Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes (Pedagogia)

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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, atualizada, no artigo 26, inciso 2º, “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Em seguida são detalhadas as diferentes linguagens artísticas.

Ref.: BRASIL. Ministério da Educação, 2017

Assinale a alternativa que indica corretamente as diferentes linguagens artísticas detalhadas na Lei.

  • A a fotografia, a literatura, as artes plásticas, a música
  • B o samba, a arte digital, a prosa, a composição
  • C a performance, a ópera, a música instrumental, a dramaturgia
  • D a arte urbana, a instalação, a poesia, a composição
  • E as artes visuais, a dança, a música e o teatro
O domínio da arte transcendeu as esculturas e os quadros e, hoje, todo e qualquer material pode ser apoderado pelos artistas e reconhecido como obra de arte. As fronteiras tornaram-se tênues e o produto artístico é mais uma das possibilidades de apreciação e fruição. Elucido sobre uma arte em que ideias, palavras, som, ar e tantos outros elementos efêmeros fazem parte da diversa paleta nos tempos contemporâneos. Em sua dissertação “A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes”, a autora Marina Pereira de Menezes propõe-se a pensar processos e temáticas que se relacionam à arte contemporânea e à educação. Para a autora, a problemática central reside no fato de que parece existir um descompasso entre as produções de arte nos dias atuais frente ao que se aplica nos currículos escolares. Diante do exposto, no que se refere ao ensino da arte, bem como os questionamentos da autora, podemos afirmar que almeja:
  • A Enaltecer as propostas pré-formuladas dos livros didáticos assim como suas práticas e propostas.
  • B Ratificar a importância do ensino tradicional em artes e propor uma didática na práxis do profesor.
  • C Priorizar o produto artístico como foco da atenção e enfatizar as mudanças de pensamento ocorridas no cenário da arte moderna. 
  • D Realizar uma análise das práticas desenvolvidas em sala de aula e identificar propostas para uma fundamentação da arte contemporânea ao ensino da arte.

Sobre as teorias e os fundamentos que contribuem para o ensino de Arte, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(  A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa consiste na leitura e no fazer artístico.
(   ) O processo de criação é tão relevante quanto a apreciação do resultado final da obra de arte.
(   ) As teorias e os fundamentos que contribuem para o ensino de Arte almejam a criação de experiências de aprendizagem significativas, sensíveis e culturalmente enriquecedoras na sala de aula de Arte.
(   ) As teorias e os fundamentos que contribuem para o ensino de Arte são, na verdade, meras abstrações sem relevância prática.

Assinale a sequência correta.

  • A V F F V
  • B F V F F
  • C V F V V
  • D F V V F

Sobre as abordagens inclusivas no ensino de Arte, assinale a alternativa correta.

  • A O professor deve focar em uma cultura ou estilo artístico, a fim de evitar diferentes expressões culturais que possam causar confusão ao estudante com deficiência.
  • B O ensino de Arte deve se limitar a aspectos técnicos e estéticos.
  • C Exigir padrões estéticos rígidos é importante para a valorização da Arte como área de conhecimento.
  • D Tursi (2022) destaca a importância de um olhar atento e uma escuta apurada por parte do professor, o que ele denomina como “porosidade do educador”.

Em relação à promoção do acesso à arte e à valorização das expressões criatividades de uma comunidade local, assinale a alternativa que não representa a melhor estratégia para o ensino de Arte.

  • A Organização de oficinas de arte gratuitas em espaços comunitários, como centros culturais, escolas ou praças.
  • B Exigir que todos os membros da comunidade local estudem teorias de Arte avançadas antes de participar de qualquer atividade artística.
  • C Organização de festivais culturais que incluam performances artísticas, como apresentações musicais, danças, teatro e poesia.
  • D Estabelecer parcerias entre escolas e artistas locais, criando oportunidades para que os estudantes participem de workshops ou residências artísticas.