Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira (Pedagogia)

Limpar Busca

No que se refere a aspectos metodológicos, teóricos e práticos ligados à abordagem do ensino-aprendizagem da língua inglesa no Brasil, é correto afirmar:

  • A O Método Sociointeracionista visa desenvolver a competência linguística através da comunicação e enfatiza situações reais para o uso da segunda língua.
  • B No Método Tradicional, a tradução de textos e a memorização de palavra nova são características desse Método mais recente, onde o professor é a única fonte de conhecimento.
  • C No Método de Leitura, o grau de conhecimento linguístico do aluno era aplicado a páginas de um texto. O conhecimento concretizava-se por meio de exercícios de tradução de vocabulário e de prática das estruturas gramaticais.
  • D No Método Estrutural-Situacional, o conteúdo está inserido em diálogos e em situações comunicativas onde a aprendizagem ocorre apenas em sala de aula.
  • E Na Abordagem Audiolingual, a metodologia prioriza a forma e a compreensão de regras gramaticais, e as aulas são apenas em língua inglesa. O enfoque está apenas na audição e fala.

Analise o texto abaixo: Ao aprender uma nova língua, torna-se essencial compreender que seu ensino deverá ser através de uma abordagem .........................., haja vista as inúmeras dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem do idioma, porque o aluno ........................... a cultura na qual o idioma está inserido, desmotivando sua aprendizagem da língua de forma geral.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A intercultural • desconhece
  • B comunicativa • conhece
  • C tradicional • compreende
  • D direta • critica
  • E audiolingual • enxerga

Acerca do tema a Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Língua Inglesa, está correto afirmar que:

  • A Instrumentos para o registro da avaliação da oralidade dos alunos, tais como vlogs ou blogs, devem ser utilizados durante as aulas.
  • B Diferentes instrumentos avaliativos devem ser utilizados para a verificação processual das competências e habilidades adquiridas.
  • C O uso de smartphones, a criação de blogs e o registro em diário pessoal feito pelos alunos auxiliam no processo avaliativo da leitura em língua inglesa.
  • D O uso de termos coloquiais na internet e o uso das novas tecnologias promovem a melhora nos resultados da avaliação escrita em língua inglesa.
  • E A avaliação da escrita em língua inglesa poderá ser feita com o uso de gravações dos alunos cantando músicas.

Assinale a alternativa correta sobre o tema: Inglês como língua franca (ILF).

  • A O conceito de língua franca é usado para caracterizar um idioma como elemento na comunicação de indivíduos com línguas maternas semelhantes.
  • B Saber se comunicar em inglês possibilita ampliar o conhecimento somente sobre outras culturas.
  • C O surgimento de novas tecnologias auxilia na comunicação e substituirá a demanda por professores.
  • D O ILF pode ser ensinado para adultos de forma isolada, direcionando o aprendizado para diferentes focos.
  • E O ILF propicia uma pedagogia que nos propõe sermos agentes reflexivos e críticos da mudança linguística diante das ideologias monolíngues dominantes.

A história do ensino de língua inglesa no Brasil passou por diversas transformações ao longo do tempo, influenciada por diferentes metodologias e abordagens. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica de uma abordagem ou metodologia amplamente utilizada no ensino de língua inglesa no Brasil:

  • A A Metodologia de Ensino por Tarefas, incorporada ao longo dos últimos anos, utiliza atividades reais e tarefas que estimulam a produção de linguagem com significado, priorizando o uso autêntico do inglês em situações do cotidiano.
  • B O Método Audiolingual, adotado em algumas escolas brasileiras nas décadas de 1960 e 1970, utiliza a repetição mecânica e memorização de padrões gramaticais para o ensino de inglês, com foco principal na fala e na escuta.
  • C A Abordagem Comunicativa, que se consolidou nas décadas de 1980 e 1990, busca desenvolver a competência comunicativa dos estudantes, priorizando a interação e a fluência em situações de uso real da língua.
  • D A Abordagem Lexical, uma das mais tradicionais no Brasil, enfatiza o ensino da gramática e do vocabulário como blocos isolados, sem conexão com contextos reais de uso da língua, focando principalmente na tradução.