Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências (Pedagogia)

Limpar Busca

A didática específica, ao se debruçar sobre as peculiaridades de cada área do conhecimento, busca construir metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa dos alunos. Considerando essa perspectiva, analise as afirmações a seguir:


I - A didática específica em Matemática, por exemplo, deve priorizar a resolução de problemas e a experimentação, buscando desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos.


II - Na didática específica das Ciências Humanas, é fundamental que o professor promova a análise crítica de diferentes fontes históricas e a construção de diferentes perspectivas sobre os acontecimentos.


III - A didática específica em Língua Portuguesa deve se concentrar na gramática normativa, visando à correção gramatical nas produções textuais dos alunos.


IV - A didática específica em Artes deve incentivar a expressão individual e a criatividade dos alunos, valorizando a diversidade de linguagens artísticas.


Qual das afirmativas está INCORRETA?

  • A II.
  • B IV.
  • C I.
  • D III.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.

Keyliane, uma aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, ao estudar a unidade temática Vida e Evolução, espera adquirir a habilidade de:

  • A explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas
  • B comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos
  • C associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes
  • D argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo

“Diversidade de ecossistemas, fenômenos naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde pública” são conteúdos ministrados pela professora Ramirez e que estão contemplados na unidade temática no Ensino Fundamental – Anos Finais:

  • A forças e movimentos
  • B matéria e energia
  • C Terra e universo
  • D vida e evolução

A habilidade de avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas, compete à seguinte unidade temática e ano:

  • A vida e evolução 6° ano
  • B vida e evolução 7° ano
  • C matéria e energia 6° ano
  • D matéria e energia 7° ano

Os objetos de conhecimento – máquinas simples, formas de propagação do calor, equilíbrio e vida na Terra, história dos combustíveis e das máquinas térmicas pertencem à unidade temática Matéria e energia, em ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais:

  • A 6° ano
  • B 7° ano
  • C 8° ano
  • D 9° ano