Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática (Pedagogia)

Limpar Busca

Obter feedback contínuo durante o processo de aprendizagem com a finalidade de detectar os pontos fracos e adaptar as estratégias de ensino é o objetivo principal da avaliação

  • A comparativa
  • B diagnóstica
  • C por pares.
  • D formativa
  • E somativa

Na concepção piagetiana sobre a construção do conceito de número, a classificação corresponde

  • A à ordenação de objetos ou pessoas em virtude da comparação entre atributos que os diferem.
  • B ao processo de relacionar objetos em um conjunto de forma unívoca a objetos de outro conjunto.
  • C à quantificação de objetos, como um grupo ou conjunto.
  • D ao agrupamento de objetos ou pessoas de acordo com algum atributo.
  • E à compreensão de que uma quantidade permanece inalterada mesmo se apresentada em arranjos espaciais diferentes.

Professores do 1° ao 5° ano, estão fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento matemático futuro de seus alunos, promovendo uma compreensão mais profunda das operações matemáticas e preparando-os para conceitos matemáticos mais complexos. Sobre este tema, indique quais são as formas bidimensionais com três lados:

  • A Quadrados
  • B Círculos
  • C Retângulos
  • D Triângulos
  • E Pentágonos

Joana é professora de matemática do ensino fundamental e está planejando uma aula sobre frações e vai abordar suas representações na reta numérica. Na perspectiva da didática, qual das seguintes atividades seria mais eficaz para ilustrar esse conceito aos alunos?

  • A Trabalhar com materiais concretos.
  • B Realizar uma discussão em grupo sobre a história das frações.
  • C Apresentar uma lista de exercícios para resolução individual.
  • D Atribuir uma leitura extensiva sobre frações como lição de casa.
Julgue o item que se segue.

De acordo com a BNCC, o letramento matemático é definido como sendo as competências e habilidades de pensar, agrupar, classificar e argumentar matematicamente.
  • Certo
  • Errado