Questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre algumas das principais teorias pedagógicas do século XX, analise as afirmativas a seguir.


I. O ponto de partida do behaviorismo de Skinner (1904-90) é que as funções superiores (pensamento e linguagem) são formas de comportamento passíveis de serem condicionadas mediante determinados “reforços” que produzem mudanças desejadas no comportamento manifesto.

II. O cognitivismo de J. Bruner (1915-2016) destaca a influência dos fatores motivacionais e socioculturais no reconhecimento perceptivo e no processo de categorização e propõe uma escola em que o aluno “aprenda a aprender”.

III. O ativismo pedagógico de Dewey (1859-1952) parte da noção de experiência empírica que, mesmo estando suscetível a erros ou ilusões, permite chegar ao pensamento racional, mediante o qual são recusados os dados sensíveis duvidosos.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas
  • E I, II e III.

As diversas abordagens teóricas procuram explicar o processo de ensino e aprendizagem através de diferentes enfoques, muitos deles relacionados com o momento histórico de sua criação e do desenvolvimento da sociedade na qual estavam inseridas. Destaca-se que o papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades de ensinar e aprender, bem como a compreensão das correntes teóricas, possibilitam a busca contínua para identificar os pressupostos explícitos ou implícitos que fundamentam a ação docente em situações de ensino e aprendizagem. Acerca do exposto, analise as premissas a seguir, considerando o processo de ensino e aprendizagem em consonância com a respectiva abordagem teórica.


I. Os objetivos educacionais obedecem à sequência lógica dos conteúdos. Os conteúdos são baseados em documentos legais, selecionados a partir da cultura universal acumulada. Predominam aulas expositivas, com exercícios de fixação, leituras-cópia.


II. Os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos são selecionados a partir dos interesses dos alunos – “não-diretividade”. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.


III. Os objetivos educacionais são definidos a partir das necessidades concretas do contexto histórico-social no qual se encontram os sujeitos. Busca uma consciência crítica. O diálogo e os grupos de discussão são fundamentais para o aprendizado. Os “temas geradores” para o ensino devem ser extraídos da prática de vida dos educandos.


IV. Os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais e específicas. Ênfase nos meios: recursos audiovisuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizado – “máquinas de ensinar”, computadores, hardwares e softwares. Os comportamentos desejados serão “instalados” e mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores.


A sequência correta está em

  • A I. Tradicional II. Humanista III. Cognitivista IV. Sociocultural
  • B I. Humanista II. Comportamentalista III. Cognitivista IV. Tradicional
  • C I. Tradicional II. Humanista III. Sociocultural IV. Comportamentalista
  • D I. Comportamentalista II. Cognitivista III. Tradicional IV. Sociocultural

Considerando os princípios behavioristas de Watson, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Watson acreditava na importância do meio para o desenvolvimento do indivíduo.

( ) Estímulos não são responsáveis por gerar determinadas respostas no organismo.

( ) Watson criou o conceito de comportamento respondente ou reflexo, o qual inclui as respostas produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.

( ) A resposta é entendida pelas variáveis ambientais que interagem com o sujeito, e o estímulo define-se por aquilo que o organismo faz, sua ação sobre o meio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F.
  • B F – V – V – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – F – V.
  • E F – F – F – V.

Sobre os princípios de aprendizagem defendidos pela corrente comportamentalista, analise as assertivas abaixo: 

I. A fonte de todo conhecimento é a experiência sensorial e a observação.

II. Levam em conta fatos realmente observados para sustentar as explicações da natureza.

III. Os eventos não são resultado de um grupo de determinadas condições e variáveis.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

Marta Kohl de Oliveira ao tratar do aprendizado e desenvolvimento como um processo histórico informa que “a sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento” (1995, p. 28). Sobre a relação entre os pensadores Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky compreende que o homem é um ser histórico retirando-se do processo de trabalho (transformação da natureza).
  • B A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos estudos laboratoriais dos psicólogos estadunidenses.
  • C A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky parte do pressuposto de que a vida material não é um condicionante da vida social, política e espiritual do homem.
  • D A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético de Marx e Engels.
  • E A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico de Marx e Engels, com exceção das transformações qualitativas que ocorrem por meio da síntese dialética.