Questões de Tesauros e Terminologia (Biblioteconomia)

Limpar Busca

As opções a seguir listam as principais funções do tesauro, apontadas por Foskett e Lancaster, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A distinguir homógrafos.
  • B controlar sinônimos e quase sinônimos.
  • C facilitar a condução da busca por termos relacionados e referências cruzadas.
  • D reduzir o tempo e aumentar a eficiência nas tarefas de indexação e recuperação da informação.
  • E ndexar mediante a escolha de palavras pela frequência com que ocorrem no texto, posição e contexto.

No âmbito da Teoria Geral da Terminologia, associe as relações conceituais, indicadas em números romanos, com suas respectivas descrições, enumeradas a seguir.

I. relações lógicas
II. relações ontológicas

( ) podem caracterizar-se pela conexão de causa e efeito;
( ) resultam da própria compreensão dos conceitos;
( ) podem caracterizar-se pela contiguidade no tempo e no espaço.
( ) resultam das propriedades que possuem os representantes dos conceitos.

A relação correta, de cima para baixo, é

  • A I – II – I – II;
  • B I – II – II – I;
  • C II – I – I – II;
  • D II – I – II – I;
  • E II – I – II – II.

O símbolo de identificação das relações associativas, que ocorrem entre dois ou mais conceitos que possuem alguma proximidade semântica, consagrado na teoria e prática de modelagem de tesauros, é:

  • A BT
  • B NT
  • C RT
  • D UF
  • E USE

No que se refere à elaboração de índices e tesauros, julgue os item que se segue.


Os tesauros têm sua utilidade limitada, por causa da dificuldade de termos representativos para a padronização da linguagem, mesmo que sejam atualizados de acordo com a evolução ou atualização dos conceitos de um domínio.

  • Certo
  • Errado

No que se refere à elaboração de índices e tesauros, julgue os item que se segue.


A categorização é essencial para a sistematização do conhecimento da realidade, fornecendo princípios para o estabelecimento de relacionamentos associativos. Na elaboração de tesauros, essa prática é crucial para agrupar conceitos de mesma natureza em classes gerais ou facetas, facilitando a construção de cadeias e renques de conceitos.

  • Certo
  • Errado