Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa (Pedagogia)

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Considerando as metodologias de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, qual das seguintes abordagens descreve corretamente a prática recomendada para facilitar o aprendizado, levando em conta a utilização da Língua de Sinais como primeira língua?

  • A Ensino do português e Libras simultaneamente, com foco na modalidade escrita.
  • B Ensino do português como segunda língua, com foco na modalidade escrita.
  • C Ensino do português como língua estrangeira, com foco na modalidade escrita.
  • D Ensino do português como primeira língua, com foco na modalidade oral.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa, reflete corretamente a abordagem esperada para a integração das práticas pedagógicas no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos:

  • A Conforme a LDB, o ensino de Língua Portuguesa deve se focar majoritariamente no desenvolvimento das habilidades de fala e comunicação oral, relegando a leitura e a escrita a um papel secundário dentro do currículo.
  • B A LDB determina que o ensino de Língua Portuguesa deve ser estruturado em torno da gramática normativa e da produção de textos acadêmicos, sem a necessidade de incluir práticas de leitura de literatura ou análise de contextos socioculturais.
  • C A LDB prescreve que o ensino de Língua Portuguesa deve priorizar a preparação para exames padronizados de proficiência, com menor ênfase nas práticas pedagógicas que envolvem a produção e a interpretação de textos literários e não literários.
  • D A LDB estabelece que o ensino de Língua Portuguesa deve promover a articulação entre a prática de leitura e escrita com o estudo da literatura, enfatizando a análise crítica de textos e a valorização das diferentes variações linguísticas e culturais presentes no Brasil.

A BNCC também destaca a importância de ensinar as particularidades de cada prática de linguagem nas mídias digitais. Nesse contexto, o professor deve utilizar a tecnologia de forma pedagógica e promover uma visão crítica dos alunos sobre o uso das ferramentas digitais, levando em conta aspectos éticos, estéticos e políticos.

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O objetivo é aprofundar o letramento iniciado na Educação Infantil e na família, incorporando gradualmente estratégias de leitura compartilhada e independente em textos de diversas complexidades. O documento também abrange a leitura de imagens, vídeos, áudios e outros meios, além do texto escrito.

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O documento sugere desenvolver progressivamente a habilidade de produzir textos em diversos gêneros, focando na interatividade e na autoria. Nos primeiros anos, o objetivo é entender o propósito da escrita e iniciar sua prática. Recomenda-se levar situações reais de uso da língua para a sala de aula, proporcionando motivos concretos para escrever.

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