domínio funcional cognitivo oferece um conjunto de funções que permite identificar e definir significações, classificá-las, dissociá-las, reuni-las, confrontar suas relações lógicas e experimentais.
( ) A concepção psicogenética dialética do desenvolvimento de Wallon apresenta uma grande contribuição para a compreensão do humano como pessoa integral, ajudando na superação da clássica divisão mente/corpo.
( ) Valoriza a relação professor-aluno e a escola como elementos fundamentais no processo de desenvolvimento da pessoa completa.
( ) A afetividade pode ser conceituada como o domínio funcional que apresenta diferentes manifestações que irão se complexificando ao longo do desenvolvimento e que emergem de uma base eminentemente orgânica até alcançarem relações dinâmicas com a cognição, como pode ser visto nos sentimentos.

A sequência está correta em

  • A V, V, V, V.
  • B V, F, V, F.
  • C F, F, F, V.
  • D F, V, F, F.

Valéria e Joana são professoras, ambas dão aula para turmas do 7º ano e cada uma possui uma metodologia de ensino. Valéria opta por uma aula mais teórica, propondo temas e abordando situações-problema, fazendo com que os alunos explorem seus pensamentos e busquem respostas, a fim de aprofundar seus conhecimentos. Já Joana oferece uma aula mais objetiva, disponibilizando temas seguidos da aplicação de atividades para a fixação e o aprendizado dos alunos, utilizando um sistema de reconhecimento dos acertos em forma de medalhas. Diante das concepções teóricas de aprendizagem utilizadas por essas professoras, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à teoria usada por cada uma delas.

  • A Cognitivista e behavorista.
  • B Construtivista e humanista.
  • C Comportamentalista e conectivismo.
  • D Sociointeracionista e interacionismo.