Questões de Teóricos da Comunicação (Publicidade e Propaganda)

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Leia o trecho abaixo no qual Armando Sant’Anna discute alguns aspectos da teoria publicitária.

É comum observar que propagandas de cerveja fazem uso do _____, uma cor quente, a cor do verão, do sol, da alegria. Seguindo o mesmo raciocínio, campanhas de balas que propõem trazer frescor e a percepção de algo “geladinho” fazem uso do _____, ou cinza, cores consideradas mais frias. O mesmo vale para os ritmos dos jingles, que, quando mais _____, levam o consumidor a uma maior reflexão; e quando o ritmo é mais _____, promove nos indivíduos a sensação e o estímulo para uma ação. No entanto, os aspectos de ordem física, fisiológica e psicológica, que cientificamente podem ser constatados – como o comprimento de onda –, não são _____ quanto ao fato de influírem no comportamento de compra. Autores consagrados afirmam que o uso de uma cor ou de um ritmo musical compõe um universo que impacta o consumidor, mas pela mensagem da peça publicitária. É como se cores e sons tivessem o papel de _____ para a mensagem ali contida.
(SANT'ANNA, 9 ed, 2016)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A laranja – lilás – alegres – cadenciados – consenso – ruído.
  • B amarelo – azul – lentos, acelerados – unanimidade – moldura.
  • C vermelho – verde – agitados – sincopados – dissonantes – canal.
  • D amarelo – branco – acelerados – lentos – considerados – feedback.
  • E laranja – amarelo – tristes – metálicos – majoritários – ambiência.

O teórico Umberto Eco avalia os códigos publicitários com registros duplos, um verbal e um visual, e distingue cinco níveis de codificação.
A esse respeito, relacione os níveis de codificação às respectivas características.

1. Icônico
2. Iconográfico
3. Tropológico
4. Tópico
5. Entimemático

( ) Trabalha com dois tipos de codificação, o histórico e o publicitário, investindo em significados convencionais decorrentes de um aprendizado cultural.

( ) Refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação no aparecimento de uma determinada imagem no anúncio.

( ) É composto pelas figuras retóricas clássicas aplicadas, como a metáfora e hipérbole, antonomásia, etc., à comunicação visual.

( ) Trata-se de um nível ideológico entre a argumentação e a opinião e compreende as premissas e os lugares argumentativos, que são marcos do processo persuasivo.

( ) É focado no processo denotativo inclui os dados concretos da imagem ou os elementos gráficos que representam o objeto de referência.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 2 – 3 – 5 – 1 – 4.
  • B 1 – 5 – 3 – 4 – 2.
  • C 3 – 4 – 5 – 1 – 2.
  • D 3 – 4 – 2 – 1 – 5.
  • E 2 – 5 – 3 – 4 – 1.

Alguns autores afirmam que a publicidade obtém êxito quando é capaz de contribuir para que consumidores consigam transitar entre diferentes níveis de comunicação: desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção, ação. A partir da identificação do estágio em que ele se encontra, há o esforço para levá-lo a um mais avançado, a partir de mensagens específicas.

Sobre esses cinco níveis de comunicação regularmente descritos na literatura da área, verifica-se que

  • A o desconhecimento é um estágio terminal, que não pode ser ultrapassado.
  • B a compreensão é a base mínima em que se busca a identificação do produto.
  • C a ação é o estágio inicial de busca por reconhecimento da marca e da embalagem.
  • D a convicção é o estágio no qual o consumidor acrescenta motivações emocionais.
  • E o conhecimento é a etapa em que o consumidor ainda não ouviu falar do produto.

A Teoria Hipodérmica é um modelo da teoria da comunicação que busca entender qual efeito a mídia tem em uma sociedade de massa.

De acordo com essa teoria,

  • A a parcela do público que passa mais tempo diante da televisão está mais propensa a ser “atacada” por mensagens.
  • B todas as pessoas que fazem parte do público de massa são pessoal e diretamente “atacadas” pela mensagem.
  • C o apelo midiático funciona melhor com o público infantil e não funciona com o público adulto.
  • D particularidades sociais e políticas determinam a forma como uma mensagem é recebida.
  • E particularidades religiosas ou históricas determinam a forma como uma mensagem é recebida.

Ao tratar do enunciado como unidade da comunicação discursiva, Mikhail Bakhtin diz, em Estética da criação verbal, que “o falante não é um Adão”.

O que o autor quis dizer com essa afirmação?

  • A O enunciado é um elo na cadeia da comunicação discursiva e não pode ser separado dos elos precedentes e subsequentes dessa cadeia.
  • B Há enunciados que respondem aos enunciados de outros que o antecederam, outros não; estes rompem um elo na cadeia da comunicação discursiva.
  • C O falante está relacionado com “objetos virgens”, ou seja, ainda não nomeados, e a tais objetos dá nome pela primeira vez.
  • D O enunciado tem autoria e destino; a autoria é de um sujeito falante relacionado com o gênero feminino, enquanto o destinatário pode ser qualquer participante-interlocutor.
  • E O objeto do discurso do falante, seja esse objeto qual for, torna-se pela primeira vez objeto do discurso em um dado enunciado.