Questões de Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar (Terapia Ocupacional)

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Segundo o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto nº 6.286/2007, o ambiente escolar pode ser um espaço para:

  • A Receber crianças com transtornos mentais.
  • B Promover a saúde de crianças e adolescentes.
  • C Desenvolver ações pedagógicas voltadas para o futuro do trabalho.
  • D Promover a consolidação da parceria entre saúde escolar e hospitalar.
  • E Fortalecer as capacidades dos indivíduos para a tomada de decisão sobre seu processo escolar.

Julgue o item que se segue. 

Especialmente sobre instrumentos de avaliação no campo da infância e adolescência, é inevitável que o terapeuta ocupacional deve se atentar às particularidades dessa população, onde as mudanças ocorrem de forma mais acelerada quando comparadas a outras fases da vida, repercutindo em todas as áreas do desenvolvimento, o que leva a compreender que um instrumento de avaliação precisa ser sensível a essas mudanças e que a necessidade de reavaliação é constante. Obviamente não é possível capturar todo o dinamismo do fazer humano em processos de avaliação, porém, deve-se optar pelo que é bom o bastante ou o suficiente para substanciar o raciocínio clínico do terapeuta ocupacional, questionando como determinado instrumento irá contribuir para o entendimento global da função ocupacional do sujeito. 

  • Certo
  • Errado

Qual das abordagens abaixo é considerada mais eficaz pela terapia ocupacional no auxílio ao desenvolvimento acadêmico e participação em atividades escolares de crianças com dificuldade de aprendizagem?

  • A Concentração exclusiva na repetição de habilidades específicas, como leitura e escrita, sem considerar outros aspectos do desenvolvimento.
  • B Implementação de atividades que promovem habilidades motoras finas, percepção visual e habilidades de planejamento e organização.
  • C Utilização de técnicas de punição para lidar com comportamentos acadêmicos inadequados, visando reforçar a disciplina e o foco nas tarefas.
  • D Restrição de atividades de lazer para aumentar o tempo dedicado ao estudo acadêmico.
  • E Separação de atividades de aprendizagem de contextos sociais e colaborativos para reduzir distrações.

O brincar é, sem dúvida, o meio pelo qual as crianças vivenciam uma variedade de experiências em diferentes situações e para diversos propósitos, sendo esta uma atividade cotidiana necessária para qualquer indivíduo em desenvolvimento.
(Rodrigues & Alburquerque, 2020, p. 28.)

Sobre o uso do brincar como recurso terapêutico da terapia ocupacional, analise as afirmativas a seguir.

I. As ocupações são influenciadas diretamente pela interação de fatores do brincar, como suas habilidades e padrões de desempenho na laborterapia, bem como pelo contexto e ambiente em que ocorrem.
II. O brincar é considerado como uma ocupação humana, termo que se refere às atividades que as pessoas se envolvem cotidianamente e que são fundamentais para a identidade e senso de competência de uma pessoa, grupo ou população, tendo valor e significado particular para este.
III. Utiliza-se o brincar em respeito à essência da criança, abordando-a pelo que ela é, sem levar em consideração que, no futuro, ela será um adulto.
IV. O brincar pode favorecer o prazer da ação e o desenvolvimento da capacidade de agir da criança, levando à autonomia e um sentimento de bem-estar.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.

O Terapeuta Ocupacional para elaborar um plano terapêutico assertivo necessita realizar uma avaliação minuciosa, e para tal faz uso de testes estandardizados. Nas disfunções de integração sensorial há testes para serem aplicados em crianças em idade escolar, sobre o tema, marque a alternativa correta:

  • A Miller Assessment for Preschoolers - aplicado em crianças de 2 anos e 9 meses a 5 anos e 8 meses. Avalia habilidades sensoriais, motoras, cognitivas e habilidades combinadas da criança.
  • B FirstStep Screening Test for Evaluating Preschoolers - aplicado em crianças de 2 anos e 9 meses a 10 anos e 2 meses. Triagem para identificação de risco para atraso do desenvolvimento.
  • C Sensory Integration and Praxis Test - aplicado em crianças de 4 anos e 8 meses a 11 anos. Triagem para identificação de risco para atraso do desenvolvimento.
  • D Sensory Profile - aplicado somente em crianças de 3 a 10 anos. Questionário para professores das crianças sobre eventos sensoriais no dia a dia.
  • E Dinamômetro Jamar - aplicado em crianças de 2 anos e 6 meses a 12 anos. Questionário para avaliar desempenho ocupacional.