Questões de Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Terapia Ocupacional)

Limpar Busca

No contexto do desenvolvimento infantil, os marcos de desenvolvimento são indicadores importantes para avaliação e acompanhamento. Qual das seguintes opções representa o marco típico de desenvolvimento esperado para uma criança entre 12 e 15 meses?

  • A Caminhar sem apoio
  • B Sentar-se sem suporte
  • C Usar frases simples de duas palavras
  • D Manter contato visual por longos períodos
  • E Correr com coordenação adequada

Uma criança de 4 meses foi avaliada no serviço de seguimento de uma maternidade. A criança nasceu prematura, com 32 semanas de idade gestacional. Durante a avaliação, a terapeuta ocupacional (TO) fez algumas observações para orientar a família. É correto afirmar que, EXCETO:

  • A A criança apresenta marcos do desenvolvimento motor semelhantes a uma criança de 2 meses.
  • B Para avaliar o desenvolvimento da criança, a TO fez a correção da idade, uma vez que a criança foi prematura.
  • C Para saber se a criança foi pequena, adequada ou grande para a idade gestacional, é importante saber o peso da criança ao nascer.
  • D É importante orientar a família quanto à estimulação do desenvolvimento da criança.
  • E A criança tem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e um quadro de paralisia cerebral.

Segundo o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6.286/2007, o ambiente escolar pode ser um espaço para:

  • A Receber crianças com transtornos mentais.
  • B Promover a saúde de crianças e adolescentes.
  • C Desenvolver ações pedagógicas voltadas para o futuro do trabalho.
  • D Promover a consolidação da parceria entre saúde escolar e hospitalar.
  • E Fortalecer as capacidades dos indivíduos para a tomada de decisão sobre seu processo escolar.

Sobre a terapia de integração sensorial, é correto afirmar que:

  • A Baseia-se na promoção de estimulação visual e social da criança.
  • B Tem como objetivo promover a autorregulação emocional da criança.
  • C Visa aumentar a habilidade da criança para manter atenção nos seus movimentos corporais.
  • D Visa melhorar a autoestima e confiança da criança no terapeuta.
  • E Busca melhorar a participação social e aceitação da criança em diversos ambientes.