Questões de Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Terapia Ocupacional)

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A interação entre crianças, adolescentes e adultos não se institui de acordo com as condições da cultura na qual se inserem. Sendo assim pode-se afirmar que, independentemente da cultura, época ou sociedade que estão inseridas, ambos os termos terão o mesmo significado, não considerando as mudanças socioculturais. 

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É considerado uma escala de avaliação específica da terapia ocupacional a, Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM), teste para detecção de transtorno da coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos de idade. Os itens de observação direta (áreas de Coordenação e Destreza Manual e de Coordenação Corporal e Planejamento Motor) têm escore numérico, baseado no tempo e acuidade da resposta.

  • Certo
  • Errado

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Podemos considerar que o conceito de infância e adolescência foi constituído pela própria sociedade industrial, sendo ligado a leis trabalhistas e no sistema educacional. A especificidade da adolescência foi reconhecida e emergiu com a escolarização, que supõe a separação entre seres adultos e seres em formação e assim a criança foi, então, excluída do mundo do trabalho e de responsabilidades, foi separada do adulto, não participando mais de atividades nas quais até então a sua presença era usual. A distinção criança e adultos fez com que a adolescência começasse a ser percebida como um período à parte do desenvolvimento humano. 

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Na abordagem terapêutica ocupacional para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), qual das seguintes estratégias é mais indicada para promover a comunicação, interação social e participação em atividades significativas?

  • A Uso de estratégias de integração sensorial para abordar desafios sensoriais e promover a regulação.
  • B Limitação da exposição a estímulos sociais para evitar sobrecarga sensorial.
  • C Foco exclusivo no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, sem considerar aspectos sociais e comunicativos.
  • D Implementação de atividades em grupo com crianças sem TEA, sem suporte individualizado ou adaptações.
  • E Aplicação de técnicas de contenção física para gerenciar comportamentos disruptivos.