Questões de Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Disfunções Sensoriais, Neuroanatomia e Neuropsicologia (Terapia Ocupacional)

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De acordo com a Portaria n.º 336, de 19 de fevereiro de 2002, o Ministro da Saúde define que a equipe técnica mínima de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), para o atendimento de 30 (trinta) pacientes por turno, tendo como limite máximo 45 (quarenta e cinco) pacientes/dia, em regime intensivo, será composta por:

  • A 1 médico psiquiatra, 1 enfermeiro com formação em saúde mental, 4 profissionais de nível superior, 6 profissionais de nível médio.
  • B 2 médicos psiquiatras, 1 enfermeiro com formação em saúde mental, 3 profissionais de nível superior, 6 profissionais de nível médio.
  • C 1 médico psiquiatra, 2 enfermeiros com formação em saúde mental, 3 profissionais de nível superior, 6 profissionais de nível médio.
  • D 2 médicos psiquiatras, 2 enfermeiros com formação em saúde mental 4 profissionais de nível superior, 6 profissionais de nível médio.
  • E 3 médicos psiquiatras 3 enfermeiros com formação em saúde mental, 4 profissionais de nível superior, 6 profissionais de nível médio.

As demências possuem destaque como fator importante de morbidade e mortalidade com relevante impacto devido à perda progressiva de memória e outras habilidades cognitivas, como a atenção, fluência verbal, lucidez e grau de vigília que se deterioram com a evolução da doença. Esses sintomas levam ao declínio da capacidade funcional com perda gradual da autonomia, que propicia dificuldades na realização de suas atividades de vida diária, prejudicando o paciente em seu desempenho social e ocupacional. Na atuação junto a essa população idosa se faz importante, ao terapeuta ocupacional, avaliar a funcionalidade por meio das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD). Marque a alternativa que estabelece o instrumento utilizado para essa avaliação.

  • A CDR - Clinical Dementia Rating.
  • B MEEM - Mini mental
  • C IADL - Escala de Lawton e Brody.
  • D PEDI.
  • E Escala de Ryff e Keyes.

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) é uma das principais ferramentas utilizadas com o objetivo de guiar diagnósticos e mapear estatísticas e tendências de saúde em nível mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, em junho de 2018, a 11ª revisão da CID, aprovada em maio de 2019, com revisão e atualização científica, implementação de novas ferramentas e formato eletrônico e mais acessível. A CID-11 estabeleceu critérios diagnósticos do Autismo semelhantes ao DSM-V. As mudanças no diagnóstico incluíram:
I- Propõe o agrupamento dos critérios relacionados à comunicação e à sociabilidade em uma única categoria.
II- Não houve a remoção de outras condições como a Síndrome de Asperger e o Distúrbio Pervasivo de Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
III- Criação de um domínio amplo denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar todos os diagnósticos anteriormente classificados como Transtorno Global do Desenvolvimento.
IV- A inclusão de sintomas sensoriais.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A I, II e IV, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.

As práticas e atuação do profissional de terapia ocupacional na reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ocorre a partir de intervenções, com o intuito de aprimorar o desempenho ocupacional em todas as áreas de vida, com o enfoque na demanda principal do paciente. Essas crianças podem apresentar dificuldades na recepção, modulação, integração e organização dos sentidos, o que interfere diretamente na sua habilidade de interagir com pessoas e objetos, resultando em dificuldades no desenvolvimento de atividades lúdicas, ocasionando diminuição da capacidade de planejar e executar atividades motoras e cognitivas e má organização do comportamento. A abordagem de Integração Sensorial, chamada Ayres Sensory Integration, é um tratamento muito utilizado hoje. Analise as afirmativas a seguir.
I- Abordagem que organiza a oferta sensorial adequada ao perfil do indivíduo, gerenciando um equilíbrio entre a demanda sensorial, liberdade de escolha e a necessidade individual, ajustando, assim, o desafio de modo a promover a resposta adaptativa, com o objetivo de atingir as suas necessidades específicas.
II- Destaca-se entre seus objetivos terapêuticos: o desempenho funcional, as capacidades de autorregulação e as habilidades sensório-perceptivo-motoras.
III- Abordagem sistemática que orienta o raciocínio clínico e uma metodologia que enfoca os resultados relacionados à ocupação e revisão, em que aborda um formato necessário, fornecendo um método para descrever o processo de raciocínio, incluindo uma justificativa baseada em dados para decisões de tratamento.
IV- Abordagem clínica e reabilitadora para distúrbios do processamento sensorial, baseada no princípio neurocientífico da plasticidade neural, que defende que as células nervosas se adaptam e modificam seu funcionamento para garantir a sobrevivência.

Quais afirmativas se relacionam ao referido método de atuação?

  • A I, II, III e IV.
  • B I e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E III e IV, apenas.

O Toddler Sensory Profile 2 (TSP2) (Dunn, 2014), adaptado transculturalmente para o Brasil (Almohalha, 2018) é um instrumento americano padronizado que auxilia no delineamento do padrão do perfil sensorial apresentado por crianças pequenas, com idade entre 7 e 35 meses. Sobre os tipos de padrão do processamento sensorial, é correto afirmar que:

  • A Buscador sensorial é aquela criança que, mais que crianças da mesma idade, perde os estímulos sensoriais.
  • B Uma criança com escore “mais ou muito mais que os outros” evita input sensorial numa taxa maior que outras crianças no padrão procura/buscador.
  • C Entende-se esquiva/evita sensorial como o grau em que uma criança é incomodada pelo output sensorial.
  • D Por sensibilidade sensorial compreende-se o grau que uma criança detecta o input sensorial.
  • E Por registro sensorial, verifica-se o grau com o qual uma criança memoriza o input sensorial.