Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Química (Química)

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Uma forma de se trabalhar em sala e que facilita o processo de aprendizagem dos estudantes de forma lúdica é a representação visual, que pode ser feita com modelos, desenhos ou esquemas que simplificam e concretizam aqueles conhecimentos. Um dos temas que podem ser favorecidos por tal abordagem é o dos modelos atômicos, que formam um dos pilares da ciência moderna. Observe na imagem do super-herói Nuclear os símbolos atômicos representados:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Disponível em: https://mutantexis.wordpress.com/2015/01/11/eis-o-nuclear/. Acesso em: 28 jul. 2024.

Qual o modelo atômico correto correspondente à imagem?

  • A Niels Bohr.
  • B John Dalton.
  • C J. J. Thomson.
  • D Ernest Rutherford.
  • E Erwin Schrodinger.

Leia o texto a seguir. 

Existe um critério importante em química analítica que representa um intervalo de valores, no qual se espera que o valor verdadeiro esteja contido. Esse intervalo é informado com uma dada probabilidade que representa o nível de confiança no resultado. Este valor auxilia a descobrir a qualidade do resultado, comparando o resultado de uma medição com os valores e tolerâncias permitidos, por meio de normas e especificações técnicas e requisitos de qualidade possibilitando avaliar, por exemplo, se um determinado instrumento está dentro das normas previstas, se um produto está dentro das especificações. Permite ainda detectar se os instrumentos de medição estão trabalhando dentro de um intervalo adequado, que não comprometerá os resultados dos produtos ou serviços que dependem desse determinado instrumento.  

O critério quantitativo para atestar a qualidade do resultado de uma medição ao qual o texto se refere é a

  • A dispersão.
  • B interferência.
  • C incerteza.
  • D precisão. 

O principal objetivo de se avaliar um método analítico é verificar se ele está adequado ao que se propõe identificar ou quantificar. Validar é provar que um método analítico é aceito para a proposta pretendida. A partir dessa ferramenta, fatores como a imprecisão ou inexatidão do método podem ser reduzidos ou controlados. A validação de um método analítico prevê o cumprimento de vários parâmetros, quando aplicáveis, tais como: linearidade de resposta, curva de calibração, sensibilidade, limites de detecção, limites de quantificação, precisão e exatidão. O parâmetro que corresponde à “capacidade de uma metodologia analítica demonstrar que os resultados obtidos são diretamente proporcionais à concentração do analito na amostra, dentro de um intervalo especificado” é a

  • A sensibilidade.
  • B robustez.
  • C precisão. 
  • D linearidade. 

As aulas práticas no ensino de química têm uma importância indiscutível. Embora se reconheça a existência de fatores limitantes para a proposição de aulas práticas, como ausência de laboratório, falta de tempo para preparação, falta de equipamentos, entre outros, um pequeno número de atividades práticas, desde que interessantes e desafiadoras, já será suficiente para proporcionar um contato direto com os fenômenos, organizar e interpretar dados, entre outros. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as atividades práticas a seguir às suas características.


Coluna 1
1. Experimentos ilustrativos.
2. Demonstrações práticas.
3. Experimentos investigativos.
4. Experimentos descritivos.
Coluna 2
( ) Atividades realizadas pelo professor. Possibilitam ao aluno maior contato com os fenômenos já́ conhecidos e com equipamentos, instrumentos, fenômenos e até seres vivos.
( )  Atividades que os alunos podem realizar e que cumprem as mesmas finalidades das demonstrações práticas.
( ) Atividades que o aluno realiza e que não são obrigatoriamente dirigidas o tempo todo pelo professor. Nelas, o aluno tem contato direto com coisas ou fenômenos que precisa apurar, sejam comuns ou não ao seu dia a dia. Aproximam-se das atividades investigativas, porém não implicam a realização de testes de hipóteses.
( ) Atividades práticas que exigem participação ativa do aluno durante sua execução. Diferem das outras por envolverem obrigatoriamente discussão de ideias, elaboração de hipóteses investigativas e experimentos para testá-las.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3 – 4.
  • B 4 – 2 – 1 – 3.
  • C 2 – 3 – 4 – 1.
  • D 3 – 1 – 3 – 4.
  • E 2 – 1 – 4 – 3.

Identifique o processo que pode ocasionar a contaminação de um precipitado pela incorporação de substâncias solúveis impuras que são arrastadas da solução durante a formação do precipitado:

  • A Co-precipitação.
  • B Super-saturação.
  • C Re-precipitação.
  • D Pós-precipitação.
  • E Solubilização.