“O importante não é necessariamente quanto sabe de literatura, mas sim quanto sua formação descansa numa base filosófica, teórico-conceitual, psicológica, para fundamentar a prática pedagógica. Trata-se de sustentar uma formação que mostre a pertinência da educação literária, fazendo explícito o valor da literatura, sua relação com outras ciências do conhecimento, e compreendendo que dele depende materializar as atividades de recepção e interpretação das obras. É tarefa sua conseguir que os alunos desentranhem a valoração estética dos textos e vivam o prazer da leitura”.
FONTE: ANDRÉ, Rhina Landos Martínez. A formação do professor de literatura. Revista Polifonia, nº18, pp. 27-39
Levando em conta o texto anterior, uma atitude que NÃO demonstra a formação adequada do professor de literatura é:
-
A O ensino da literatura e sua pertinência na formação do indivíduo como um cidadão capaz de interpretar textos e obras diversas.
-
B O ensino da literatura não só como forma de compreensão e interpretação de obras literárias diversas, mas também como fruição e percepção da valoração estética a eles atribuída.
-
C O ensino estanque de escolas literárias, como se os tradicionais estilos de época não guardassem relações e conflitos entre si.
-
D O ensino de literatura não como foco na quantidade de obras lidas em sala de aula, mas que demonstre sua relação com outras ciências e áreas do conhecimento.