Questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso (Pedagogia)

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Conforme apontam os documentos oficiais, o Ensino Religioso é uma das áreas do conhecimento a ser trabalhada no Ensino fundamental.
Assinale a alternativa que indica corretamente uma das competências dessa área de ensino.

  • A Buscar a convivência com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções e diferentes modos de ser e viver a partir da prescrição dos dogmas da religião hegemônica, em especial, para os devotos de outras religiões.
  • B Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos a fim de provar qual das religiões existentes é a mais legítima.
  • C Compreender as religiões a fim de poder desvalorizar, com argumentos, as manifestações religiosas e filosofias de vida incoerentes e suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios, fazendo isso com maior propriedade.
  • D Aprender a debater, problematizar e posicionar- -se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
  • E Aprender sobre todas as religiões para reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida através da imposição da religião dominante ao demais descrentes.

A oferta do ensino religioso nas escolas públicas está presente na Constituição Federal de 1988, na LDB nº 9.394/1996, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Lei nº 13.796/2019.
Conforme as legislações supracitadas, assinale a afirmativa correta.

  • A Somente ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública é assegurado ausentar-se de prova marcada para dia em que seja vedado exercício de tais atividades segundo os preceitos de sua religião.
  • B O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
  • C O ensino religioso é uma disciplina de oferta obrigatória no ensino médio conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
  • D Os professores que irão ministrar o ensino religioso nas escolas precisam ter formação obrigatória em Teologia.
  • E O ensino religioso é um componente curricular previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os ensinos fundamental e médio.

No ensino religioso, para efetivamente desafiar as estruturas colonialistas que ainda perduram e promover o respeito à pluralidade cultural e religiosa, é fundamental

  • A a exclusão de elementos religiosos e culturais que possam ser considerados controversos, com o fim de evitar constrangimentos entre os alunos.
  • B uma análise crítica que desconstrua os legados coloniais e que dê voz e reconhecimento às tradições subalternizadas.
  • C a integração das tradições religiosas não ocidentais, sem que se explorem suas complexidades históricas e filosóficas.
  • D a adoção de uma abordagem neutra para que se evitem conflitos entre diferentes perspectivas culturais e religiosas.
  • E a exploração histórica que se limite aos aspectos positivos das tradições culturais, sem abordar suas complexidades.

O ensino religioso nas escolas deve levantar questões relacionadas a moral e ética com a finalidade de

  • A delimitar o ensino das religiões nas escolas com base nas escolhas familiares dos alunos e da comunidade escolar.
  • B sustentar as diretrizes educacionais delimitadas pela variedade religiosa afro-brasileira hegemonicamente contabilizada nos municípios.
  • C assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, incluindo o respeito às religiões de matriz africana.
  • D garantir o direito constitucional de não haver ensino religioso de matriz africana sem a anuência da igreja.
  • E organizar e escolher quais religiões afro-brasileiras devem ser ensinadas a partir da preferência nacional.

Para a garantia de uma abordagem equitativa e desafiadora das diferentes teologias, evitando-se a predominância das tradições ocidentais, é necessário

  • A focar a complexidade filosófica das tradições monoteístas ocidentais em face de teologias menos exploradas.
  • B destacar a superioridade das crenças monoteístas, a fim de promover maior simetria entre as tradições religiosas.
  • C implementar um currículo que destaque as teologias orientais, relegando as tradições monoteístas a um segundo plano.
  • D integrar abordagens teológicas menos conhecidas de forma interdisciplinar, conectando-as com filosofia, história e arte.
  • E orientar os estudantes a se aprofundarem apenas nas religiões que praticam em suas comunidades.