Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes (Pedagogia)

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O Movimento Arte-Educação instituiu uma nova concepção de ensino da Arte no Brasil.
A respeito das iniciativas que integraram a trajetória da Arte-Educação no Brasil, no decorrer do século XX, assinale a afirmativa correta.

  • A Oswald de Andrade propunha uma antropofagia artística, vale dizer educar os alunos a absorver técnicas e influências do exterior para aplicá-las à paisagem brasileira.
  • B Anita Malfatti refutou as ideias de livre expressão propugnadas por Franz Cizek e passou a orientar classes de desenho em São Paulo.
  • C Mario de Andrade postulou, no seu curso de História da Arte, o ensino do desenho técnico fundamentado na geometria e próximo de uma perspectiva científica.
  • D Anísio Teixeira, inspirado em Dewey, adotou a teoria gestáltica, tomando como base a expressão artística do aluno através de seus processos mentais de desenvolvimento.
  • E Augusto Rodrigues criou a Escolinha de Arte do Brasil e, com base nas ideias de Herbert Read, apoiou o respeito para com a expressão livre da criança, seu traço, suas brincadeiras de faz-de-conta e sua espontaneidade.

No final da década de 1980, Ana Mae Barbosa adaptou o Projeto Discipline Based Art Education (DBAE) e criou a proposta que denominou de Metodologia Triangular, por envolver três vertentes. Assinale a opção que as indica.

  • A O fazer artístico, a leitura da imagem e a contextualização histórica da arte.
  • B A alfabetização visual, a diversidade estética e a produção em arte.
  • C O saber artístico, a gramática visual e a historicização dos estilos de arte.
  • D A compreensão visual, a habilidade técnica e a produção artística.
  • E O código estético, a fruição visual e a produção artísticas de diversas culturas.
Maria Heloisa Ferraz e Maria Fusari defendem que a metodologia do ensino e aprendizagem em arte integra os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas que se constituem em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte. São posições a respeito de “como devem” ou “como deveriam ser” as práticas educativas em arte baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas.

Adaptado de FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001, p. 98.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que, para as autoras, descreve corretamente a concepção de metodologia do ensino da Arte.
  • A O ensino da arte trata de “como fazemos”, enquanto a filosofia da arte ocupa-se de “como entendemos” a arte.
  • B A metodologia educativa na área artística fundamenta-se na relação entre teoria e prática.
  • C A educação em arte pressupõe a escolha de atividades aptas a realizar o método adotado pela escola.
  • D A metodologia do ensino da arte visa tornar eficiente a assimilação dos conteúdos escolares das demais disciplinas.
  • E Os métodos de ensino em arte estão subordinados a uma prática espontânea, propugnadora da liberdade de expressão.

Observe a instalação permanente de Richard Serra no Museu Guggenheim, em Bilbao. Para o escultor, o que importa é o “movimento entre, através e em torno de suas ondulações; é a experiência do nosso corpo se movendo numa relação com sua superfície em movimento.”


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



The Matter of Time, Richard Serra, 1994-2005 in: https://www.guggenheimbilbao.eus/en/exhibitions/richard-serra-2

Com base no trecho e nas imagens, assinale a afirmativa correta.

  • A As instalações enfatizam a representação escultural da paisagem abstratizada.
  • B A disposição das peças determina o posicionamento do fruidor, que vivencia as regras da perspectiva.
  • C A percepção visual da obra é indissociável da sensação corpórea e espacial do espectador.
  • D A experimentação espacial permite aprimorar as capacidades de localização, pois fornece referenciais precisos.
  • E A vivência estética escultural depende da apreensão volumétrica total da obra, em sua tridimensionalidade.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituídos pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, possuem natureza jurídica de autarquia e detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Alguns princípios norteadores da instituição de maior relevância são: a relação e articulação entre a formação desenvolvida no ensino médio e a preparação para o exercício das profissões, visando à formação integral do estudante, ao trabalho assumido como princípio educativo que integra a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular. Pensando especificamente na educação musical a partir desses pressupostos, pode-se afirmar que:

  • A Na perspectiva de uma educação integrada, politécnica e omnilateral, a música tem essencial papel na construção de uma educação profissional transformadora. Levando-se em conta essa premissa, o ensino de música na educação escolar deve priorizar a preparação técnica ou treinamento para o desempenho de determinada atividade produtiva, isto é, formar o trabalhador para compreender as músicas em seus aspectos de apreciação, interpretação e criação, a fim de contribuir para seu trabalho formal e sua experiência estética e emocional.
  • B A educação musical deve estar centralizada na pedagogia das competências, de lemas como o aprender a aprender. Essas concepções são identificadas como teorias pós-críticas do currículo e estão inseridas na concepção da formação humana integral, que objetiva a emancipação dos sujeitos para superação da lógica do capital. Nesse sentido, a formação do professor deve estar voltada pela ótica do professor reflexivo, do enaltecimento do cotidiano e da prática do aluno, que são elementos centrais que orientam os processos de aprendizagem.
  • C Para haver a formação humana integral do sujeito, partindo do trabalho como princípio educativo, da indissociabilidade do trabalho, ciência, cultura e tecnologia, do sujeito consciente da cidadania e produtor de conhecimentos, há a necessidade da música ser entendida e engajada em um processo político pedagógico, entendendo que ela se encerra nos aspectos estruturais e estéticos. Os conteúdos de música devem ser ensina-dos prioritariamente a partir do conhecimento e da prática do aluno, apropriando-o dos conceitos musicais, levando em conta, principalmente, a produção local.
  • D O processo de formação musical por meio da aquisição dos conteúdos e habilidades técnicas deve contribuir para o processo de formação, ampliando e aprofundando a percepção e o entendimento dos alunos quanto às questões integradas em suas vidas, sejam elas estéticas, éticas ou científicas, tendo como função a reconstrução do ser humano, por sua libertação e humanização, que acontece no espaço do social, do coletivo, pelo trabalho livre e criativo, amparado pela técnica historicamente desenvolvida e pelo pleno usufruto estético da arte.