Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes (Pedagogia)

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O Movimento Arte-Educação instituiu uma nova concepção de ensino da Arte no Brasil.
A respeito das iniciativas que integraram a trajetória da Arte-Educação no Brasil, no decorrer do século XX, assinale a afirmativa correta.

  • A Oswald de Andrade propunha uma antropofagia artística, vale dizer educar os alunos a absorver técnicas e influências do exterior para aplicá-las à paisagem brasileira.
  • B Anita Malfatti refutou as ideias de livre expressão propugnadas por Franz Cizek e passou a orientar classes de desenho em São Paulo.
  • C Mario de Andrade postulou, no seu curso de História da Arte, o ensino do desenho técnico fundamentado na geometria e próximo de uma perspectiva científica.
  • D Anísio Teixeira, inspirado em Dewey, adotou a teoria gestáltica, tomando como base a expressão artística do aluno através de seus processos mentais de desenvolvimento.
  • E Augusto Rodrigues criou a Escolinha de Arte do Brasil e, com base nas ideias de Herbert Read, apoiou o respeito para com a expressão livre da criança, seu traço, suas brincadeiras de faz-de-conta e sua espontaneidade.

No final da década de 1980, Ana Mae Barbosa adaptou o Projeto Discipline Based Art Education (DBAE) e criou a proposta que denominou de Metodologia Triangular, por envolver três vertentes. Assinale a opção que as indica.

  • A O fazer artístico, a leitura da imagem e a contextualização histórica da arte.
  • B A alfabetização visual, a diversidade estética e a produção em arte.
  • C O saber artístico, a gramática visual e a historicização dos estilos de arte.
  • D A compreensão visual, a habilidade técnica e a produção artística.
  • E O código estético, a fruição visual e a produção artísticas de diversas culturas.
Maria Heloisa Ferraz e Maria Fusari defendem que a metodologia do ensino e aprendizagem em arte integra os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas que se constituem em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte. São posições a respeito de “como devem” ou “como deveriam ser” as práticas educativas em arte baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas.

Adaptado de FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001, p. 98.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que, para as autoras, descreve corretamente a concepção de metodologia do ensino da Arte.
  • A O ensino da arte trata de “como fazemos”, enquanto a filosofia da arte ocupa-se de “como entendemos” a arte.
  • B A metodologia educativa na área artística fundamenta-se na relação entre teoria e prática.
  • C A educação em arte pressupõe a escolha de atividades aptas a realizar o método adotado pela escola.
  • D A metodologia do ensino da arte visa tornar eficiente a assimilação dos conteúdos escolares das demais disciplinas.
  • E Os métodos de ensino em arte estão subordinados a uma prática espontânea, propugnadora da liberdade de expressão.

Observe a instalação permanente de Richard Serra no Museu Guggenheim, em Bilbao. Para o escultor, o que importa é o “movimento entre, através e em torno de suas ondulações; é a experiência do nosso corpo se movendo numa relação com sua superfície em movimento.”


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



The Matter of Time, Richard Serra, 1994-2005 in: https://www.guggenheimbilbao.eus/en/exhibitions/richard-serra-2

Com base no trecho e nas imagens, assinale a afirmativa correta.

  • A As instalações enfatizam a representação escultural da paisagem abstratizada.
  • B A disposição das peças determina o posicionamento do fruidor, que vivencia as regras da perspectiva.
  • C A percepção visual da obra é indissociável da sensação corpórea e espacial do espectador.
  • D A experimentação espacial permite aprimorar as capacidades de localização, pois fornece referenciais precisos.
  • E A vivência estética escultural depende da apreensão volumétrica total da obra, em sua tridimensionalidade.

O Art. 15, § 4º da Resolução CNE-CEB nº 07/2010 estabelece que a Música é um componente obrigatório dentro do currículo de Arte no Ensino Fundamental de 9 anos. No entanto, a Arte não se limita apenas à Música; ela também abrange outras formas de expressão artística, como artes visuais, literatura, teatro e dança, conforme o § 6º do Art. 26 da Lei nº 9.394/96.

  • Certo
  • Errado